qui. dez 1st, 2022

Confira as melhores dicas para uma noite tranquila e sem espirros

Quem vive com rinite — uma inflamação que ataca e irrita as mucosas nasais — sabe o quão é importante cuidar de cada pequeno detalhe em nossa casa, desde ter a certeza de que o ar está úmido o suficiente até limpar com mais frequência as roupas de cama.

Se você vive com rinite e dorme com um edredom todas as noites, precisa ter atenção redobrada para que esse item não se transforme no seu maior pesadelo — literalmente. Por isso, é imprescindível comprar um edredom de qualidade, que tenha uma construção antialérgica.

No artigo abaixo, confira dicas fáceis e práticas de como cuidar do edredom para não atacar a rinite. Vamos lá?

Como cuidar de um edredom para a rinite não atacar?

Agite e afofe um edredom todas as manhãs após o uso. Isso ajudará a manter as penas ou outros preenchimentos distribuídos uniformemente. Se você tiver uma capa de edredom, será necessário lavar o edredom menos vezes. 

Você deve lavar a capa sempre que trocar os lençóis. Geralmente, é recomendado que, quando necessário, você lave seu edredom em uma grande máquina de lavar comercial. Produtos químicos na limpeza a seco podem quebrar as fibras do preenchimento. Seque seu edredom usando a configuração de calor suave na secadora. 

Quando estiver parcialmente seco, retire-o, dê uma boa sacudida para quebrar os aglomerados úmidos de recheio e termine a secagem. Pendure um edredom para secar ao ar livre por, pelo menos, 24 horas para garantir que todas as seções estejam secas antes de recolocá-lo na cama. 

Quais são as melhores dicas complementares?

Cuidar de um edredom pode parecer simples, mas requer ações cautelosas e um pouco demoradas — visto que esse item, em grande maioria, é pesado e requer dias para secar. Além do edredom, existem outras ações que ajudarão na prevenção da rinite. Confira abaixo as 4 melhores dicas!

1. Tire os ácaros da cama

Esses insetos microscópicos podem desencadear alergias e asma. Muitas vezes, eles podem ser encontrados vivendo em sua cama. Veja algumas possibilidades para lidar com isso:

  • coloque capas à prova de ácaros em travesseiros, edredons, colchões e molas de caixa;
  • lave seus cobertores, lençóis e fronhas toda semana em água com temperatura mínima de 50 °C. Seque tudo em uma secadora quente.

2. Organize seu quarto

Mantenha as coisas simples para respirar melhor. Deixe para trás as bugigangas e o tecido extra. Quanto menos estofamento no quarto, melhor.

Mova livros, revistas e itens decorativos para outra sala, a fim de que você possa tirar o pó com menos frequência. Não guarde coisas debaixo da cama e não deixe roupas sujas no chão.

3. Lave sempre seu edredom

Edredons também devem ser lavados algumas vezes por ano para se livrar dos ácaros. Sim, até edredons de penugem podem ser lavados (verifique a etiqueta de cuidados para ter certeza). 

Por serem pesados, é melhor ir a uma lavanderia e usar as lavadoras de grande capacidade. O mesmo vale para edredons king-size, que, provavelmente, são grandes demais para uma lavadora doméstica.

Em suma, é bom lavar semestralmente, embora seja recomendado trimestralmente para quem sofre de alergias. As melhores estações são após os meses de inverno e de verão, pois nossos corpos são mais propensos a suar devido ao clima quente e ao aumento do aquecimento.

4. Faça do seu quarto uma zona livre de animais de estimação

Seus animais de estimação podem adorar se aconchegar com você, mas caspa, saliva e xixi de animais peludos podem transportar alérgenos. Além disso, eles podem rastrear mofo e pólen de fora. O ideal é que seu cão ou gato durma em outro lugar. Se não, faça o seu melhor para aumentar a limpeza. Por exemplo, aspire o edredom com mais frequência.