ter. nov 29th, 2022

Fala galera da Eletrônicos bem-vindos a mais um vídeo em parceria com a Usina Info.
Hoje a gente vai ligar um Arduino com plaquinhas solares E um conversor DC DC.

Vamos nessa. Bom, a usina nos mandou duas placas solares e um conversor desse DC.
Pra gente tentar alimentar um arduino. E o resultado foi muito, muito interessante.

Como é que funciona isso aqui? A gente tem duas placas solares ligadas em em série conversorzinho de CDC pra regular a tensão em cinco voos pro e por que que tem que ser um regulador chaveado e não não um regulador linear. Bom, vamos ver isso no quadro.

Saiba mais sobre Arduino com nota fiscal e garantia

Então, galera, o que que acontece? A gente tem duas placas solares em série, um conversor DCDC e o Arduino feliz por que que a gente tem que usar um conversor desse DC ele tem uma tarefa muito importante de fazer um casamento de impedância.

Muito interessante isso Por quê? Porque eu preciso transferir a potência dos painéis solares pro arduino.
E a potência aqui pode ser representada por uma baixa tensão alta corrente com uma baixa corrente e uma alta tensão e a impedância delas muda conforme a intensidade de irradiação solar O conversor desse ADC tem a tarefa de casar em pedância do Arduino com a placa solar de forma com que a potência dela seja entregue pro Arduíno.

Tanto faz-se atenção aqui é menor ou maior que cinco volts eu colocasse um regulador linear aqui não ia funcionar, por quê? Quando a tensão fosse menor que cinco voos, ele não ia conseguir alimentar o Arduino fosse maior do que cinco volts ele ia jogar energia fora em forma em forma de calor.

O conversor de CDC ele é completamente reativo e ele só transfere a energia da entrada pra saída.
Vamos ver se isso aqui funcionando É isso aí galera, tô chegando aqui no istacionamentu do nosso prédio, o pinto já tá montando o ali pra gente testar e é muito interessante porque a placa solar ela gera uma uma tensão bem alta a gente não esperava que fosse uma tensão tão alta mas funcionou muito direitinho e o conversor desse ADC conseguiu transformar a atenção em cinco volts pro arduino funcionar e a gente conseguiu alimentar o arduino.

Leia + sobre Arduino Kit Start

Vamos ver isso aí funcionando a gente tem aqui então? A gente tem os dois paineizinhos solares ligados em série, o conversor DCDC E o Arduino com o Sketch Migué pra ficar piscando o LED. Vamos medir atenção em circuito aberto Tá dando onze volts, uma tensão bem alta.

Vou ligar o conversor, descer, normal, que a tensão caia um pouco devido a carga que a gente vai tá inserindo no painel, mas o conversor DCDC tem que manter os cinco volts que estão sendo regulados lá por duíno. Vamos ver se isso vai acontecer perfeito ó a gente teve uma queda de tensão aqui devido a impedância do painel solar mas o conversor desse DC consegue converter pra cinco volts e o esquete do Arduino tá piscando LED bonitinho.

É isso aí, espero que vocês tenham gostado, se vocês não conhecem acessem a Usina Info ponto com ponto BR, o link tá aqui embaixo do vídeo e até mais. Esse vídeo foi possível graças a Usina Info, link na descrição do vídeo. Valeu e até a próxima