qua. nov 30th, 2022

Assim que entramos na universidade, umas das primeiras preocupações que passam pela nossa cabeça é como iremos conseguir um bom estágio, que faz parte da grade curricular de todos os cursos.

Pode ser que nem sempre o estágio vá preencher completamente as expectativas geradas em cima dele, mas é normal acabar por passar por mais de um, o que significa que as experiências geradas vão contribuir significativamente para a sua formação. Mas como encontrar o estágio adequado para você? Continue a leitura!

Como encontrar o estágio certo para você? 

Primeiramente, é importante frisar que um estágio é uma breve preparação para o mercado de trabalho da sua área de formação, que significa dizer que quando você concluir a graduação, já estará mais preparado para atuar nesse mercado. Confira aqui algumas dicas:

  1. Fique atento às vagas que a própria universidade oferece

Geralmente, as principais universidades vão proporcionar que os estudantes possam estagiar dentro dos seus pólos, principalmente em áreas destinadas à pesquisa, pois há a necessidade de se ter sempre mais pesquisadores atuando na área para que novas análises possam ser feitas, além de inovações desse setor.

Significa dizer que é importante ficar atento à plataforma de divulgação da sua universidade, de modo que quando as oportunidades aparecerem, você ficará sabendo desde o início, o que poderá facilitar a sua inscrição para a vaga.

  1. Defina a sua área de interesse

Dentro de um curso existem vários meios, como ocorre na área de marketing, que pode ser ramificado em várias áreas, como o marketing de conteúdo, inbound marketing, marketing de relacionamento e outros. Por isso é importante definir a sua área de atuação, pois facilitará no momento de procurar uma vaga.

Além disso, é necessário saber que nem tudo dentro da sua área de interesse irá lhe agradar e é no estágio que essa vivência será colocada em prática, pois você terá um vislumbre de quando, de fato, adentrar ao mercado de trabalho.

  1. Primeira experiência 

Em vários casos, o estágio é o primeiro contato que um jovem terá com o mercado de trabalho, classificado como o primeiro emprego. Ou seja, antes disso as suas experiências profissionais não eram tão significativas. Mas não se preocupe! Isso pode ser uma vantagem, pois muitas empresas gostam de estagiários para que possam ser treinados.

Com esse treinamento, as chances de uma contratação efetiva podem aumentar circunstancialmente, favorecendo a sua formação e também a empresa, que terá um funcionário ideal devido ao tempo em que você passou se especializando ali, além de aprender como é o funcionamento daquele lugar. 

  1. Elabore um currículo interessante 

Para fazer um currículo demanda um certo tempo, pois é ali onde o empregador terá a primeira visão sobre o que você já fez e o que você apresenta ser. Então, elaborar um currículo que componha bem as suas experiências anteriores – não necessariamente de trabalho, pois elas podem ser de trabalho voluntário, alguma participação em grupos e afins.

Então, quando for elaborar um currículo, saiba organizar as suas informações, colocar o que realmente importa, evite repetições e rodeios, vá direto ao ponto sobre os seus objetivos e experiências.

Desta forma, será possível achar um estágio que complemente os seus talentos e conhecimentos, favorecendo o seu desenvolvimento na vida profissional e na sua área de interesse.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.