seg. nov 28th, 2022
Como saber qual o melhor investimento para o momento

Com uma amplitude de opções, é comum que você tenha dúvidas de onde estão as reais oportunidades e como encontrá-las.

O mercado financeiro está em constante crescimento e esse é o melhor dos cenários para quem busca novas formas de rentabilizar o seu dinheiro. Seja você um investidor iniciante ou alguém com certo conhecimento no setor, certamente gostaria de encontrar a nova grande possibilidade de bons lucros, mas essa busca nunca é algo tão simples.

Existem diversas ações da B3 disponíveis para negociação, todas com suas possibilidades de resultados positivos e negativos e essas oscilações ocorrem por diversos fatores e por esse motivo, a busca pelos melhores ativos para compra, são um trabalho complexo que todo investidor precisa ter cautela.

Estude o mercado

Se você é um investidor com um histórico de bons resultados, sabe que o estudo é parte crucial para conquistar os lucros desejados. Retirando as aplicações que vieram por sorte, é preciso saber o que está colocando em sua carteira de ações e as reais possibilidades que aquele ativo pode trazer.

Existem fatores que fogem de qualquer previsão, mas até essas possibilidades precisam estar em sua rotina de aprendizado. São pontos variados que podem fazer uma ação ter uma valorização ou desvalorização e é preciso ter um entendimento micro e macro do nicho que você pretende aplicar – esse percurso precisa se repetir a cada nova compra.

Diversifique as opções

Pode parecer um caminho mais simples, se especializar em um nicho específico do mercado e apenas investir nele, mas se trata de algo arriscado.

Todo o mercado está exposto ao risco e caso sua carteira de investimentos se resuma apenas a um setor, se o mesmo passar por perdas, todo seu patrimônio aplicado sofrerá na mesma intensidade.

Pensando dessa forma, investimentos diversificados garantem uma menor chance de você ter prejuízos financeiros e a ideia é simples – mesmo que determinada ação esteja em queda, outra pode estar em crescimento e dessa maneira, você recupera a perda no mesmo momento.

Se permita a arriscar

Mesmo que pareça algo estranho de ser dito, ainda mais após falar da importância de estudar antes de cada aporte econômico, não estou dizendo para você comprar uma nova ação apenas na intuição, mas que tenha definido a sua porcentagem de fracasso.

Nem sempre fica claro que um mercado vai fluir da forma que você esperava e pode ocorrer de você identificar algo que outras pessoas ainda não viram, logo, se em suas análises encontrou uma boa oportunidade, mas com chances de erro, é válido o risco.