qui. dez 1st, 2022

Entre as muitas possibilidades de atuar no mercado, uma das principais é empreender. Mas surge uma dúvida muito comum nesse processo, que é como começar uma empresa do zero. Há etapas que podem ser fundamentais para atingir esse objetivo.

Qualquer pessoa que queira se tornar um empresário tem, de alguma maneira, a ideia de que o processo não é tão simples. De fato, há vários aspectos envolvidos, e que precisam ser devidamente gerenciados para que a empresa possa começar a funcionar.

Quando um novo colaborador entra na companhia, é verdade que ele passa por um período de adaptação, no qual precisa conhecer mais sobre a rotina do local para realizar o seu trabalho da melhor forma possível.

No entanto, ele já encontra a estrutura do estabelecimento toda pronta. Sendo assim, o seu papel é entender o processo e desempenhar as funções pertinentes ao seu cargo, não precisando avançar para outros departamentos.

Ao abrir um negócio, esse cenário muda totalmente. Quem quer abrir uma empresa de limpeza predial, por exemplo, precisa conhecer não apenas o mercado no qual está iniciando, mas também deve dominar uma série de aspectos que o envolvem.

Qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, precisa de vários departamentos internos para funcionar. Há, por exemplo, o setor financeiro, o de vendas, o de atendimento, o de recepção, entre outros.

Diante disso, o empresário que quer começar a empreender deve entender como se dá essa dinâmica, como organizar os setores, como funciona o seu nicho em termos de fornecedores, de perfil de clientes e outras características essenciais do segmento.

Ou seja, é fundamental que ele adquira conhecimentos antes de começar uma empresa do zero, de modo a evitar e prevenir situações que podem não apenas comprometer a qualidade dos seus serviços, como também de diminuir os lucros e trazer prejuízos.

Este artigo foi desenvolvido com o intuito de auxiliar os futuros empresários a dar início a um novo projeto empresarial, levando em conta os fatores que podem contribuir de forma positiva dentro desse processo. Siga na leitura para saber mais sobre o assunto.

Como começar uma empresa do zero?

Muitas pessoas descobrem desde cedo a sua vocação para o empreendedorismo. Diante disso, passam a realizar atividades para começar a ganhar dinheiro e construir assim o seu meio de trabalho.

Há quem tenha facilidade em cozinhar, de modo que aceita encomendas para preparar bolos e quitutes para festa, depois acomoda-os em embalagem plástica individual para docinhos e faz a entrega do pedido.

Outras pessoas acabam por abrir um espaço físico e começam a vender produtos diversos. Há também quem realize serviços por conta própria, como cuidar de crianças ou cultivar jardins. Todos esses meios de atuação são uma forma de empreender.

Um bom empresário, no entanto, deve ter em mente que é possível começar um negócio de maneira formal, ou seja, de se preparar para abrir uma empresa e fazer com que ela cresça e se torne um estabelecimento de referência no mercado.

Para isso, é preciso colocar em prática alguns pontos fundamentais, que são simples, mas que fazem toda a diferença para quem quer começar uma empresa do zero. São eles:

  • Fazer um plano de negócios;
  • Realizar pesquisas de mercado;
  • Formalizar a empresa;
  • Montar um fluxo de caixa;
  • Buscar capacitação técnica.

A primeira etapa que é necessária para quem quer empreender é montar um plano de negócios. Isso significa que é preciso colocar no papel o que será preciso fazer para dar início ao processo de abertura da empresa.

Ao mesmo tempo, é essencial realizar uma pesquisa de mercado. Assim, quem quer trabalhar com microblading, deve buscar informações sobre o seu nicho, conhecer como as empresas trabalham e todos os aspectos do seu setor.

Também é fundamental formalizar o empreendimento, o que quer dizer abrir um CNPJ e assumir todos os custos e obrigações de pessoa jurídica. Isso é essencial para evitar problemas e para regularizar a atuação no mercado.

Ao mesmo tempo, é preciso montar um fluxo de caixa, de modo que seja possível gerenciar adequadamente as entradas e saídas de dinheiro da empresa, seja no recebimento de pagamentos das vendas ou para pagar o salário dos colaboradores e os demais custos.

Por fim, é indispensável buscar capacitação técnica tanto para a gestão da empresa quanto para a realização de um serviço, como o de limpeza de colchão box. Afinal, isso é o que vai garantir o sucesso da companhia, internamente e com o seu público.

