qui. jul 11th, 2024

Saiba como se preparar de forma eficiente para o pré-vestibular e aumentar a produtividade nos estudos

Conseguir vaga em uma universidade pública é o sonho de muitos estudantes. No entanto, há alguns desafios para essa conquista, por isso se preparar e estudar com afinco é o caminho para garantir essa oportunidade.

A alta concorrência ocorre em razão das vantagens que a universidade pública proporciona, como a alta avaliação dos cursos, gratuidade, espaços com diversidade, experiências com monitoria, iniciação científica e cursos de extensão e professores altamente qualificados.

Por isso, é fundamental tomar medidas práticas para conquistar a aprovação, principalmente se o seu desejo é ser aprovado em cursos concorridos. Por exemplo, você vai precisar de um preparatório para medicina se o seu objetivo for conquistar uma vaga no curso mais concorrido das universidades públicas.

Confira algumas dicas para se preparar para conquistar a vaga tão almejada.

Monte um  cronograma de estudos

Fazer um cronograma de estudos ajuda a melhorar a produtividade, pois permite organizar os conteúdos que precisam ser estudados de acordo com o prazo e o tempo que você tem disponível.

Para fazer um cronograma realista, separe todas as matérias que precisam ser estudadas, identifique as prioridades e organize os tópicos de acordo com o tempo que você tem disponível para estudar durante a semana. Atualize sempre que for necessário.

Faça revisões periódicas

Ao fazer revisões periódicas, você cria memória de longo prazo e fixa o assunto. O nosso cérebro processa uma grande quantidade de informações por dia; assim, para evitar a sobrecarga, ele usa o mecanismo de defesa que é o esquecimento.

No entanto, quando a informação é relembrada com constância, ela se torna importante para o cérebro e se qualifica como uma memória de longo prazo. O ideal é fazer revisões ativas e de forma regular, ou seja, revisitar a matéria com constância. Para isso, você pode programar as revisões no seu cronograma.

Pratique a redação

Para se dar bem na redação é preciso treinar ativamente toda semana. Não basta apenas saber a estrutura dos parágrafos ou o conceito do gênero dissertativo-argumentativo. 

Pratique uma ou duas vezes por semana fazendo redações com temas variados para treinar seus argumentos. Além disso, fique atento ao que acontece no cenário geopolítico do Brasil e do mundo. Informe-se por meio de jornais, podcasts, livros e revistas para conseguir escrever sobre temas variados.

Resolva questões de provas anteriores

Resolver questões de provas anteriores é fundamental para se familiarizar com os assuntos mais cobrados na prova, entender as pegadinhas e observar os enunciados. É por meio das questões que você vai saber o quanto da matéria você entendeu e o que você precisa estudar novamente ou revisar.

Faça um curso preparatório

Fazer um curso preparatório é a melhor forma de ganhar conhecimento a partir de professores especialistas e experientes. Com isso, é possível direcionar melhor os seus estudos e ganhar mais tempo para estudar.

Muitos cursinhos também oferecem material didático com uma curadoria das matérias cobradas, incluindo questões e resumos. O material funciona como um guia para conduzir os estudos.

Participe de grupos de estudos

Ao participar de um grupo de estudos para o pré-vestibular, você estará cercado de pessoas com o mesmo objetivo que o seu, o que dará mais motivação para manter a regularidade nos estudos.

Além do mais, o grupo permite trocar experiências, compartilhar informações, evitar a procrastinação, ter feedback imediato para corrigir seus erros mais rapidamente, além de auxiliar nas dúvidas em temas mais complexos e reduzir o estresse antes da prova.

Descanso também é importante

A sobrecarga mental e emocional para um pré-vestibular pode ser muito grande, por isso é importante procurar momentos de descanso e lazer. Após algumas horas de concentração, a capacidade de manter o foco e reter informações diminui.

Estudar demais pode acabar atrapalhando o seu rendimento nos estudos, bem como provocar estresse e desgastar a sua saúde. Além dos intervalos entre estudos, procure dormir bem para se recuperar e tire um tempo para si, para descansar, fazer uma atividade que você goste e passar tempo com quem você ama.