dom. nov 27th, 2022

Vale lembrar que manter a concentração exige ainda esforço e disciplina

Manter a concentração quando se está estudando ou trabalhando é uma dificuldade para muitas pessoas. O problema é que essa falta de foco tem impacto negativo nos resultados almejados, seja para passar em uma prova ou entregar um relatório.

A questão é: existem diversos fatores que podem estar atrapalhando a sua concentração, aliados a alguns comportamentos e hábitos prejudiciais. Por exemplo, se o espaço estiver bagunçado, será difícil você conseguir se concentrar plenamente. Portanto, é necessário organizar e limpar o ambiente.

Essa é apenas uma das dicas que você vai conhecer hoje com o intuito de melhorar significativamente o seu foco e, por conseguinte, a sua produtividade. Dessa forma, passar horas estudando ou trabalhando não será tão complicado e seus resultados tenderão a ser cada vez mais satisfatórios.

Manter a concentração exige esforço e disciplina

Antes de seguirmos para as dicas propriamente ditas, é importante salientar que manter a concentração exige de você tanto esforço quanto disciplina. Logo, de nada adianta apresentar diferentes orientações para ajudá-lo a focar se você não estiver disposto a mudar o seu comportamento.

Claro que existem exceções, mas elas são raras: na maioria das vezes, para alcançar os nossos sonhos precisamos de muito empenho e determinação. Isso vale para tudo nessa vida. Sabendo disso, podemos passar para a parte das dicas.

Organização do espaço

Se você estiver em um ambiente bagunçado, sujo, com diversos objetos espalhados, resumindo, em total desordem, provavelmente, você terá muita dificuldade em manter a concentração. Isso porque a mente consegue captar tudo o que acontece ao nosso redor e tende a se espelhar no chamado ambiente externo.

Em outras palavras, se você estiver em um espaço desordenado, seu cérebro dificilmente vai conseguir processar as informações de maneira ordenada. Portanto, organize e limpe o espaço onde você vai estudar ou trabalhar. Evite acumular objetos na mesa de estudos, deixe nela apenas o que é, de fato, necessário.

Faça pequenas pausas

Um dos erros de quem precisa ficar na frente do computador ou dos livros é achar que vai conseguir manter o foco depois de muitas horas. A tendência, na verdade, é o contrário, já que a concentração tende a se reduzir com o passar do tempo. 

O recomendado é fazer pequenas pausas a cada hora de trabalho ou estudo. Existem técnicas, como a do Pomodoro, que fazem uma sequência de intervalos maiores e menores durante os estudos. Nessas pausas, você pode se alongar, caminhar um pouco ou tomar um café. Fica a seu critério.

Faça refeições leves

Não adianta querer se concentrar estando de estômago vazio, tampouco é recomendável fazer isso após refeições pesadas. O ideal é comer alimentos mais leves, que não gerem tanta sonolência e forneçam a energia necessária para a atividade em questão.

Pequenos lanches devem ser feitos durante os intervalos. Além disso, lembre-se de manter uma garrafa com água para se hidratar durante todo o período de estudos. Quem gosta de uma energia extra, pode apostar no bom e velho cafezinho.

Aposte na meditação

Se você nunca meditou, está na hora de fazê-lo. Essa técnica milenar ganhou notoriedade, especialmente por conta do budismo, mas não fica restrita a essa religião por estar associada à busca pela atenção plena.

Sendo assim, tire um tempo do seu dia para meditar. Escolha um local tranquilo, livre de barulhos, em que você possa se concentrar apenas na sua respiração. Caso queira, você poderá usar técnicas de meditação guiada para ajudar.

Mantenha a postura ereta

Por último, mas não menos importante, é preciso manter a postura ereta quando se pretende manter o foco nos estudos ou no trabalho. Se você estiver sentado de forma muito relaxada, seu cérebro poderá entender que aquele momento é de descanso e não de concentração.

Lembre-se também de utilizar dispositivos ergométricos para ajudar a manter a sua postura, tais como mesa e cadeira. Ambas devem estar dispostas em uma altura ideal para você conseguir manter a postura correta sem muito esforço.