qua. nov 30th, 2022

4 tipos de passeios gratuitos (ou quase) que você deveria fazer enquanto o frio não chega

A capital do Paraná é uma das cidades mais bonitas e interessantes do país. Referência nacional no conceito de smart city, esse é um lugar que qualquer turista que gosta de centros urbanos deveria conhecer. Há opções de passeios para todos os gostos e, o melhor, muitos deles são gratuitos.

Como quase todos os destinos da região Sul, Curitiba é bastante visitada no inverno e tem toda uma programação para essa época. No entanto, o verão também é uma ótima época para comprar uma passagem para Curitiba e passar um fim de semana aproveitando as agradáveis temperaturas para passeios ao ar livre.

Nunca visitou Curitiba, mas não tem ideia do que fazer por lá no verão? Ao ver a lista abaixo você não vai mais ter dúvidas de que é uma boa ideia visitar a cidade.

Passear no centro histórico

As construções do centro da cidade são muito bem conservadas e relembram a época em que a capital era apenas a pequena Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Caminhar pelas ruas de pedra e fotografar os casarões coloniais dos séculos XVIII e XIX é um ótimo programa para quem curte história. 

Vale a pena visitar o Sesc, que fica no Paço da Liberdade, pois sempre tem alguma coisa rolando por lá. Para quem gosta de igrejas, vale passar pela Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, a mais antiga da cidade, que ainda abriga um museu de arte sacra com um acervo muito interessante.

No fim do dia, é uma boa ideia sentar em algum dos bares e restaurantes das redondezas, muitos deles a céu aberto. Nas manhãs de domingo, a Feira do Largo da Ordem é um programa tradicional que é uma boa forma de participar da rotina da cidade.

Visitar o Museu Oscar Niemeyer

Vale a pena ver a programação do Museu do Olho, que sempre tem boas exposições itinerantes. De toda forma, o acervo permanente vale uma visita, pois tem obras icônicas de artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Andy Warhol e Tarsila do Amaral.

A parte externa do museu também rende boas fotos, além de ser um lugar agradável para passar um tempo no fim da tarde e apreciar um belo pôr do sol ao lado do grande olho. Quem gosta de fotos vai se divertir explorando as diversas possibilidades que os ângulos da construção oferecem.

Aproveitar os parques

Curitiba é conhecida por ter grandes espaços com área verde. São mais de 30 parques e bosques e todos eles têm entrada gratuita e valem uma visita. Dá para fazer caminhadas, piqueniques, apreciar o pôr do sol e tirar muitas fotos.

Quem mora em Curitiba pode pegar essa dica e visitar um diferente a cada final de semana. A dica para os visitantes é começar pelo cartão-postal da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba. É lá que fica aquela cúpula de vidro famosa, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, mas os jardins também são incríveis.

O Bosque do Alemão é outra área verde que vale a visita. Lá há várias construções que homenageiam os povos germânicos, além de uma floresta preservada e um mirante de onde é possível ver a cidade. As crianças adoram a trilha na mata que simula o conto João e Maria e a biblioteca temática. 

Beber no CuritiBéra

Os amantes de cerveja podem aproveitar o calor para conhecer o CuritiBéra, roteiro cervejeiro da cidade, criado pelo Instituto Municipal de Turismo. Além de experimentar várias cervejas artesanais locais diferentes, é possível visitar algumas fábricas e ver de perto o processo de produção das bebidas.