qui. dez 1st, 2022

Modelo permite transações sem intermediários na rede blockchain

O modelo de rede Peer-to-Peer (P2P), que pode ser traduzido para o português como “de pessoa para pessoa”, surgiu no meio de novas tecnologias e se expandiu para outros mercados, como o de criptomoedas. 

P2P é um tipo de rede de computadores ou servidores conectados entre si. No entanto, no mundo de criptomoedas P2P, o modelo denomina transações entre investidores de criptomoedas, sem nenhum intermediário. 

P2P: transações sem intermediários 

Como dissemos acima, P2P se refere a um modelo de negócios que realiza transações de pessoa para pessoa sem intermediário. Basicamente, não é necessário a intervenção de bancos, órgãos governamentais ou mesmo exchanges (corretoras de criptomoedas). 

Dessa forma, se um investidor quer vender criptomoedas, ele anuncia a ação, coloca o seu preço e espera que outro investidor faça uma proposta e feche a compra, tudo sem nenhuma interferência externa. 

Esse modelo no mercado financeiro tem como base as transações de criptoativos, segmento que se caracteriza por ser descentralizado e transparente, atuando sem a presença de terceiros. 

Já no segmento P2P, no meio da ciência da computação, uma rede P2P é formada por vários computadores que se distribuem nos servidores da rede. 

P2P no universo das criptomoedas 

As redes blockchain utilizam o sistema P2P para atuar no mercado financeiro. O mundo das criptomoedas oferece opções para realização de transações financeiras com transparência e descentralização. 

O blockchain é uma tecnologia que trabalha com dois tipos de validação de transações: o PoW (prova de trabalho) e o PoS (prova de participação). Em resumo, de ambas as formas os usuários da rede blockchain são participantes ativos desse processo, atuando na verificação e validação de transações de criptomoedas. 

Não há um servidor central no blockchain, o que faz com que a rede seja expansiva e use computadores de membros da comunidade para se tornar possível. Com isso, o blockchain se torna um grande livro caixa público, em que todos os membros da comunidade participam ativamente. 

Como funciona uma transação de criptomoedas P2P? 

O modelo P2P é a forma utilizada para realização de transações de criptoativos em redes blockchain. Dessa maneira, é possível comprar ou vender criptomoedas para outros usuários. Em uma analogia simples, é como se uma pessoa comprasse um imóvel diretamente de seu dono, sem necessidade de corretoras ou bancos. 

No mundo das criptomoedas, não há interferência de bancos ou órgãos governamentais, mas em muitos casos há a intermediação de Exchanges (corretoras de criptomoedas). Porém, é possível realizar transações sem nenhum intermédio na rede blockchain. 

Com isso, pessoas interessadas em comprar ou vender criptomoedas podem negociar por conta própria todos os detalhes da transação e realizá-la na rede blockchain. Existem plataformas que favorecem a transação P2P entre investidores de criptomoedas. 

Vale a pena comprar criptomoedas em transações P2P? 

Depende, podemos dizer que a compra e venda de criptomoedas no modelo P2P pode ser uma excelente alternativa para quem já conhece bem esse mercado. Se você conhece bem esse mercado e tem confiança na pessoa que está comprando ou vendendo criptomoedas, a transação P2P é um excelente modelo de venda. 

Com a transação P2P, investidores de criptomoedas encontram mais agilidade para negociar regras e fechar o negócio. Como não há intermediários, eles podem firmar o contrato com base no acordo firmado entre eles. 

Outra vantagem é que as transações P2P podem ser realizadas com taxas mais baixas, podendo pagar tarifas mais baratas do que as cobradas por exchanges, diminuindo os custos nas transações de criptomoedas. 

Sem a participação de intermediárias, o comprador de criptomoedas também tem liberdade para escolher quem ficará com a custódia do ativo digital que adquiriu. Podendo armazenar a criptomoeda em uma Exchange ou em uma carteira quente ou fria. 

Como vimos, as transações P2P são uma ótima forma de negociar criptomoedas pagando menos taxas e sem intermédio de terceiros. Busque mais conhecimento sobre esse mercado para realizar essas transações com credibilidade e segurança.