qui. nov 21st, 2024

Quem já não ouviu a famosa frase: “Quem não é visto não é lembrado?”. Na verdade, ela serve muito bem para ilustrar a importância do marketing para qualquer loja atualmente, principalmente, em tempos de tanta concorrência e exposição maciça nas mídias. Quem mais aparece, portanto, tem mais chances de ser lembrado e, consequentemente, vender mais!

Pois é esse o papel do marketing, fortalecer uma marca, fazer com que ela chegue ao público certo, e isso através de estratégias, que podem ser muitas e personalizadas para cada necessidade. 

E é aí que mora o sucesso de uma campanha de marketing, saber chegar ao público alvo, ou seja, atrair, fazer com que ele compre o produto ou serviço e fidelizá-lo.

Mas, como qualquer ciência, o marketing está sempre se atualizando, buscando formas mais simples e assertivas de identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes, claro, sempre com o objetivo de aumentar as vendas.

E assim, vender também é uma ciência, na qual ultimamente não cabe mais apenas procurar empurrar um produto ou serviço, mas que precisa criar a atração, estimular a sua concretização, concretizá-la e ainda fazer com que o cliente queira retornar para comprar novamente.

Pensando em lhe ajudar a potencializar os resultados de suas vendas, em meio a tanta concorrência, resolvemos listar aqui 6 dicas de estratégias para a sua loja conseguir vender mais! Se interessou? Então, confira! 

1 – Atualize-se 

Será que você conhece, realmente, o mercado em que você atua? Procura ficar por dentro de todas as constantes inovações tecnológicas e as tendências de consumo de seus clientes? Então, é fundamental conhecer e procurar acompanhar as constantes mudanças no mercado.

E uma dica é apostar em ferramentas gratuitas, como  Google Trends, que mostra as tendências, os dados e as visualizações mais recentes do buscador, até mesmo, o Alertas do Google, onde poderá fazer um monitoramento de palavras-chave.

2 – Estude o seu cliente 

E não é só o mercado que muda, até o cliente e o seu comportamento também muda e pode acabar refletindo em seus resultados. Por isso, descubra o perfil do seu cliente, o que ele deseja/precisa e faça ofertas relevantes, que atendam às suas necessidades.

E não esqueça de investir em relacionamento, priorizando, para isso, o pós-venda, uma etapa muito subestimada, mas que é fundamental no processo de fidelização. Invista em pesquisas de satisfação online para medir a qualidade do seu atendimento. 

3 – Destaque seus diferenciais 

Em um mercado tão concorrido, é fundamental investir em um diferencial. Se não for de um produto, que sejam fatores como atendimento, qualidade e custo-benefício e aposte neles. Fora isso, invista em uma boa divulgação, em sites, redes sociais, e capriche na vitrine para chamar a atenção de seus clientes.

4 – Seja multicanal 

Com tantas mídias sociais a dica é procurar estar na maior parte delas, pelo menos, nas que o seu público estiver. Assim, aumentando seus canais de venda, consequentemente, aumentará suas chances de vender mais. Portanto, use as redes sociais, e-mail e WhatsApp.

5 – Amplie seu mercado 

Outra dica é procurar expandir seu catálogo, ou seja, vender uma variedade maior de itens, apostando em produtos afins, para isso, vale apostar em combos ou kits. Convença seus consumidores a adquirir produtos que geralmente não teriam muita saída se vendidos separadamente.

Ofereça promoções, cupons e descontos nos preços, além de maiores possibilidades de negociação, como já fazem pequenas e grandes lojas, do tipo cashback kabum, por exemplo.

6 – Fidelize 

Por fim, mas nem por isso menos importante, na verdade, é o objetivo de todo o comerciante, fidelizar. Só que isso exige disposição, interesse e simpatia. É preciso investir em um atendimento de excelência, visto que é considerado um fator decisivo para a fidelização.

Por isso, mantenha um bom relacionamento, ofereça vantagens como parcelamento diferenciado e invista no atendimento personalizado.

É fundamental entender e enxergar a fidelização como a consequência do sucesso de um bom trabalho de marketing.

E é isso, essas são nossas dicas de marketing que, certamente, se segui-las corretamente, não só conseguirá fortalecer sua marca, como resultar em mais vendas.