O planejamento e o estabelecimento de prioridades são essenciais para um bom orçamento
Os problemas financeiros são um tema comum na vida adulta e é difícil encontrar quem nunca teve uma dívida ou deixou de realizar um sonho por conta de dinheiro. Isso se dá por muitos fatores: salários baixos, metas fora da realidade e, é claro, falta de planejamento e estabelecimento de prioridades.
Para alcançar o objetivo, muitas pessoas buscam alternativas como o empréstimo FGTS. Ele pode ser a resposta em algumas situações, mas existem diversas estratégias para que você alcance uma meta levando em consideração a realidade financeira do seu dia a dia. Confira a seguir algumas dicas:
Crie um orçamento e o mantenha realista
O primeiro passo para ter uma vida financeira mais equilibrada é o planejamento! Nesse sentido, o orçamento é uma das estratégias mais utilizadas pelas pessoas, e consiste em anotar ganhos, gastos e organizar a quantidade de dinheiro que será destinada para cada área da vida ao longo daquele mês.
Além de fazer o orçamento, é essencial ter cuidado para mantê-lo realista. Na parte de ganhos, devem ser colocados apenas aqueles pagamentos fixos previamente, caso algum dinheiro extra entre, você só deve contar com ele após o aparecimento na conta.
O mesmo vale para a projeção de gastos: não adianta colocar um valor menor para a conta ficar “bonita” quando você sabe que essa não será a realidade.
Estabeleça prioridades
Com todas as áreas da vida organizadas no orçamento, é possível começar a estabelecer prioridades. Elas serão uma espécie de guia na hora de saber onde é preciso gastar mais dinheiro e quanto é necessário guardar para atingir determinada meta a curto, médio ou longo prazo.
A prioridade número um sempre devem ser as dívidas, seguidas por aquelas contas fixas (aluguel, financiamento, conta de água, luz, internet e estudos). Após pagar tudo isso, você deve definir qual a coisa mais importante para você e seus objetivos: lazer, viagens, compra de uma casa própria, esportes… Tudo depende dos seus planos para o futuro.
Renegocie e elimine as dívidas
Já falamos que as dívidas devem ser a prioridade número um e essa conclusão é bem simples. Estar devendo pode te prejudicar de diversas formas: seu nome pode ficar sujo, você pode ter dificuldades ao fazer financiamentos ou compras maiores e os juros ainda continuam aumentando conforme o tempo passa.
Para se livrar desse problema, a melhor alternativa é fazer uma renegociação da pendência. Durante esse acordo, você consegue eliminar parte dos juros acumulados, fazendo com que o valor a ser pago fique menor. Esse pagamento ainda pode ser feito à vista ou em parcelas.
Tenha metas realistas
Orçamento definido, prioridades delimitadas e dívidas eliminadas. Agora é hora de finalmente colocar as metas no papel e começar a trabalhar para que elas se tornem realidade. Para isso, é essencial que as metas sejam realistas e compatíveis com o seu orçamento. Não adianta ter uma renda de R$ 5.000,00, por exemplo, e ter como meta a curto prazo a compra de uma casa que vale milhões.
A estratégia para ter metas mais realistas é colocar os números no papel. Quanto é preciso guardar por mês para atingir determinado sonho? Se ele pode ser financiado, qual o valor da parcela e como isso impactaria meu orçamento? Trazer a meta para os números ajuda a evitar que elas fiquem só no papel.
Faça o dinheiro render
O tema investimento está cada vez mais em alta na internet, desmistificando que guardar dinheiro e investir é uma coisa apenas para quem possui um grande patrimônio. Manter esses hábitos pode te ajudar a fazer o dinheiro render, aproximando a sua realidade das metas estabelecidas.
Ter uma reserva de emergência, investimentos seguros e até mesmo um profissional para te ajudar nessa missão é vital para conquistar sonhos maiores. Lembre-se: planejamento, perseverança, disciplina e adaptação são as chaves para superar qualquer obstáculo financeiro!