Entenda como uma comunicação integrada pode beneficiar o seu negócio
O consumidor atual não consome produtos e serviços, ele consome experiências. E para isso a comunicação integrada é muito importante para desenvolvimento e usabilidade de marcas que buscam oferecer experiências com os produtos e serviços que elas comercializam.
A forma como as pessoas se comunicam e consomem muda muito rapidamente e as empresas precisam entender essas mudanças e se adaptar a elas. As estratégias e o monitoramento de marketing são fundamentais para apresentar negócios e posicionar marcas no mercado.
- O que é comunicação integrada?
- Qual é a importância da comunicação integrada para empresas?
- Comunicação mais assertiva
- Fortalece o posicionamento de marca
- Integração entre os setores da empresa
- Como implementar comunicação integrada?
- Conheça bem o seu público
- Alinhe expectativas e integre setores
- Defina seus objetivos
O que é comunicação integrada?
A comunicação integrada é o processo de integrar diferentes canais de marketing. Esse conceito permite planejar estratégias e executar ações que visam fortalecer a marca.
Dessa maneira, a comunicação integrada consegue compilar ações e estratégias num plano de comunicação para distribuir conteúdo nos mais diversos canais da empresa. Assim, é possível ter uma comunicação alinhada em todas as frentes digitais do negócio como redes sociais, e-mails, publicidade, eventos, entre outros.
Qual é a importância da comunicação integrada para empresas?
Ter uma estratégia de comunicação bem definida é fundamental para qualquer empresa. A comunicação integrada permite que a empresa se comunique da melhor maneira possível com o seu público.
Com a comunicação integrada, a empresa pode promover uma experiência para os clientes desde o primeiro contato até o pós-venda com maior eficiência. Confira abaixo quais são os principais benefícios da comunicação integrada:
Comunicação mais assertiva
Uma comunicação assertiva é essencial para vender. Com uma estratégia de comunicação integrada, a empresa pode transmitir uma mensagem única em qualquer canal digital e isso é importante para evitar ruídos de comunicação.
O conceito de comunicação integrada permite pensar a melhor maneira de se comunicar com o cliente de forma eficaz, mantendo o tom, usando os argumentos mais coerentes e tendo um atendimento humanizado que entenda as solicitações do cliente com mais assertividade.
Fortalece o posicionamento de marca
Por ser um conceito que parte da necessidade de alinhamento da comunicação, a comunicação integrada permite que a empresa fortaleça o seu posicionamento de marca. Esse fator é fundamental para conquistar e fidelizar audiência a um negócio.
Integração entre os setores da empresa
Como o nome já indica, a comunicação integrada faz o alinhamento entre os setores da empresa. Isso é essencial para diminuir conflitos internos, otimizar processos e ganhar mais produtividade entre os mais diversos setores da empresa, ajudando a criar uma identidade para o negócio.
Como implementar comunicação integrada?
A produção de conteúdo é necessária para qualquer negócio. Com tantos concorrentes no mercado, contar com uma equipe de comunicação integrada se torna necessário para disputar o consumidor com os concorrentes.
Separamos algumas dicas essenciais para implementar a comunicação integrada no seu negócio, confira abaixo:
Conheça bem o seu público
O primeiro passo para a comunicação integrada é conhecer o seu público. Para isso, é importante investir em pesquisa de mercado e monitorar a jornada do cliente atualmente. Assim, é possível entender onde e como sua empresa precisa atuar nos meios de comunicação físicos e digitais.
Alinhe expectativas e integre setores
A comunicação integrada se pauta pelo alinhamento de expectativa para a integração de setores. Busque alinhar a ação entre setores, divida responsabilidades e funções para otimizar processos e tenha uma estratégia de omnichannel eficiente para o seu negócio.
Defina seus objetivos
Antes de começar a se comunicar, uma empresa precisa definir os seus objetivos. De nada adianta ter uma comunicação eficiente se você não sabe o que quer. Uma empresa precisa definir objetivos e metas para conseguir medir os resultados e tornar a comunicação com o cliente cada vez mais eficiente.
Produzir conteúdo em canais digitais e físicos é um fator primordial para o sucesso de qualquer negócio. A comunicação integrada possibilita a construção de canais de comunicação com o cliente de forma ágil, e gera resultados para a empresa.