ter. abr 16th, 2024

Os empreendedores que investem no mundo dos negócios, quando fazem uma pesquisa de mercado, ficam conhecendo as vantagens das franquias que são oferecidas pelas grandes corporações.

As empresas oferecem oportunidades para quem está procurando um novo empreendimento comercial, assim como as pessoas que, mesmo aposentadas, reconhecem que podem produzir ainda mais, e assim garantir uma renda complementar. 

Dessa forma, a escolha por uma franquia se torna uma decisão muito acertada, pois há diversos benefícios relacionados a esse tipo de empreendimento comercial, seja qual for a área de atuação. 

Buscando o sucesso no ramo do empreendedorismo

As pessoas que entendem a importância de empreender encontram nas franquias um meio de ser produtivo e aceito por um mercado que está em constante mudança, assim como os hábitos dos consumidores.

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Sendo assim, é preciso ter ideia de qual ramo se pretende atuar, identificando desde o princípio qual caminho a seguir. É necessário um planejamento de negócios, com o pensamento voltado para:

  • Atendimento a um público-alvo específico;
  • Busca por melhorias e diferenciais;
  • Escolha do negócio certo;
  • Identificação da concorrência;

Portanto, antes de escolher qual a franquia que vai levar ao sucesso nos negócios, é preciso entender em que ponto o empreendedor se encontra e aonde quer chegar. 

No meio do caminho podem aparecer muitos obstáculos e imprevistos, que teimam em surgir não importa em que ordem ou o tempo em que um empreendedor se encontra. 

Por isso é preciso ter iniciativa, proatividade e, em muitos casos, colocar a mão na massa, literalmente. 

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Franquias brasileiras e internacionais na mira

Quando uma pessoa decide investir em uma franquia, é preciso conhecer o mercado para que possa se decidir por uma empresa que ofereça um retorno financeiro interessante. 

Também é importante pensar na satisfação pessoal, trabalhando em uma área que tenha afinidade. Isso permite encontrar uma franquia que se encaixe no perfil e assim o sucesso se torna completo.

Grandes empresas e corporações oferecem a oportunidade de trabalhar com franquias de marcas nacionais e internacionais. 

A maior franquia brasileira está relacionada à área de perfumaria e beleza, sendo a Boticário, que se destaca entre as empresas que trabalham com franquia. 

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Já entre as marcas internacionais que se destacam estão relacionadas à área da alimentação, sendo:

  • Burger King;
  • Domino’s
  • Mc Donald’s;
  • Pizza Hut;
  • Subway.

Outras marcas que se destacam em todo o território nacional são a Cacau Show, rede de postos de abastecimento AM/PM e Lubrax+, CVC Brasil, na área do turismo, e Óticas Carol. 

O mercado tem à disposição, ainda, outros modelos de franquia, relacionados à área de educação, lavanderia, empresa de manutenção de computadores e muitos outros segmentos. 

Cabe ao empreendedor identificar qual a franquia que atende aos requisitos e verificar as exigências para poder investir em um negócio próprio, porém, com uma marca reconhecida no mercado e com um plano de negócios que pode ser ideal para atender a um público cativo. 

Franquias apresentam vantagens significativas

Começar uma empresa do zero pode ser uma tarefa árdua, que demanda muito esforço por parte de quem opta pelo empreendedorismo e, em muitos casos, por causa do amadorismo, acaba arriscando um capital que pode não apresentar um retorno satisfatório. 

Uma das grandes vantagens quando se decide em se tornar um franqueado é que todo o plano de negócios está basicamente pronto. 

Pode ser que alguns ajustes tenham de ser realizados, obviamente, mas uma marca sólida pode ajudar em muitos passos para quem investe no setor de franquias. 

Uma clínica de estética que trabalha com emagrecimento com ozonio, por exemplo, recebe da franquia todo o plano de negócios, com dados importantes como:

  • Área ideal de imóvel ;
  • Divulgação e marketing;
  • Suporte de franqueadores;
  • Treinamento de equipe.

Assim que a escolha da franquia de qual empresa será representante é feita, o empreendedor ou empreendedora recebe todo o apoio necessário para que o empreendimento seja um sucesso.

Contudo, para além disso, como o mercado consumidor está em constante renovação, é preciso identificar as oportunidades, verificar o potencial a ser explorado e compreender como ele se encaixa na sociedade atual, bem como entender quais campanhas podem ser traçadas.

Essa expectativa é válida para municípios menores, que prosperam de tal forma que muitas vezes o sucesso empresarial está no atendimento a um nicho específico, localizado em diferentes regiões. 

Os grandes centros urbanos não devem ser descartados, pois a concentração de população também permite oferecer produtos e serviços diferenciados, mesmo a concorrência sendo maior. Porém, isso é relativo, pois há peculiaridades que podem fazer toda a diferença.

