Como determinar o perfil de cliente ideal para uma empresa que ainda não possui clientes?
Na ausência de dados mais específicos usados para formar um ICP, as empresas podem usar informações sobre seu público-alvo e algumas inferências para criar um protótipo de um ICP.
Uma vez em uso, ele pode ser corrigido de forma incremental como a principal ferramenta para equipes de vendas e marketing.
Na verdade, o ICP nunca será perfeito, e recomendo sempre atualizá-lo quando as conversões de vendas não atenderem às expectativas.
Quanto mais detalhado você puder descrever seu perfil de cliente ideal, mais eficaz ele será na captura de clientes em potencial com maior potencial de conversão e fidelidade. Qualidade sobre quantidade é uma tradução do ditado quando se trata de atrair novos negócios.
Por isso, tenho uma ótima oferta para você e sua empresa: um processo gratuito para definir o ICP do seu negócio, que funciona para quem já possui os dados e suas métricas.
Depois de conhecer o perfil do seu cliente ideal, é importante fazer o exercício oposto, ou seja, apontar certas características que podem prejudicar seus resultados.
Tais referências não excluem leads, mas orientam a equipe de vendas a identificar oportunidades com baixo retorno e alta complexidade de negociação, que só vão desperdiçar o tempo da equipe.
Por exemplo, objeções e características que indicam que o relacionamento comercial não continuará se desenvolvendo podem garantir que a atenção da equipe de vendas esteja focada nas melhores oportunidades.
Ainda assim, é importante avaliar qual é a dor desse segmento e encontrar explicações para a incapacidade de abordá-los no momento.
Fornecer conteúdo para educá-lo sobre melhorias futuras pode manter essa oportunidade no radar, permitindo que ela funcione ainda mais.