sáb. nov 26th, 2022

Descubra as diferentes opções de estilo de vida que a Zona Oeste pode oferecer

Pensando em viajar para o Rio de Janeiro? Mas não conhece muito sobre a cidade maravilhosa? Não se preocupe! Aqui, você encontrará as informações sobre a Zona Oeste. 

É indiscutível que o estado tem belas paisagens naturais, que encanta a todos que o visita. Dividido em quatro regiões sendo: Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e Centro, concentram grande parte dos municípios cariocas na Zona Oeste e Norte.

Para quem acredita que a região Oeste se limita só a  Barra da Tijuca e Jacarepaguá, não se engane. No mesmo território ainda pertencem mais 38 bairros, sendo a região mais populosa do estado, que contribui para o desenvolvimento e a expansão territorial. 

Quais são os maiores bairros da Zona Oeste do Rio?

Por ser a segunda maior, a Zona Oeste do Rio de Janeiro possui bairros com grande amplitude. Formada pelas principais localidades como:

  • Barra da tijuca;
  • Campo Grande;
  • Bangu;
  • Santa Cruz;
  • Realengo;
  • Vargem Grande;
  • Vargem pequena;
  • Guaratiba.

Com um cenário bem diversificado, essas regiões contrastam entre a paisagem das praias da Barra da Tijuca, Grumari e Joatinga, para as industrializadas, por exemplo, em Realengo, e as agrícolas como Vargem Grande, Vargem Pequena e Guaratiba. 

Em relação a maiores proporções de terra, se destaca em primeiro o município de Guaratiba, posteriormente Santa Cruz, Campo Grande e Bangu. 

Quais são os principais bairros da Zona Oeste?

A Zona Oeste do Rio oferece diferentes mobilidades, com muitas vias e extensas avenidas que ligam a Linha Amarela, bem como a Avenida Brasil a outras regiões. Dispõe de um sistema de ônibus rápido conhecido como BRT, que atende 4 linhas, tais como: a Transcarioca, o Transoeste, a Transbrasil e a Transolímpica. 

Além disso, ainda é possível se locomover por meio de metrô que sai do Jardim Oceânico, um sub-bairro da Barra, atravessando o Leblon até chegar ao início da Barra da Tijuca.  Também há possibilidade de se deslocar de trem, saindo do ramal de Santa Cruz com a última parada na Central do Brasil, no centro do Rio.

Assim, os nomes de alguns dos 40 bairros que pertencem à Zona Oeste são: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia de Jacarepaguá, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Praça Seca, Pechincha, Rio das Pedras, Recreio dos Bandeirantes, Deodoro, Barra de Guaratiba, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena, Bangu entre outros.

No entanto, os mais conhecidos e mais movimentados dos subúrbios estão representados abaixo.

Barra da Tijuca

Um bairro residencial nobre com belos empreendimentos, apresenta entretenimento seja em contato com a natureza ou em meio a vida urbana. É possível fazer trilha e ainda assim visitar as atrações turísticas como: a Lagoa da Tijuca, o Parque Estadual da Pedra Branca e as praias dessa localidade. Para os amantes do esporte, ainda há oportunidades de praticar remo ou canoagem. Oferece ótimas casas noturnas, assim como variados shoppings, comércios e supermercados. 

Freguesia de Jacarepaguá

Próximo à Barra da Tijuca, esse bairro possui uma facilidade de deslocamento para as demais regiões, já que também viabiliza acesso a diferentes meios de transportes. É um lugar agradável devido ao clima fresco e arborizado. Para o lazer, as opções fornecidas são bares, restaurantes e shoppings. 

Bangu

Bastante populoso, faz adjacência com Realengo, Campo Grande, Jacarepaguá e demais bairros. Essa região é conhecida como a mais quente do Estado do Rio de Janeiro. Sua localização fica mais longe do mar em comparação aos outros municípios. Acomoda um vasto centro comercial com lojas, mercados, assim como o shopping Bangu.

Como visto, são inúmeros os bairros pertencentes a essa região. Dessa forma, quando se refere a Zona Oeste do Rio, o bairro mais lembrado é a Barra da Tijuca, seguido de Bangu e Jacarepaguá.