Por que investir no mercado de franquias?

Há muitas razões que se apresentam como a decisiva para escolher o caminho das franquias. Entretanto, vamos destacar ao menos 5 pontos que devem ser analisados e que podem ser definitivos para a decisão final.

  1. Consolidação da marca no mercado consumidor

Conforme o segmento escolhido pelo empreendedor, pode ser que a competitividade seja muito alta. O que ocorre quando se opta pela franquia é que já existe uma marca consolidada, de fácil reconhecimento pelo consumidor. 

Uma franquia que trabalha com Pisante de concreto preço acessíveis pode atender a construtoras, empresas de jardinagem e lojas especializadas no ramo de decoração . Ou seja, pode atender em todo o território nacional e ganhar destaque.

Sendo assim, quando se escolhe em que área vai atender, é preciso compreender que o público-alvo tenha conhecimento da empresa, bem como todas as qualidades e benefícios que estão associados. 

  1. Investimento acessível e seguro

Com um planejamento apropriado e regionalizado, é possível garantir que o investimento em uma franquia, além de acessível em relação ao capital financeiro, pode se mostrar seguro pela marca consolidada em outros mercados. 

Portanto, se a franquia trabalha com lojas de roupas e calçados, por exemplo, instalando antena RFID longo alcance para evitar o furto de produtos, é necessário verificar se há mercado suficiente para atender essa demanda.

Isso não impede de ampliar a área de atendimento da franquia, que pode atender como representante comercial e assistência técnica. 

Para que o empreendedor reconheça a segurança passada pela franquia, vale conhecer outros franqueados e clientes atendidos. Assim, fica mais fácil entender a atuação da empresa na prática. 

  1. Apoio total da empresa matriz

Toda franquia foi o sonho de um empreendedor que acreditou nos produtos e serviços que poderia oferecer para os consumidores. 

O início de uma serralheria que atende o setor da construção civil precisou comprar uma cantoneira de ferro galvanizado preço praticado pelo fornecedor. Porém, com a parceria comercial, ambos saíram ganhando, tornando uma franquia de sucesso e por um custo inicial mais baixo. 

O apoio que as franquias oferecem é próximo a isso, demonstrando que as parcerias comerciais também são importantes e contam com soluções para problemas que já deram dor de cabeça há muito tempo, facilitando a empreitada de novos empreendimentos.

  1. Plano de negócios de curto a longo prazo

São muitos os fatores que determinam o sucesso ou não de uma franquia. Por isso é muito importante ter um plano de negócios real, que se encaixe nas finalidades de quem está apostando nesse tipo de investimento, e da própria empresa que será representada. 

A disponibilidade de uma consultoria ambiental Campinas não impede que a franquia atenda outras regiões país afora, por meio de franquias do mesmo setor. Mas isso demanda um plano de negócios globalizado e que identifique as especificidades de cada região.

Há muitos segmentos que demandam um plano de curto prazo, precisando apontar apenas o local de instalação, a contratação de funcionários, a disposição de maquinários e a matéria-prima principal.

Enquanto outros precisam de um plano de médio e longo prazo, para se adaptar ao local e ao próprio mercado consumidor. 

  1. Propaganda alinhada em ampla escala

Esse é um ponto muito importante e que deve ser levado em consideração por quem está pensando em investir em uma franquia, ou já está inserido no mercado como um franqueado. 

Quando uma marca é reconhecida por fazer parte de uma franquia, as propagandas estão em todos os lugares, em todos os momentos. 

Uma feira ou um evento de negócios, em que a matriz da franquia distribui mochila brinde corporativo, a marca do franqueado estará presente, de alguma forma. 

Esse custo está inserido nos valores repassados para a franquia, e que possuem um orçamento significativo como fortalecimento da marca e valorização do empreendimento, onde quer que ele esteja instalado.

Conclusão

O mercado de franquias passa por um período de ampliação no mercado, visando atender todos os segmentos. 

Seja pelas facilidades acessíveis, ou pelo suporte do franqueador, esse modelo de negócio se torna uma opção que deve ser levada em consideração, por toda segurança oferecida.

Isso porque mesmo as pessoas que não possuem afinidade técnica na área de gestão, ADM condominial ou que não foram proprietárias de uma empresa podem administrar de forma instintiva, dado o suporte recebido pelos franqueadores, além de poderem ir se aperfeiçoando ao longo do tempo.

As oportunidades de negócio sempre estarão em evidência, tanto no acompanhamento do desenvolvimento dos municípios, quanto nas tendências que surgem para se estabelecer. 

Quem quer empreender pode escolher algo que complemente ou seja a fonte principal de renda. Com um plano adequado e uma franquia de sucesso, é possível atender os mais diferentes públicos e encontrar um nicho de sucesso e possibilidade de crescimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.