sáb. dez 2nd, 2023

Projeto Adote um copo, em apenas nove meses, gera economia de 35% e parceria com Eureciclo alcança 18 mil toneladas recicladas por meio da compensação ambiental

Há alguns anos, o tema Meio Ambiente tem sido destacado com atenção para estimular a conscientização da sociedade para uma postura crítica e ativa de todos em relação aos problemas ambientais em todo o mundo. E a realidade é que isto é um dever de todos, sejam pessoas físicas, empresas ou instituições.

A VEM, empresa referência na produção de utensílios para food service e consumidor final, entende seu papel neste contexto e, ao longo dos anos, vem desenvolvendo projetos de compensação ambiental para equilibrar as dimensões econômicas, sociais e ambientais em prol do desenvolvimento sustentável do planeta.

É necessário que todos tenham a compreensão de que cada ser humano – individualmente ou no coletivo – pode fazer a diferença na diminuição dos impactos à natureza para a preservação do meio ambiente.

Desde a Eco-92 (Rio-92), evento símbolo sobre mudanças climáticas provocadas pelo ser humano, instituições e pensadores vêm buscando maneiras de eliminar impactos contra a natureza. Uma das mais importantes é a compensação ambiental que promove o equilíbrio entre a produção empresarial e a preservação do meio ambiente, ou seja, as empresas se responsabilizam por cuidar dos materiais que produzem e fazem a compensação por meio da reciclagem.

É fato que a quantidade de materiais produzidos alcançou patamares muito elevados. Para dar um exemplo, no Brasil, diariamente, são consumidos mais de 720 milhões de copos descartáveis. Número que traz impactos severos ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta.

Projeto Adote um Copo

No Brasil, são consumidos mais de 720 milhões de copos descartáveis. Já dados do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), publicados pela PUC MINAS em 2017, mostram que o colaborador de uma empresa utiliza, em média, 1.056 copos descartáveis por ano. Um número extremamente elevado e que causa impactos severos ao meio ambiente.

Para mudar essa realidade é preciso incentivar o consumo consciente e inteligente de produtos com mais resistência e segurança, que possam ser reutilizáveis por anos e até décadas. Esse é o DNA da VEM, desenvolver produtos com tecnologia de ponta, alta qualidade, maior resistência, que facilitam o dia a dia das pessoas e, principalmente, 100% recicláveis.

E foi apostando em uma ação de sustentabilidade que a VEM criou o projeto “Adote um Copo”, em janeiro deste ano, que contou com a adesão total de todos os seus 71 colaboradores.

Levando em conta o número de funcionários e o consumo de copos descartáveis por mês de cada um (cerca de 88 copos), resultaria na utilização de 6.248 copos descartáveis mensalmente. Ao longo desses nove meses do projeto, seriam 56.232 copos descartáveis, que a um custo médio alcançaria o valor de R$ 3.936,24.

“Enquanto as empresas continuarem acreditando que sustentabilidade e lucro não andam juntos, elas vão continuar perdendo dinheiro. O projeto Adote um Copo, por exemplo, elimina copos descartáveis de um empreendimento e pode fazê-lo economizar mais de 35%, em 9 meses”, destaca Renata Oliveira, Diretora da VEM.

Parceria com Eureciclo

Para garantir o impacto positivo ao meio ambiente e trazer a transparência no gerenciamento de seus resíduos com manejo sustentável, a empresa firmou uma parceria com a entidade eureciclo, além de diversas campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem.

“A parceria entre VEM e Eureciclo começou pela vontade em criar um futuro mais sustentável, afinal, empresas são parte da sociedade e devem contribuir com seu crescimento. E deu certo. Só em 2022 foram 18 mil toneladas recicladas, mas é só o começo!”, avalia a executiva.

São ações simples como o uso de produtos reutilizáveis que, além de reduzir gastos a médio e longo prazos, possibilitam um futuro mais sustentável. Um bom exemplo é deixar de utilizar copos descartáveis em casa ou no trabalho, já que demoram até 400 anos para se decompor na natureza quando não têm seu descarte feito corretamente.

Já as empresas, cada vez mais, precisam criar soluções para reciclagem e descarte correto de seus produtos. Atitudes fáceis de serem realizadas quando se deixa de pensar em si mesmo para pensar no coletivo, partindo para criar hábitos que permitem mudanças no comportamento para respeitar o meio ambiente.

Fundada em 2014, Thiago e Luciana Oliveira, co-fundadores da eureciclo, trouxeram ao Brasil um projeto que viria a revolucionar a forma como administramos os resíduos sólidos. A decisão veio após avaliarem os baixos índices de reciclagem e por serem apaixonados por transformar o mundo em um lugar mais sustentável.

Em seguida, foi criada a New Hope Ecotech (eureciclo), trazendo a primeira tecnologia para rastreamento dos resíduos pós-consumo do Brasil, que ganhou forma através do selo eureciclo e se consolida como uma solução que atende a necessidade das empresas para cumprimento da Logística Reversa de Embalagens.

Ao longo dos anos, a solução já é reconhecida em mais de 10 premiações e segue conquistando a adesão das empresas, dos consumidores e de outras entidades. Hoje, são mais de 6.700 marcas parceiras que perceberam que com o selo eureciclo a Logística Reversa de Embalagens pode ser mais simples e transparente.

Sobre a VEM (www.mundovem.com.br)

Fundada em 2009, a empresa 100% brasileira conta com mais de 2 mil itens de silicone, polisulfona, tritan, policarbonato e polipropileno desenvolvidos para serem soluções de economia para negócios Horeca (como bares, hotéis, restaurantes, buffet, cafés, padarias, confeitarias, lanchonetes, hospitais, sorveterias e açaiterias), além do consumidor final.

Além de oferecer produtos práticos, com design arrojados e criativos, a VEM desenvolve soluções reais para as demandas do dia a dia, como produtos resistentes às temperaturas e aos impactos, recicláveis, com design marcante e formatos inteligentes, ideais para o empilhamento.

Todos os utensílios têm a certificação da Falcão Bauer, além de estarem em conformidade com a FDA e a Anvisa. Isso significa que os produtos não contaminam os alimentos, garantindo mais segurança para todos.

A VEM também está presente no Paraguai e Uruguai com embarques regulares de produtos das linhas para HoReCa (BHR). O próximo passo, a médio e longo prazos, são os mercados-alvo mais maduros dos Estados Unidos e Europa.

Mais informações em www.mundovem.com.br