sáb. nov 26th, 2022

Todos sabem da importância da higiene bucal nos dentes, mas o que muitos acabam esquecendo no momento da escovação, é limpar a língua. Essa é uma área tão importante quanto qualquer outra quando se diz respeito à cavidade bucal. 

Uma coisa que vale sempre lembrar, é que os cuidados com a higiene bucal devem estar presentes desde cedo, principalmente na infância. Ou seja, quanto antes uma criança for a uma clínica odontologica, melhor será para a saúde dela nessa área. 

Esses hábitos, assim como a escovação, devem ser incentivados desde cedo para prevenir futuros problemas.

Dessa maneira, caso não conheça quais são os principais cuidados com a higiene de sua língua, é importante que você se atente a certos detalhes, para que não se depare com complicações e tenha que resolver com tratamentos mais complicados ao longo do tempo. Caso esteja com algum problema, visite um consultório dentista.

Perigos da má higienização bucal

Antes de falar quais são os principais cuidados que se deve ter com a higiene da língua, é importante dizer os perigos que uma higienização bucal mal feita irá trazer para seus dentes. Em alguns casos, até mesmo para a saúde no modo geral.

Quando apresentar qualquer enfermidade na saúde bucal, não deixe de realizar uma consulta em uma clínica dentária, para tratar de qualquer problema o quanto antes.

Uma coisa que pouca gente acaba lembrando, é que a língua, assim como os dentes, também pode ser um ninho de proliferação de bactérias, já que os restos de alimentos podem ficar retidos nela, causando diversos problemas bucais, como, por exemplo:

  • Xerostomia;
  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

Quando esses microrganismos ficam acoplados na língua, eles podem facilmente se locomover por todo o sistema da pessoa, ou seja, essas bactérias podem trafegar livremente pelo corpo, caso possuam acesso pela boca. 

Para eliminar esses germes, visite uma clínica 24 horas dentista.

Outro ponto importante, é quando sua língua demonstra um aspecto esbranquiçado. Na maioria das vezes, as pessoas pensam que isso é algo normal, mas não é.

Isso pode se tratar de um problema chamado saburra lingual, que é um indicativo de que sua saúde bucal está sendo comprometida pela má higienização.

Dessa maneira, se perceber que há qualquer alteração na coloração da sua língua, não deixe de ir ao dentista, de preferência o mais rápido possível, para que ele possa te instruir da melhor forma. 

Além disso, caso esteja com problema na gengiva, por exemplo, consulte um dentista que cuida da gengiva.

Cuidados com a higiene da língua

Agora que passou a ficar mais claro a importância da higienização, não somente na língua, mas na cavidade bucal inteira, é fundamental que se conheça os principais cuidados que se deve ter que se diz respeito à higiene da língua.

    1. Sempre escovar ela

Uma coisa que muita gente acaba esquecendo de fazer, ou faz somente em alguns períodos, é realizar a escovação da língua, juntamente com os dentes. 

Tome cuidado quando for realizar essa escovação, pois é muito comum sentir ânsia de vômito nesses momentos, ainda mais se usar uma escova normal.

    2. Utilizar raspador

Como foi dito, as pessoas sentem muita ânsia quando realizam a escovação com uma escova normal. É para isso que serve o raspador, já que ele é feito com o propósito de escovar a língua sem que haja esse tipo de problema.

    3. Usar outros produtos

O uso de raspadores muitas vezes não é o suficiente, deve-se limpar com enxaguantes ou sprays bucais, para ter certeza de que todos os restos de alimentos e aquela camada esbranquiçada foram eliminados.

    4. Ficar atento aos sinais da boca

Sempre que você apresentar qualquer coisa incomum na sua boca, como o mau hálito ou a própria língua esbranquiçada, redobre a atenção na hora de realizar a higienização, pois provavelmente está deixando passar alguma coisa.

    5. Sempre beba água

Uma das coisas mais importantes para a saúde de qualquer pessoa, é o consumo correto de água. A hidratação ajuda em diversos setores do organismo, e no caso da cavidade bucal não poderia ser diferente. 

Por isso, consuma diariamente ao menos 2 litros de água, para uma melhora na qualidade de vida.

De modo geral, conclui-se que para manter a saúde bucal impecável em todo o conjunto, é preciso se atentar em tudo, inclusive na língua. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.