qui. dez 5th, 2024

Conheça quais os principais centros de especialização para residência médica no país

A residência médica é um grande passo na vida do profissional de medicina, pois é o momento em que ele vai decidir a área em que irá trabalhar o resto da sua vida, onde vai estudar e quais mudanças isso acarretará para a sua vida. A escolha é um grande passo e deve levar em conta o local e as suas perspectivas.

Por exemplo, muitos decidem ir para São Paulo fazer sua residência, já que é o centro de estudos do país. A residência médica em Minas Gerais também é bastante desejada, pela sua forte oferta de programas de residência e local que oferecem alta qualidade de vida.

Melhores lugares para fazer residência médica

Em todas as regiões do país existem programas de residência médica para médicos que querem se especializar. Mas existem alguns lugares que são considerados centros da residência médica no país.

Saiba maisCannabis medicinal é aliada na saúde e no rendimento de atletas paraolímpicos

1. São Paulo

A maior cidade do Brasil não poderia ficar de fora, não é mesmo? A capital do estado de São Paulo atrai milhares de estudantes para os programas de residência médica em diversas especialidades todos os anos.

Alguns fatores influenciam bastante na hora de escolher a cidade, como as parcerias com instituições de outros países, instituições com mais recursos e avanços tecnológicos. Outro fator importante é que você terá mais contato com casos clínicos mais complexos e em volume maior, o que é importante para crescer em sua carreira.

Além disso, você estará entre os profissionais que passaram pelos processos seletivos mais difíceis do país, que estudaram muito. E são eles que estarão na linha de frente com você, dividindo os plantões e aprendizados. Em São Paulo, podemos citar como mais relevantes as instituições: 

  • USP: a Universidade de São Paulo é uma das mais renomadas do país e conta com mais de 50 especialidades;
  • Unicamp: é uma das mais disputadas do estado e apresenta mais de 40 especialidades;
  • Unifesp: possui mais de 50 anos de ampla produção científica e mais de 80 especialidades.

2. Minas Gerais

O estado de Minas Gerais também oferece aos estudantes grandes oportunidades para sua carreira médica, pois a região conta com excelentes hospitais e programas de residência em diferentes especialidades. Entre as principais instituições de Minas, estão:

Saiba maisExercícios combinados com estimulação transcraniana podem ser benéficos a pacientes com Parkinson
  • Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): além da capital, recebe pacientes das cidades próximas. Atendendo pelo SUS, é o primeiro no estado todo a atuar com práticas cirúrgicas menos invasivas no tratamento do câncer na bexiga;
  • Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): oferece ótima qualidade de vida e boa infraestrutura. Considerado o terceiro maior hospital de toda a rede de ensino mineira, há, aqui, a oferta de pelo menos 39 especialidades.

3. Rio de Janeiro

Abriga uma das mais importantes escolas de medicina do país, além de hospitais e instituições de ensino tradicionais. Algumas das insituições nas quais o profissional poderá cursar sua residência são: 

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro: tem o processo seletivo integrado com outras instituições, como o INCA e possui uma única fase;
  • Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ): a residência é feita na própria secretaria e em unidades parcerias.

4. Curitiba

A capital paranaense tem excelentes programas de residência em especialidades variadas, além de contar com hospitais de referência incríveis. O edital do principal programa é um processo seletivo unificado feito por meio da UCAMP (Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná).

5. Porto Alegre

Possui programas de residências famosos, como os de oncologia, cirurgia e pediatria. A maior parte dos processos seletivos são feitos por meio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Além disso, ainda oferece programas na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e no Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Saiba maisCorrida: 10 dicas para começar do zero e chegar à primeira prova de 5 km