dom. nov 27th, 2022

As habilidades das crianças são desenvolvidas por meio de atividades que permitem a livre expressão. Veja como bons estímulos podem contribuir para o desenvolvimento infantil.

O crescimento de uma criança abrange muitos fatores durante os anos. Afinal, o desenvolvimento infantil envolve aspectos emocionais, motores, cognitivos, sociais.

Desde o início da sua formação, a criança tem diferentes necessidades. Assim, cada fase envolve estímulos variados, descobertas e ensinamentos que podem ser passados por meio de brincadeiras, experiências de criatividade, desenhos para colorir e pintura.

O desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil tem a finalidade de aperfeiçoar capacidades e preparar a criança para os desafios da vida adulta. Ele é um conjunto de aprendizados que permitem que a criança seja mais autônoma e independente.

Esse processo é de extrema importância por compreender toda a evolução motora, cognitiva, emocional e social da criança. As atividades dos primeiros anos de vida têm reflexos diretos no futuro. Todos os fatores influenciam na saúde, nutrição, cuidados, educação, brincadeiras e experiências.

A criança e os estímulos

As crianças podem ser incentivadas e receber estímulos a partir de simples atitudes. É uma evolução que passa pela aquisição de habilidades, conhecimentos e comportamentos em diferentes fases.

Para conseguir isso, é necessário praticar atividades que podem ser feitas de diferentes formas. Alguns exemplos são jogos educativos, livros, leitura, atividades que promovem a criatividade e a imaginação, como músicas, pinturas e desenhos.

A atenção principal deve estar na proteção, amor e estímulos adequados a cada fase do desenvolvimento da criança. Para isso, é importante propiciar um ambiente seguro e confortável onde os pequenos possam participar de brincadeiras que lhes deem condição de aprender.

O papel da brincadeira

Os brinquedos e brincadeiras, principalmente os educativos, têm importância fundamental no desenvolvimento infantil. Afinal, eles permitem que a criança expresse seus sentimentos, teste sua liberdade e desenvolva a criatividade. São uma ótima oportunidade para aprender a lidar com as emoções.

Não só isso, essas atividades conferem o benefício de crescer com mais saúde, sabendo se comunicar e preservar a inteligência emocional — habilidades importantes para a vida adulta.

Pintura para crianças

Brincar de pintar traz para os pequenos a oportunidade de explorar diferentes texturas e materiais. Essa atividade estimula os sentidos e promove a expressão artística que a criança tem por mexer com a imaginação. É uma prática benéfica para treinar a coordenação motora e auxilia na percepção de cores diferentes.

A mistura de tons incentiva várias experiências sensoriais para a criança. Ver qual nova cor vai se formar e o que acontece quando se mistura a tinta com água são formas de fazer descobertas novas para o repertório de cada um.

Mais aspectos positivos da pintura são notados por causarem estímulos à comunicação e à sensibilidade. É possível aumentar a capacidade de concentração do pequeno, que aprende um mundo novo, cheio de linhas e formas.

Para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor, o ato de pintar tem o papel fundamental de encorajar habilidades que serão aproveitadas em diferentes áreas, tanto durante a infância quanto na vida adulta.

Produtos para incentivar o desenvolvimento infantil

Por meio da arte, a criança consegue desenvolver confiança e expressar seus sentimentos e pensamentos. Seja com lápis, grafite, caneta, tinta guache ou giz de cera, todos os elementos são indicados para serem usados na educação infantil.

Os lápis de cor podem ser o primeiro passo dos pequenos dentro do universo da pintura. Eles ajudam a desenvolver a criatividade ainda mais de forma dinâmica e produtiva.

Tinta e pincel também fazem sucesso. A tinta guache pode ser usada em papel, cartolina, gesso, madeira ou até mesmo em cerâmica. Com a vantagem de ser lavável, auxilia no aperfeiçoamento da coordenação motora e percepção de cores.

Os desenhos de colorir e os cadernos de desenhos permitem a fácil identificação de formas, cores e elementos, incentivando a coordenação visual-motora desde cedo. A opção certa para a diversão é a mistura de cores com água. Seja uma aquarela ou kits de produtos para usar na hora do banho, as crianças podem desenvolver a criatividade de forma segura.

Fazer essas atividades em casa junto com as crianças é uma boa oportunidade de desfrutar de bons momentos enquanto elas aprendem a desenvolver a individualidade e a sensibilidade.