qui. dez 1st, 2022

A internet possibilita o acesso a uma infinidade de informações e conteúdos, o que é fundamental na hora de fazer uma pesquisa escolar. No entanto, muitas vezes é difícil identificar quais fontes são confiáveis e quais não são. 

Para grande parte das buscas, independente do tema da pesquisa, há uma enorme probabilidade de que um dos primeiros resultados exibidos seja da Wikipédia, por exemplo.

Apesar de parecer uma fonte extremamente confiável, a realidade é que essa plataforma é construída coletivamente. Ou seja, qualquer pessoa pode editar os conteúdos disponíveis, o que pode levar o leitor a erros e desinformação.

Na hora de estudar, é imprescindível buscar por fontes de informação de qualidade, seja para consultas rápidas, reforçar o conteúdo aprendido em sala, ou ainda para realizar trabalhos acadêmicos.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os 7 melhores sites para utilizar em pesquisas escolares. Acompanhe a seguir! 

  1. Brainly
  2. Brasil Escola
  3. Canal do Ensino
  4. Escola Educação
  5. Guia do Estudante
  6. Google Acadêmico
  7. Infoescola
  8. Revista Galileu
  9. UOL Educação

1. Brainly

Com mais de 350 milhões de acessos mensais ao redor do mundo, o Brainly é uma plataforma revolucionária. Aqui a ideia é estudar em grupo, buscando ajuda e ajudando outros estudantes ao mesmo tempo. 

Quando estiver com alguma dúvida, basta fazer uma busca no banco de dados do site que possui milhões de perguntas e respostas sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. Prefira sempre as respostas verificadas por especialistas.

2. Brasil Escola 

É o maior portal de educação do país. Oferece mais de 100 mil conteúdos do Ensino Fundamental e Médio, além de preparação para o Enem e outros vestibulares.

O portal é extremamente completo e além das disciplinas tradicionais, apresenta diversos recursos especiais como exercícios, pesquisas quantitativas e qualitativas e busca por tópicos específicos. 

Bem organizado, intuitivo e fácil de navegar, o Brasil Escola é uma fonte de conteúdos confiáveis porque conta com professores e especialistas na produção da maioria dos textos.

3. Canal do Ensino

No ar desde janeiro de 2012, o Canal do Ensino é um portal inteiramente dedicado à educação. Com foco no compartilhamento de notícias, no portal você pode encontrar cursos gratuitos, livros de domínio público, vídeo aulas, dicas para estudantes e conteúdos sobre tecnologia educacional. 

Além disso, esse site ainda oferece dezenas de listas sobre conteúdos diversos e uma seção exclusiva com dicas para quem está se preparando para o Enem.

4. Escola Educação

Esse portal é direcionado ao compartilhamento de materiais para estudo, dicas de Enem e vestibular, cursos grátis e atividades educativas. O melhor é que você ainda conta com uma seção com foco em carreira e mercado de trabalho. 

No Escola Educação ainda é possível acessar livros e apostilas, vídeo aulas e curiosidades. Diverso e rico em conteúdo, esse site é uma ótima opção para utilizar como fonte de pesquisa escolar. 

5. Guia do Estudante

O Guia do Estudante começou como uma família de publicações da Editora Abril, lançada em 1984 como uma edição especial do Almanaque Abril. Há alguns anos surgiu o portal online que é uma das melhores opções para que estudantes busquem conteúdo de qualidade.

Esse site oferece testes vocacionais, simulados, dicas de Enem e vestibular, além de uma vasta quantidade de informações sobre atualidades, redação e dúvidas de português. Vale destacar a parceria do portal com o podcast Marca Texto.

6. Google Acadêmico

O Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa gratuita que organiza e lista textos completos da literatura acadêmica em uma ampla variedade de formatos de publicação. 

Reúne inúmeras revistas e livros online, artigos de conferências, teses e dissertações, resumos, relatórios técnicos e diversas outras literaturas ideais para consulta e pesquisa escolar. Com certeza é uma plataforma essencial para qualquer estudante.

7. Infoescola

InfoEscola é um dos maiores portais de conteúdo escolar do Brasil, com mais de 12 mil textos, exercícios e notícias diárias de interesse dos estudantes.

Organizado em Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Artes e Matemática, o portal ainda oferece um extenso menu com temáticas diversas como biografias, mitologia, religião, sexualidade e religião.

8. Revista Galileu

A Galileu é uma revista de publicação mensal da Editora Globo que existe desde 1991. Aborda assuntos ligados a ciência, história, tecnologia, religião e saúde, entre diversos outros.

O mais legal aqui é a imensa variedade de conteúdos sobre arqueologia, biologia, espaço e vários outros assuntos que são abordados de forma séria e científica, ao mesmo tempo descomplicada. Esse portal certamente precisa estar no top 10 das suas fontes de pesquisa.

9. UOL Educação 

No UOL Educação é possível encontrar materiais para pesquisa escolar, dicas para estudantes, informações sobre vestibulares e instituições de ensino e muito mais!

Com a opção de navegar por temas ou por disciplinas, as buscas no portal ficam muito mais simples, diretas e objetivas. Além de redações corrigidas, outro diferencial bem interessante desse site é a disponibilização de resumos de livros. 

Gostou desta lista? Agora você já sabe quais são os melhores sites para utilizar em suas pesquisas acadêmicas.