dom. nov 27th, 2022

É importante para todo consumidor saber as diferentes formas de pagar as suas compras online com segurança, desde os pedidos feitos nos melhores restaurantes delivery até as aquisições de Black Friday nos principais e-commerces brasileiros e muito mais, incluindo o pagamento de contas no seu Internet Banking. Hoje em dia, saber como trabalhar com os pagamentos online é vital para todo mundo.

Para se ter uma noção do peso do mundo digital em nosso dia a dia, ano passado 13 milhões de pessoas entraram para o mercado online pela primeira vez. Hoje em dia, praticamente todo mundo compra pela Internet pelo menos uma ou outra coisa, seja um presente para o Natal, seja uma refeição em um restaurante delivery interessante que descobrimos no Instagram.

Mas quais são as formas de pagar as suas compras online com segurança? Siga a leitura do artigo abaixo para descobrir!

5 formas de pagar as suas compras online com segurança

1. Cartão digital

Uma das principais formas de pagar as suas compras online com segurança é usando o cartão digital, uma versão totalmente virtual do seu cartão de crédito. Não são todas as empresas e operadoras que oferecem essa funcionalidade, mas a maior parte delas o faz. Um exemplo é o Nubank.

Com o cartão digital, você pode simplesmente bloquear ou até excluir a versão digital a qualquer momento, sem risco com o cartão físico. Assim, caso seus dados vazem, basta deletar e criar um novo, totalmente do 0, sem precisar emitir novo cartão físico, mudar o número e por aí vai.

Aliás, dá até para criar cartões digitais para cada compra. Isso torna a sua proteção ainda maior.

2. Pix

O Pix é um sistema muito seguro de transferência de dinheiro. É claro que existem golpes com ele, mas eles são apenas golpes que exploram a falha humana e não a falha técnica, que não existe.

A transferência via Pix é totalmente protegida e confirmada praticamente em tempo real. Isso garante muito mais confiabilidade na hora de fazer um pagamento online, além de não ter problemas com autorização do banco e outras questões semelhantes.

Para finalizar, é um meio de pagamento que não permite o vazamento de dados que podem dar acesso à sua conta a outra pessoa. Isso também aumenta a segurança na hora de comprar online.

3. Carteira Digital

As carteiras digitais são meios interessantes de pagamento que permitem ao usuário armazenar dinheiro de forma digital e sem conexão direta com a sua conta principal no banco.

Existem muitas empresas que oferecem esse serviço, como a Neteller, Skrill, Much Better e outras. Cada uma tem as suas regras e vantagens, então vale a pena explorar todas para saber qual é a mais vantajosa para você.

Vale lembrar que o pagamento via Carteira Digital também pode ser praticamente irrastreável, o que aumenta sua segurança online. Ainda que alguém venha a invadir a carteira (o que é extremamente difícil), não conseguiria acessar sua conta de banco. Portanto, o seu dinheiro guardado fica protegido.

4. Serviço de pagamento digital

Existem muitos serviços de pagamento digital disponíveis no mercado, como o PayPal ou o PicPay. O que esses serviços fazem é terceirizar o pagamento para aumentar a segurança online.

Funciona assim: suponha que você tenha de pagar uma loja por um presente, mas não confia em deixar seus dados com o e-commerce. Vai que ele é invadido e os dados roubados? Você pode, então, usar o serviço de pagamento fornecendo os seus dados para ele, que é muito mais confiável. Assim, o serviço de pagamento confirma a transação para o e-commerce, evitando os riscos que você temia.

Claro que há uma taxa para o uso desse serviço, mas podemos entendê-la como um “custo” de segurança, por assim dizer.

5. Cartão de crédito

Por fim, o cartão de crédito é a sua quinta opção para pagar as contas online com segurança. É claro que o cartão não é tão seguro quanto os mecanismos acima, mas não é inseguro também. 

É preferível usar o cartão para pagar online do que dinheiro para pagar presencialmente ou o cartão para passar na maquininha, que é muito mais fácil de ser clonada ou roubar os dados.

Portanto, sempre que possível, prefira pagar online, que é sempre mais seguro do que presencialmente na máquina. Nesse caso, o cartão de crédito é sempre melhor do que o de débito.

Pronto! Agora que você conhece essas formas de pagar as suas compras online com segurança, é hora de colocá-las em prática para ter mais proteção no seu dia a dia e não ter problemas ao fazer compras. Lembre-se de usar as medidas de proteção para não ter riscos e aproveitar as conveniências das compras online, como a praticidade de comprar sem precisar sair do sofá.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!