qua. nov 30th, 2022

Deseja saber quais os eletrodomésticos que mais consomem energia em casa? Verifique quais os aparelhos precisam de mais atenção para diminuir o valor na conta de energia.

Você sabia que mais de 60% da energia gasta em cada residência vai para aquecimento de ambientes, ar-condicionado e aquecimento de água? Bem, na última pesquisa de consumo de energia residencial feita pela US Energy Information Administration, EIA, em 2015, as descobertas foram muito claras.

De 1990 a 2009, RECS avaliou o consumo e as despesas para quatro categorias de uso final: aquecimento ambiente, ar condicionado, aquecimento de água e geladeiras. Como alguns eletrodomésticos que consomem mais energia e equipamentos tornaram-se cada vez mais frequentes nas habitações, este restante grupo representava uma percentagem mais elevada do consumo de energia das famílias, nomeadamente de eletricidade. Mas, quais são os sistemas e aparelhos que usam mais energia em casa? Vamos descobrir!

Eletrodomésticos que mais consomem energia em casa

Não sabemos sobre você, mas a ideia de viver sem nossos dispositivos, eletrodomésticos e até mesmo geladeiras parece insuportável, quase impossível. Portanto, para gastar menos energia, devemos tornar nossas casas o mais eficientes em termos de energia possível, para evitar gastos excessivos com eletricidade.

À primeira vista, pode parecer difícil encontrar métodos para economizar energia e custos, então por onde começar? Tudo começa com os aparelhos que consomem mais energia. Para isso, duas coisas devem ser consideradas: quanta eletricidade um dispositivo consome quando em uso e quanto tempo permanece ligado.

1. Sistemas HVAC

Eles estão no topo da lista dos sistemas e aparelhos que usam mais energia. Por quê? Porque eles não apenas consomem muita energia, mas geralmente ficam ligados várias horas por dia, senão o dia todo. O clima onde você mora tem um impacto significativo em quanto isso custará. Se você mora em uma zona amena, precisará de consideravelmente menos aquecimento e resfriamento do que se morar em uma área sujeita a condições climáticas extremas.

2. Aquecedores de água e chuveiros

Poucas pessoas gostam de tomar banho frio. É por isso que este é um dos sistemas e aparelhos que mais consome energia. No entanto, este conforto extra chega, em média, a 20% do consumo total.

3. Lavadora e secadora

Esta bela combinação contém dois dos aparelhos que usam mais energia. Principalmente por alguns dos motivos que acabamos de ver: Aquecimento de água. Para evitar esse uso extra, tente estas dicas:

  • Aproveite o sol, a linha seca suas roupas quando possível.
  • Faça cargas completas, isso vai economizar energia e água.
  • Execute-o na configuração certa. Os botões existem por um motivo, certifique-se de usá-los corretamente.

Confira também: Enel telefone: Como entrar em contato com a empresa

4. Geladeiras

Esses são complicados. Eles estão no topo da lista dos aparelhos que mais consomem energia, não por causa de sua potência, mas porque estão sempre ligados. Quase não podemos viver sem uma geladeira, mas felizmente aqui estão algumas dicas que você pode experimentar:

  • Procure por aparelhos que possuam etiqueta de eficiência energética A+;
  • Se for viajar, deixe a geladeira desligada;
  • Espere os alimentos esfriarem para guardá-los na geladeira;
  • Evite deixar as portas abertas por muito tempo e não abra com tanta frequência.

5. TV

Este é mais um dos aparelhos que mais consome energia, sendo responsável por cerca de 4% do nosso consumo total de energia. Televisores e consoles de videogame, por exemplo, podem consumir uma quantidade significativa de eletricidade em nossas casas. Se assistirmos muitas horas de televisão por dia e jogarmos videogame, podemos consumir muita eletricidade.

Além disso, assim como as geladeiras, esses dispositivos também são culpados de usar a energia em modo de espera, mesmo quando não estão em uso. Siga estas estratégias para manter seu consumo de energia sob controle:

  • Desativar modo de espera
  • Conecte-o a um filtro de linha e desligue-o ou apenas desconecte-o sempre que não estiver em uso.
  • Lembre-se de desligá-lo e diminuir o brilho da tela.

7. Forno e fogão elétricos

Embora raramente sejam usados ​​por longos períodos todos os dias, fornos e fogões são aparelhos que consomem mais energia em casa. Eles consomem muita energia, então use-os com sabedoria. Permita o menor tempo de aquecimento possível para um forno e, quando possível, use uma torradeira, micro-ondas ou fogão lento.

Esses são alguns dos eletrodomésticos que mais consomem energia em casa, portanto, é preciso ter cuidado com seu uso o qual deve ser realizado de forma consciente para evitar gastos a mais com a fatura de luz.