A identidade visual é responsável por transmitir as missões e valores de um negócio para seu público-alvo. Se bem feita, transmite confiança, torna sua marca facilmente identificável e promove maior lealdade entre seus clientes. Dentre os vários elementos que compõem uma identidade visual, o logo é sua base principal. Dito isso, qual a importância do logotipo?
A fim de responder a essa pergunta, criamos este artigo para explorar mais a fundo a relevância do logo para uma loja virtual, destacando as razões para sua importância e as principais características de um logo criativo. Vamos lá?
- A importância do logotipo na identidade visual: 4 motivos para caprichar no seu
- Causar uma primeira impressão marcante
- Distinguir seu negócio da concorrência
- Grudar sua empresa na mente das pessoas
- Estimular a lealdade com sua marca
- Como criar um logo criativo para loja virtual?
- Principais características de um bom logo
- O que evitar em um logo?
- Tudo entendido sobre como fazer um logo criativo para sua empresa?
A importância do logotipo na identidade visual: 4 motivos para caprichar no seu
Ao lançar um e-commerce do zero, o logo é um dos componentes-chave da sua marca. Ele estará impresso nas suas redes sociais, produtos, site e, acima de tudo, na mente dos seus clientes.
Uma identidade visual consistente torna seu negócio mais memorável, além de agregar valor aos seus serviços ou produtos. Combinando isso com boas estratégias de marketing digital e o conhecimento adquirido em cursos de e-commerce, você estará a um passo de estabelecer o lugar da sua empresa no mercado.
A seguir, separamos algumas das principais razões por que você deve investir em aprender como criar um logo criativo para loja virtual. Continue a leitura e confira!
Causar uma primeira impressão marcante
O logo é a apresentação da sua empresa aos seus potenciais clientes e você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão. Quando bem pensado, ele tem o poder de capturar a atenção da sua audiência e comunicar de forma interessante suas missões e valores principais.
Um logo com um toque de humor, por exemplo, pode causar emoções positivas e despertar a curiosidade da sua audiência, fazendo com que ela queira conhecer melhor sua marca e produtos.
Você também pode usar as mesmas cores do logotipo na sua loja virtual com uma boa paleta de cores.
Distinguir seu negócio da concorrência
Muitas vezes, logos como os da Nike e da Adidas ocupam os mesmos espaços, como nas lojas de calçados. Por esse mesmo motivo, a função do logotipo de distinguir sua empresa da concorrência é tão importante.
Ao passarem pelos mais diversos ambientes físicos e virtuais, seus consumidores saberão, ao avistarem seu logo, onde encontrar seus produtos. Ele é o principal sinalizador da sua presença em lugares competitivos.
Grudar sua empresa na mente das pessoas
Vamos fazer um rápido exercício de memória. Vou citar os nomes de algumas marcas famosas e quero que você reflita sobre o que vem à sua cabeça. Pronto?
Coca-Cola, McDonald’s, Starbucks, YouTube, Apple, WhatsApp.
Talvez você esteja com sede ou fome e tenha pensado antes em um copo de Coca-Cola bem gelado ou no seu hambúrguer preferido. Ainda assim, aposto que os logos dessas marcas também surgiram na sua mente.
Isso acontece porque cada uma dessas empresas possui logos marcantes e um excelente trabalho de branding. Pelo seu formato e suas cores memoráveis, o logo com o “M” do McDonald’s costuma ser identificável a dezenas de metros de distância. O mesmo acontece com a Coca-Cola e sua tipografia única e distinta.
Estimular a lealdade com sua marca
Conforme sua empresa cresce, seu logo se tornará cada vez mais comum e identificável para um grupo amplo de consumidores, fazendo com que eles reconheçam sua marca de longe, logo no primeiro contato visual.
Um bom logo remete a momentos passados de relacionamento com sua marca ou de referências recebidas de terceiros. Além disso, ao sentirem que já avistaram sua marca em outras ocasiões, seus potenciais clientes criam a noção de que sua empresa é confiável e acessível.
Como criar um logo criativo para loja virtual?
Um bom logo deve estar alinhado à sua indústria e aos valores da sua empresa. Mas, acima de tudo, ele deve grudar na mente dos seus clientes.
Algumas escolhas criativas devem levar em consideração o tom do seu negócio. Um logo com a imagem de um cacto sorridente não passará tanta seriedade a um escritório de advocacia, por exemplo. Em contrapartida, ele pode ser exatamente o que um e-commerce de mudas de plantas precisa.
Para lhe ajudar na escolha do seu logo, fizemos duas listas com o que não pode faltar e o que evitar em um logotipo. Confira:
Principais características de um bom logo
- Possui símbolos que captam a essência da sua marca;
- É original, fácil de lembrar e identificar;
- Pode ser adaptado a vários formatos;
- Transmite maior confiança no seu negócio;
- Causa identificação na sua persona;
- É atemporal.
O que evitar em um logo?
- Clichês da indústria;
- Fontes difíceis de ler;
- Desenhos amadores;
- Copiar a concorrência;
- Seguir modas ou tendências passageiras.
Tudo entendido sobre como fazer um logo criativo para sua empresa?
O logotipo é a comissão de frente de uma boa identidade visual. Ele é o primeiro contato dos clientes com seu negócio e o principal meio pelo qual eles identificarão sua marca. Por isso, é importante dar a devida atenção ao criar o seu.
Por sorte, ferramentas gratuitas como o criador de logo tornam esse processo muito mais fácil. Além de dispor de dezenas de opções de aparência profissional, é possível personalizar seu favorito de acordo com suas preferências.
Esperamos que, com nosso artigo, tudo tenha ficado claro sobre a importância do logotipo. Se bem feito, um bom logo é capaz de fixar sua empresa na mente do seu público-alvo, potencializando as chances de seu empreendimento atingir o sucesso esperado. Também recomendamos que use um bom criador de slogan para complementar a experiência do cliente com a sua marca.
Com tudo isso dito, desejamos boa sorte na idealização da sua marca e boas vendas!
Artigo escrito por Raphael Guedêlha, redator de conteúdo da Nuvemshop. Já trabalhou como portuário, tradutor, mas encontrou no Marketing Digital o melhor canal para dar vazão ao que mais gosta de fazer: escrever e ajudar pessoas com suas ideias.