sáb. nov 26th, 2022

Como fazer título de eleitor pela internet? Qual o procedimento necessário para conseguir fazer meu título sem ter que sair de casa? Existe realmente uma maneira de fazer isso? O que é preciso em relação à documentação para conseguir tirar o título de eleitor somente através da internet, usando um smartphone ou PC?

As eleições estão cada vez mais próximas e o prazo para regularização do seu título de eleitor também está se acabando. Como deve saber, votar é obrigatório no Brasil, o que significa que é necessário comparecer ao local de voto e, se não quiser votar, pelo menos colocar nulo ou branco.

Pra isso você precisa ter acesso a internet de uma olhada nas ofertas Tim e contrate um plano.

De qualquer forma, muitas pessoas driblam esse detalhe, evitando comparecer no dia da votação. Porém, lembre-se da necessidade de justificar o motivo de não ter votado, senão não será possível comprar coisas em seu nome, comprar passagens para viajar de ônibus ou avião, etc.

No conteúdo de hoje, vamos ensinar você sobre como fazer título de eleitor pela internet, assim, não será necessário sair de casa e ir até o Cartório Eleitoral mais próximo para regularizar sua situação. Acompanhe-nos nessa leitura e deixe seu comentário caso ainda houver dúvida. Vamos lá!

Tem como fazer título de eleitor pela internet?

Afinal, é possível fazer o título para votar somente pela internet? É possível sim, e essa é uma grande vantagem para quem não gosta de se deslocar até órgãos públicos e pegar filas, como o próprio redator que vos escreve também não gosta. Basta acessar o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, e realizar o procedimento que vamos ensinar um pouco mais a frente, aqui mesmo nesse conteúdo.

A medida foi tomada há alguns anos, mas otimizada principalmente nos últimos 3 anos, deixando o site muito mais fácil de ser usado e rápido para resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral. Agora que já sabemos que é possível, vamos ver como fazer título de eleitor pela internet.

Como fazer título de eleitor pela internet?

Afinal, como fazer título de eleitor pela internet? Bem, o procedimento é bem simples, e se pode fazer tanto com um smartphone quanto com um PC. Seja um Android ou um iOS, é possível entrar no site oficial do TSE para regularizar sua situação eleitoral, e, inclusive, fazer seu título. Siga o tutorial abaixo:

Entre no site oficial do TSE

Será no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral que todo o procedimento será realizado. Evite entrar em outros sites que aparecem como propaganda ou então que algum conhecido seu recomendou: todos são fraudes digitais. A única forma de realmente fazer seu título ou regularizá-lo pela internet é pelo endereço tse.jus.br.

Eleitor e eleições

Em seguida, clique na opção denominada como “Eleitor e eleições”. Trata-se de uma aba localizada na parte superior do site, sendo a primeira opção do menu central. É uma página completa onde você pode não somente fazer seu título, como também regularizá-lo caso possuir alguma pendência de eleições passadas, como o não comparecimento na sua zona de votação.

Tire seu título – título Net

Continuando nosso tutorial, devemos então descer até a parte mais inferior do site, rolando a tela com o mouse ou na barra localizada na lateral direito do navegador. Você verá que após as principais opções da página, há um pequeno quadrado, o segundo da direita para a esquerda, denominado como “Tire seu título – título Net”. Clique sobre ele.

Emita seu título

O próximo passo, portanto, é iniciar o processo de emissão de seu título de eleitor pela internet. Para isso, após clicar na opção que recomendamos, você cairá em uma página repleta de explicações sobre o processo de emissão e regularização do título. Para simplificar todo o procedimento, clique em “Emita, regularize e altere seus dados do titulo de eleitor”.

Informe os dados solicitados

Por fim, você deve informar os dados solicitados pela página. Comece informando o UF de seu estado, que é a sigla, por exemplo, SP é a UF de São Paulo. Clique em “Próximo”. Agora, um atendente real irá começar o atendimento, visando emitir seu título pela internet.

O site não está funcionando?

Se você busca regularizar seu título de eleitor ou simplesmente emiti-lo para conseguir votar as eleições de 2022, saiba que não é mais possível. Caso tenha seguido nosso tutorial, deve ter percebido que depois de informar a UF de seu estado, aparece a seguinte mensagem:

“De acordo com os prazos definidos pela resolução vigente, o último dia para operações de alistamento, transferência e revisão (Título Net) com vistas as Eleições foi 04/05/2022. O serviço será restabelecido em 08/11/2022.”

Bem, a mensagem fala por si só, ou seja, não é mais possível regularizar seu título de eleitor para as eleições desse ano, somente após o segundo turno, que ocorrerá em 30 de Outubro, se este for realmente necessário. Até a próxima!