qui. abr 25th, 2024

A comunicação bidirecional é o que garante a saúde das grandes empresas de sucesso dos dias de hoje, e o motivo para isso é muito claro.

Com a grande quantidade de preocupações e detalhes minuciosos presentes na vida moderna, se comunicar bem é o segredo não só para viver em harmonia, mas também para conseguir trabalhar adequadamente e em paz com todos os integrantes da corporação.

Uma empresa de limpeza de colchão, ainda que esteja super equipada com as melhores ferramentas do mercado, fazendo uso de tecnologia de ponta e grande investimento financeiro por parte do empresário, não ficará muito tempo no jogo sem se comunicar bem.

É fato que o  que as organizações mais estão prezando hoje é por profissionais capacitados, não só para o cargo que irão ocupar e o ofício que irão desempenhar, mas também para se comunicar de maneira clara e objetiva no ambiente onde ficarão.

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Inclusive, a comunicação é uma das atribuições dos grandes cargos, e está presente como matéria e conteúdo dos cursos profissionalizantes.

Corporações apostando em modelos de atuação mais modernos, investindo em construir as suas sedes em endereço comercial coworking, para facilitar o entrosamento das equipes, e práticas consistentes de incentivo ao networking, atestam a importância da comunicação.

Além do networking, que é a boa comunicação entre pessoas no trabalho, as grandes empresas estão investindo rios de dinheiro para levar essa via de mão dupla na comunicação com os clientes, através das estratégias de marketing.

Logo, para receber o retorno dos clientes, as plataformas virtuais são a aposta número um, de maneira que o marketing digital é a nova face do velho marketing, que veio para ficar.

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Na leitura deste artigo, será possível ver como as pessoas anseiam por uma comunicação bidirecional em todos os âmbitos do mercado, desde o pedido de alimentos até mesmo no atendimento para renovar cnh pcd.

O texto explicará o que é a comunicação bidirecional no marketing digital, além de ilustrar boas razões para que ela seja promovida neste mercado, bem como listará as suas vantagens em detrimento da comunicação arcaica e unidirecional.

Comunicação bidirecional: do que se trata?

Comunicação bidirecional é aquela que é inteiramente baseada na participação interativa das duas partes, tanto do emissor quanto do receptor. Dessa forma, é dispensável a presença de um intermediador

Isso significa que o interlocutor é, ao mesmo tempo, uma espécie de locutor que a empresa deve também dar ouvidos. É o caso dos feedbacks que os clientes dão pelos serviços recebidos de uma corporação.

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Logo, uma empresa que faz um projeto fachada residencial e possui uma plataforma virtual de comunicação com o seu cliente, já sabe que terá a sua boa fama garantida no mercado.

Esse é um estilo de comunicação direta, e pode ser tanto interna quanto externa. Além do mais, ela poderá ocorrer em aplicativos de mensagem rápidas, chats privados, atendimento através de suportes online, fóruns públicos, além de outras redes sociais.

São diversas as possibilidades, além de que essa forma de comunicação pode refletir inclusive no próprio produto.

É muito comum vermos empresas produzirem produtos, para a entrada de sua esteira, com mensagens contidas no vocabulário do público-alvo, como é feita na confecção da pulseira de silicone personalizada.

Essa é uma prova de que a comunicação ocorre dos dois lados da relação dessa marca com o seu público.

O marketing feito nas redes hoje é simplesmente uma evolução do que sempre aconteceu nas ruas.

De tanto um vendedor fazer as suas ofertas no boca a boca, ele acabava conseguindo consolidar um padrão consistente de comunicação.

Mas um vendedor realmente esperto não permanecia apenas na posição de bom orador. Era preciso falar o que o público queria ouvir e o que os clientes precisavam escutar.

Para isso, era necessário que o comerciante fosse também um bom ouvinte.

A estratégia de publicidade de um negócio é composta pelo vocabulário presente na comunicação do público.

Dessa forma, a esteira de relacionamento se tornava uma via de mão dupla, e quem lidasse com isso com maior maestria vendia sempre mais. Hoje, os esforços estão todos migrando para a web.

Os cartazes tornaram-se anúncios nos sites, os cartões de visita são os stories e os panfletos estão todos presentes no feed, alinhados segundo conforme mandam os padrões estéticos.

O totem de papelão personalizado das lojas, shoppings e farmácias se tornaram criativos de Instagram e Facebook, e a tendência é a inovação crescer cada vez mais.

Além da relação com o cliente, a comunicação para com os colaboradores da empresa também assumiu um caráter duplo, onde se dá e recebe, fala e ouve.

