qui. abr 18th, 2024

Diversidade é hoje o maior desafio de comunicação da marca empregadora

 Cada vez mais as empresas querem – e precisam – se comunicar com seus talentos, e um dos maiores desafios para que esta comunicação ocorra de forma efetiva é a diversidade cada vez maior entre seus colaboradores e seus possíveis candidatos. O impacto disso é sentido na percepção das marcas como empresa empregadora e gerir esta percepção dentro e fora da empresa tem sido cada vez mais desafiador, principalmente no que diz respeito à criação da reputação da empresa como um lugar diferenciado de trabalho para atrair e reter os profissionais mais desejados do mercado. “Quando falamos sobre gestão de marca empregadora, também chamada de Employer Branding, pensamos imediatamente na criação de caminhos e possibilidades para dar visibilidade e criar a reputação da marca empregadora dentro e fora da empresa com transparência e verdade. Em uma realidade na qual existe uma grande disputa das empresas pelos melhores talentos do mercado, a estratégia de Employer Branding se torna cada vez mais fundamental”, afirma Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil.

 E quando falamos sobre marca empregadora nos tempos atuais, é preciso falar sobre diversidade. E aqui, segundo Caio, o assunto é muito mais complexo do que abordar somente a contratação de pessoas da comunidade LBGT, negros ou deficientes, por exemplo. Para ele, é preciso falar sobre pluralidade. “Os públicos diversos da atualidade incluem, por exemplo, os profissionais de Tecnologia, os jovens e o pessoal de Meio Ambiente ou de outros setores bem específicos também. Em outros países, esta comunicação plural já tem nome há alguns anos: customização da experiência do candidato. Poucas empresas caminham neste sentido, a não ser algumas da área de Tecnologia, que perceberam esta necessidade mais cedo”, explica Caio.

A importância de tratar a experiência dos candidatos – e dos colaboradores – de forma plural e customizada tem o objetivo de oferecer a estes profissionais a autenticidade que eles tanto buscam hoje em dia em uma empresa na hora de procurar por uma oportunidade de trabalho. Isso é percebido em como a empresa realmente é, como ela atua interna e externamente no dia a dia e como é a área em que estas pessoas vão trabalhar, incluindo a análise de perfil do líder e dos seus potenciais possíveis pares. “Considerando que a exigência de alinhamento de valor com a empresa vem crescendo cada vez mais por parte dos candidatos, não adianta uma marca querer parecer aquilo que não é ou, mais que isso, parecer oferecer o emprego dos sonhos que o candidato busca. A verdade ganha cada vez mais espaço, principalmente quando falamos dos jovens, um público tão difícil de ser engajado”, explica Caio.

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Os jovens buscam os similares, então, não basta uma empresa dizer, por exemplo, que contrata negros se quando este jovem faz a pesquisa ele descobre que será o primeiro negro a ser contratado – e a mesma dica vale para jovens, mulheres ou qualquer outro público. “É preciso amarrar aquilo que se fala com a realidade. Fazer um post no Linkedin ou em evento para contratar públicos de determinados segmentos não funciona mais. Hoje, o processo seletivo é uma via de mão de dupla e, cada vez mais, é o candidato que escolhe a empresa, e não só a empresa que o escolhe. É preciso criar estratégias específicas para conversar com as pessoas de maneira cada vez mais personalizada na hora de contratar”, detalha Caio.

 O processo vai muito além de cumprir tabela ou cota – e vai muito além, também, de publicar uma lista de vagas na rede social ou criar uma página de oportunidades de emprego. É preciso, segundo Caio, apostar em um conteúdo específico sobre cada público que se quer atingir, mostrando colaboradores similares que já trabalham na empresa. “Construir esta jornada é o futuro do mercado de recrutamento e seleção e é o caminho para uma empresa de diferenciar como marca empregadora garantindo, assim, a contratação e a retenção dos melhores profissionais do mercado”, finaliza Caio.

Sobre Caio Infante

Caio Infante é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e com MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, Austrália. Um dos mais bem cotados no ranking HRInfluencer 2001, o profissional tem mais de 15 anos de carreira profissional desenvolvida nas áreas de Negócios das agências de propaganda do País e do exterior. Atuou também no site Trabalhando.com como diretor Comercial e de Marketing chegando a Country Manager da operação. Desde o início de 2017 Caio está na Radancy, onde seu conhecimento por marca empregadora cresceu exponencialmente e hoje ocupa o cargo de vice-presidente regional (LATAM) da agência, mantendo contato com alguns dos maiores nomes mundiais do tema. Caio Infante também é um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, a maior comunidade sobre marcas empregadoras, com mais de 30 mil seguidores.

Caio Infante também é professor da StarSe no curso de Gestão Inovadora para RHs.

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