sáb. abr 20th, 2024
Family in a bathroom. Beautiful mother with little son. Little boy brush his teeth.

Uso de brinquedos de borracha pode ser um ótimo atrativo para os pequenos

Momento de relaxamento para a maioria dos adultos, a hora do banho nem sempre é vista com bons olhos pelas crianças — que não necessariamente precisam ter um motivo real para não gostarem de tal atividade.

No entanto, o banho é algo imprescindível na vida de qualquer pessoa e não pode ser jamais colocado em xeque, ainda mais com os nossos pequenos. Nesse sentido, é preciso investir em táticas que vão desde a decoração do banheiro com tapete infantil e roupão até a explicação do por que devemos tomar banho todos os dias.

Claro que cada criança tem um temperamento próprio, e deve ser observado com carinho e cuidado para evitar possíveis conflitos, mas isso não significa que é impossível tornar a rotina diária do banho mais fácil e prática para toda a família.

Saiba maisO que é eletricidade e como funciona sua distribuição?

Planejamento em primeiro lugar

Antes de partir para a ação, é preciso que haja um planejamento prévio na hora de organizar o banho das nossas crianças. Isso porque podem acontecer imprevistos que vão tornar esse momento bem mais cansativo — o que pode e deve ser evitado com facilidade.

Para tanto, separe todos os produtos e itens que serão utilizados durante e imediatamente após a hora do banho: toalha, sabonete, shampoo, condicionador, bucha, tapete de chão, sandálias, escova de cabelo, loção hidratante, perfume, escova e pasta de dentes, pomada para assaduras etc.

O mesmo vale para banhos realizados em banheiras. Lembre-se de considerar se a troca de roupa será feita no próprio banheiro ou no quarto da criança — o que é interessante caso o cômodo para o banho seja muito pequeno e/ou esteja abafado por conta da água quente.

Crie um ambiente propício para a hora do banho

Em se tratando do público infantil, é mais do que necessário investir em tudo aquilo que seja colorido e divertido, o que também é válido na hora de levar o seu filho para debaixo do chuveiro. Deixe a água na temperatura ideal, separe um roupão ou toalha estampada e leve um brinquedo emborrachado para que ele possa brincar.

Saiba maisEnergia solar não provoca danos ambientais?

Traga brincadeiras para o espaço do box

Peças em EVA com formas geométricas, números e letras podem se tornar uma boa distração para as crianças enquanto você lava os cabelos delas, por exemplo. Outra opção são as canetas e giz laváveis, permitindo que o pequeno desenhe no azulejo do banheiro à vontade. 

Aposte na banheira

A depender do tamanho e da idade do seu filho, o banho pode ficar mais divertido ao ser feito dentro de uma banheira. Lembre-se de considerar todos os cuidados, de forma a manter a segurança da criança sempre em primeiro lugar. As bolhas de sabão e a espuma ajudam a criar um ambiente mais lúdico e atrativo.

Coloque músicas temáticas durante o banho

Para incentivar o aspecto sensorial da criança, uma dica é colocar uma boa música, se possível, com a temática do banho — e nem precisa ser só o clássico “O sapo não lava o pé”. Caso ache interessante, crie uma playlist para desfrutar desse momento com o seu pequeno e aproveite para cantar junto com ele.

Considere a idade da criança

As crianças aprendem rápido, disso ninguém duvida, só que a compreensão dos fatos pode ser diferente, principalmente quando consideramos a idade de cada uma delas. Os mais novos podem precisar de mais brincadeiras e momentos lúdicos, ao passo que os mais velhos tendem a entender com um bom diálogo.

Saiba maisEntenda a importância de investir em peças versáteis

Crie histórias para explicar a importância do banho

O uso de histórias é uma ótima maneira de explicar a importância do banho para as crianças. Portanto, use e abuse da imaginação! Você pode usar os seus personagens preferidos como referência positiva para elas.