qui. fev 22nd, 2024

Você provavelmente já ouviu falar em marketing digital. Inclusive, possivelmente, vivencia a aplicação desse tipo de estratégia diariamente, mesmo que indiretamente. Contudo, se você empreende, é possível que já tenha se deparado com outro termo, o Marketing digital B2B.

Caso você não saiba do que se trata, fique tranquilo, iremos lhe mostrar o que o termo define e como você pode trabalhar com esse conceito para potencializar seus processos de captação, relacionamento e vendas ao conhecer as principais estratégias utilizadas por empresas de vários ramos do mercado

O que é Marketing digital B2B

De forma geral, o Marketing digital B2B é a prática de marketing utilizada por empresas para promover seus produtos e serviços para outros negócios nos meios digitais. 

Por isso, temos o uso do termo “B2B” que significa “Business to Business“, em tradução, de negócio para negócio, ou de empresa para empresa.

A forma de marketing mais comum e presente na rotina das pessoas é o marketing B2C, feito de empresas para o consumidor final. 

Já o marketing B2B é altamente verificado no ramo empresarial, em que as diversas companhias precisam se comunicar entre si, atraindo clientes e parceiros para fazer negócio. 

Inclusive, é importante ressaltar que por se tratar de um público-alvo mais complexo, as estratégias precisam se adequar de forma ainda mais específica a cada negócio, o que impacta diretamente no ciclo de compra e relacionamento. 

Com isso, neste modelo, é natural que a jornada seja mais extensa – por passar por diferentes decisores e envolver custos mais elevados – mas também implica em relacionamentos mais duradouros.

Podemos dizer que um dos principais objetivos do marketing digital B2B é gerar leads e aumentar as vendas, assim como as estratégias tradicionais; porém, para outras empresas.

Ademais, ele ocorre nas plataformas virtuais, via internet, celulares, tablets e computadores, por isso o termo “digital” está presente na nomenclatura.

Principais estratégias

Para se comunicar e fazer negócio com outras companhias, seja uma empresa de galpão pré moldado ou uma especializada em instalação de cabeamento estruturado, algumas das principais estratégias de marketing digital B2B são:

  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de mídia social;
  • E-mail marketing;
  • Marketing de pesquisa;
  • Otimização para os mecanismos de busca (SEO);
  • Parcerias, acordos e patrocínios.

Como pode ser percebido, muitas ações são semelhantes ao marketing digital tradicional, como é o caso do marketing de conteúdo e em mídias sociais.

Isso porque, por se tratarem de ações personalizáveis, elas podem ser aplicadas em diferentes ações de marketing e segmentos de negócio. Assim, o que muda e demanda atenção é o intuito da estratégia e a adequação para o público-alvo de forma correta.

Dicas de como trabalhar com o marketing digital B2B

Por fim, confira algumas dicas que podem ser extremamente valiosas para trabalhar da melhor maneira com o marketing digital entre empresas.

Defina seus objetivos

Antes de mais nada, saiba que é imprescindível definir quais são as metas e objetivos de sua empresa ao fazer marketing para outras companhias. 

Você deseja aumentar o número de clientes empresariais, vender mais produtos ou firmar parcerias?

Estabeleça o que sua empresa deseja para que você possa escolher as estratégias corretas de comunicação com outras marcas.

Estude e escolha as melhores estratégias

Após definir os objetivos da sua empresa, você deve estudar as possíveis estratégias de marketing digital B2B que podem ser realizadas e escolher as que melhor se adaptam ao que você precisa, podendo atingir os resultados desejados.

É válido ressaltar que o marketing de conteúdo, por exemplo, tende a ser uma das táticas mais eficientes, uma vez que atrai um público-alvo extremamente qualificado e aumenta a chance de fechar negócios, além de conquistar os clientes, incluindo outras empresas.

Além disso, o e-mail marketing é outra ótima maneira de se comunicar com os leads e clientes existentes, por isso, também é bastante utilizado. 

Envie ofertas, newsletters e todo tipo de comunicação para outras empresas, mantendo-os atualizados sobre seus produtos e serviços.

Seja sempre eficiente

Independentemente dos objetivos definidos e estratégias escolhidas, saiba que a eficiência de suas campanhas é fundamental para a obtenção dos resultados positivos.

Se optar por fazer marketing de pesquisa, por exemplo, uma forma de publicidade paga em que os anúncios são exibidos quando as pessoas pesquisam por palavras-chave específicas, você deve escolher os termos que melhor se adaptem aos seus produtos e serviços.

Nesse sentido, uma companhia de produtos e maquinário agrícola, por exemplo, poderia utilizar palavras-chave como “pulverizador agrícola preço” nas campanhas desse tipo de estratégia de marketing, se o desejo é aumentar as conversões.

Para isso você deve estudar o mercado e ver como grandes empresas, chamadas de “cases de sucesso” atuam ao fazer marketing digital B2B e seguir os modelos, visando aumentar a eficiência de suas ações.

Da mesma forma, é preciso compreender como parceiros e concorrentes se posicionam, e as forças e diferenciais de seu negócio para encontrar gargalos e otimizar suas campanhas. 

Também recorra a ferramentas, como planejadores de palavras-chave, para estratégias mais direcionadas e efetivas.

Ademais, conte sempre com profissionais capacitados, investindo em uma equipe que seja apta, pois resultados positivos serão mais facilmente obtidos, retornando os investimentos.

Analise resultados e adapte o que for necessário

Por fim, uma dica que pode se aplicar a toda e qualquer estratégia de marketing. É indispensável fazer constantes análises de desempenho a fim de verificar o que está ou não funcionando.

Dessa forma, é possível continuar investindo nas ações estratégicas que estão atingindo os objetivos desejados, bem como alterar tudo aquilo que não está funcionando.

Há diversas ferramentas que analisam o desempenho das campanhas de marketing digital, incluindo as de modelo B2B. 

Por isso, estude bem as opções disponíveis para encontrar as que podem ser aplicadas para fazer suas campanhas e que melhor atendam suas necessidades.

Conclusão

O marketing digital B2B é uma ferramenta poderosíssima para aumentar o desempenho de empresas que fazem negócios com outras companhias. 

Por isso, deve ser cada vez mais estudado e aplicado por aqueles que atuam nessa área e desejam se posicionar de forma constante.

Assim, com sua marca focada no mercado Business to Business, atente-se a tudo o que foi dito aqui para traçar estratégias mais direcionadas para que possa potencializar os seus resultados ao longo do tempo.