ter. abr 16th, 2024
Business people shaking hands, finishing up meeting. businessman giving money to his partner while making contract - bribery and corruption concepts.

Entenda como o crédito consignado funciona e quem pode contratá-lo

O empréstimo é uma das alternativas financeiras para realizar sonhos, quitar dívidas e trazer mais estabilidade nas finanças. Dentre as principais modalidades, o empréstimo consignado se destaca por ser uma opção com boas condições de pagamento e bom volume de crédito. 

Mesmo com bastante conhecido no mercado, muitas pessoas ainda possuem diversas dúvidas sobre o empréstimo consignado. Fizemos aqui uma lista com os principais questionamentos para te ajudar a entender quando e como solicitar um empréstimo consignado. 

O que é empréstimo consignado? 

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito com taxas de juros mais baixas e bom prazo de pagamento. Na comparação com outros tipos de crédito, como o empréstimo pessoal, o consignado é uma boa alternativa para obter um volume de crédito bem maior em uma operação vantajosa. 

Saiba maisVantagens e desvantagens da fusão de empresas: quando vale a pena?

Nesse formato, o banco realiza a aprovação do empréstimo e passa a debitar as parcelas da operação na conta salário ou no benefício do cliente — no caso de aposentados e pensionistas. As parcelas do empréstimo consignado podem chegar a até 30% do salário ou benefício do cliente. 

Quem pode solicitar o empréstimo consignado? 

O empréstimo consignado pode ser contratado por aposentados e pensionistas do INSS e funcionários públicos de qualquer esfera. Além disso, trabalhadores contratados no regime CLT podem solicitar esse tipo de empréstimo caso a empresa onde trabalham seja conveniada ao banco. 

Como funciona o processo de contratação do empréstimo consignado? 

A contratação do crédito consignado é bem simples! O usuário pode solicitar o empréstimo no banco e até fazer uma simulação prévia. Com a apresentação de documentos pessoais e de trabalho/benefício, o banco realiza uma análise de crédito e, após aprovação, o contrato é assinado e o valor de crédito é liberado na conta do cliente. 

Depois da contratação, o cliente pode utilizar o valor creditado na conta para qualquer finalidade. A partir do mês seguinte, o banco compensa o valor na conta ou no benefício do cliente. É importante ficar ligado porque o valor será descontado. Dessa forma, o seu salário ou aposentadoria já cai na conta descontado da parcela do consignado. 

Saiba maisEstratégias de asset management: diversificação, alocação de ativos e gestão de risco

É possível contratar mais de um empréstimo consignado? 

Sim, é possível. O limite das parcelas no crédito consignado é de 30% do salário/benefício do cliente. Então, se a pessoa contratar um empréstimo consignado e ainda tiver espaço dentro desse limite para contratar outro, pode fazê-lo sem nenhum problema. 

Preciso de fiador ou alguma outra garantia para contratar o consignado? 

No caso do empréstimo consignado, a garantia de pagamento é o salário/benefício do cliente. Por isso, não é preciso ter fiador ou apresentar alguma outra garantia, como um imóvel ou veículo para fazer o empréstimo. Por ser um tipo de crédito garantido para os bancos, as condições de taxas de juros e prazo de pagamento costumam ser mais vantajosas. 

E se eu for demitido do meu emprego, o que acontece com o empréstimo? 

Essa é uma dúvida muito comum de quem contrata o consignado sendo CLT de empresa privada. Em caso de demissão antes de quitar o empréstimo, você deve se atentar a algumas condições possíveis para quitar a dívida. 

A primeira delas é entrar em acordo com a sua antiga empresa para descontar o valor das parcelas restantes da sua rescisão. Uma segunda opção é fazer a portabilidade da dívida. Então, se você for contratado por outra empresa, verifique se ela é parceira do banco e transfira a dívida para continuar com os descontos mensais das parcelas. 

Saiba maisComo fazer um empréstimo no Nubank?

Agora se você foi demitido e está desempregado ou foi trabalhar em empresa que não tenha parceria com o banco, entre em contato com a instituição para renegociar a dívida em novas condições de pagamento. 

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais vantajosas do mercado, mas antes de fechar o contrato, é preciso entender como esse tipo de crédito funciona e tudo o que está envolvido nessa operação.