O modelo bidirecional é um método facilitador da comunicação dentro das corporações, que possui o potencial de minimizar os possíveis conflitos, bem como fortalecer o relacionamento mútuo.

Seja em um projeto no mercado financeiro ou no monitoramento eletrônico residencial, com essa premissa bem aplicada, os profissionais não perdem tempo com falhas na transmissão nem no entendimento dos comandos e ordens.

Tanto dos patrões com os empregados, dos superiores com os subordinados, quanto de todos os colaboradores para com os clientes, a comunicação bidirecional chegou para mudar de uma vez para sempre a forma de se relacionar em local de trabalho.

Mas, para que esses conceitos cheguem à sua aplicação prática efetiva, é imprescindível a criação de canais de diálogo, e as mídias sociais estão aí para isso.

Comunicação bidirecional X unidirecional

A comunicação unidirecional, como o próprio nome diz e a intuição sugere, é aquela que é emitida de um só lado e recebida pelo outro, sem trocas nos papéis e nem maiores interações. A comunicação unidirecional é, dessa forma, o oposto da bidirecional.

Mas é justo salientar que a modalidade unidirecional possui as suas limitações diante da possibilidade de se ter uma comunicação de mão dupla. 

Muitas vezes, esse impedimento pode dar prejuízo a uma empresa, o que pode trazer obstáculos à comunicação saudável.

Um exemplo disso são os julgamentos que são feitos em local de trabalho, entre os colaboradores. Infelizmente, sendo característica principal de muitas relações patrão-empregado.

Dessa forma, a totalidade das empresas que estão se inovando está adotando uma abordagem de CNV, cuja sigla representa a Comunicação Não-Violenta.

Essa é uma forma eficaz de ir aos poucos eliminando os julgamentos e preconceitos das abordagens e falas presentes nos relacionamentos profissionais.

Portanto, o método da Comunicação Não-Violenta, que está sendo tão bem recebido nas grandes corporações, é um grande exemplo da modalidade bidirecional de comunicação.

Mas isso tudo não significa que a comunicação unidirecional seja um modelo ruim. No caso do marketing e no relacionamento com o cliente, os exemplos desse modelo sempre foram vistos nas revistas e jornais de sempre, onde não existia interação direta.

Com o advento da internet, houve uma possibilidade nunca imaginada antes de se otimizar totalmente a comunicação. Dentro desse mundo, o modelo bidirecional proporcionou uma interação simultânea e direta entre dois ou mais interlocutores.

Mais que isso, proporcionou uma forma clara e segura de se comunicar, junto com a possibilidade de respostas extremamente rápidas.

Se uma marca que vende produtos para pets fornece um determinado tipo de passeador cães e, depois de certo tempo, aquela solução se torna insuficiente para a demanda dos clientes, é através da resposta deles que a empresa poderá se renovar.

Para resumir tudo, um dos nomes atribuídos ao progresso da comunicação empresarial mundial e na otimização de campanhas de vendas é a comunicação bidirecional.

Ela proporciona a agilidade para a emissão e recebimento de mensagens, junto com o benefício do feedback dos ouvintes, ao passo que a comunicação unidirecional possui apenas uma direção para saída e chegada de mensagens.

Vantagens da comunicação bidirecional na internet

Depois de tudo o que foi visto até aqui, é útil finalizar com algumas razões para utilizar a comunicação bidirecional no marketing digital e fazer bom uso dos meios que a internet proporciona hoje.

Entre as vantagens do uso correto desse método, é possível listar:

  • Transmissão de confiança;
  • Prevenção de crises;
  • Humanização da marca;
  • Melhora nas vendas;
  • Satisfação dos clientes.

Afinal, para um negócio que manifesta confiança aos seus consumidores funcionando a todo vapor, atingir o topo do mercado e derrotar os concorrentes será apenas uma questão de tempo.

Como foi abordado, uma boa comunicação é essencial também para a harmonia entre os integrantes da empresa.

Dessa forma, para solucionar rapidamente qualquer problema sem deixar o cliente ser afetado, o modelo de comunicação bidirecional é essencial.

Junto a todos esses fatores, uma empresa que permite a interação dos seus clientes para o desenvolvimento da marca ganha a reputação de ser uma empresa mais humana e, consequentemente, satisfaz os seus clientes e aumenta as suas vendas.

Considerações finais

O marketing digital é uma das maiores sensações do momento, e todos os segmentos podem fazer bom uso dele.

Se tem uma coisa que é impossível não notar é que o que mais encanta os clientes é a comunicação da empresa ser rápida, transparente e, principalmente, refletir completamente o valor do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.