Tendo esses primeiros aspectos em mente, o futuro empresário já se destaca dos demais, uma vez que não está se inserindo em um novo projeto sem conhecer fases importantes para que o negócio possa se estruturar da melhor forma possível.

Qual o momento certo para começar a empreender? 

É verdade que muitas pessoas acabam adiando o sonho de ter o seu próprio negócio por não saber qual é o momento certo para empreender. Além disso, se sentem despreparadas, o que é um problema para quem deseja começar uma empresa.

No entanto, seja para realizar a construção de fachada de loja de roupas ou para vender automóveis, é sempre importante que o futuro empreendedor saiba qual é o momento certo para começar o seu negócio.

De fato, o melhor momento para empreender pode ser agora, desde que o empresário tenha em mente alguns aspectos que fazem toda a diferença para o sucesso do seu empreendimento.

O primeiro deles é definir exatamente em qual ramo quer atuar. Afinal, quem possui dúvidas sobre isso pode acabar não se empenhando da forma adequada dentro de um nicho, o que resulta em problemas para o desenvolvimento da empresa.

Além disso, é essencial que ele tenha uma reserva no caixa do negócio. Principalmente para os primeiros meses, que pode demorar a dar retorno para cobrir as despesas da empresa e para render um valor para o pagamento de salários.

Mais um aspecto de suma importância é ter confiança no seu potencial. Um empresário que deseja abrir um novo negócio, como o de serviço de copa, precisa estar preparado e confiante de que conseguirá gerenciar a sua empresa com sucesso.

Diante disso, é possível ter maior certeza sobre o momento certo para começar um novo empreendimento, o que renderá conquistas importantes para o empreendedor, para o seu estabelecimento e para os seus funcionários.

3 passos necessários para começar

Depois de entender mais sobre como começar e qual o momento certo para dar início a um novo negócio, também vale a pena conhecer alguns passos que são necessários nesse processo, e que vão auxiliar o empresário de forma prática.

1. Saiba o que você precisa para começar

Após montar um plano de negócios, o empresário começa a vislumbrar o que ele precisa para dar início ao seu novo empreendimento.

Isso inclui saber o que é preciso adquirir para começar. Alguns exemplos disso são os equipamentos de informática, como computadores e impressoras, maquininhas de cartão e outros acessórios que vão permitir a realização dos serviços.

Para negócios mais específicos, como o de limpeza de carpete empresarial, pode ser necessário adquirir os equipamentos que permitam a realização das atividades. Portanto, listar o que é preciso para começar é fundamental.

2. Invista em diferenciais

É essencial que empresas que acabaram de abrir as suas portas tenham meios de conquistar clientes mais facilmente. Para isso, uma dica é investir em diferenciais, que atraiam mais pessoas e permitam que novos negócios sejam feitos rapidamente.

Um exemplo disso pode ser oferecer prazos menores de entrega, o que é possível quando a agenda está mais vazia no começo. Além disso, criar um programa de fidelidade para estimular o consumo recorrente é essencial para gerar novos pedidos.

Sendo assim, é interessante que o empresário pense em estratégias que chamem a atenção do público, o que ajuda na captação de clientes nessa etapa inicial. 

3. Ofereça qualidade

Assim como é essencial investir em segurança no trabalho dentro de uma empresa, há um elemento indispensável para que um novo negócio conquiste o seu espaço no mercado: oferecer qualidade aos clientes.

Isso significa disponibilizar ótimos produtos, serviços de qualidade e atendimento de excelência. Portanto, garantir que cada experiência do cliente com a sua empresa seja positiva é essencial para que uma nova empresa se destaque no mercado.

Ter em mente esses três passos, além dos já mencionados neste artigo, é fundamental para abrir uma empresa do zero, mas de forma inteligente e estratégica. Afinal, esse é o melhor caminho para o sucesso de um empreendimento.

Considerações finais

Começar um novo negócio pode ser difícil, mas é ainda mais temerário se não houver um planejamento minucioso do que deve ser feito para que ele possa crescer e atingir novos patamares.

Sendo assim, se você é empresário, não deixe de seguir as dicas mencionadas neste conteúdo e tenha maiores resultados na abertura do seu novo negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.