sex. jan 27th, 2023

As viagens de fim de ano aproximam-se rapidamente e cada um de nós aguarda impacientemente este momento de descanso e desprendimento das questões cotidianas. Os assaltantes também aguardam esta época.

Conheça 7 maneiras para proteger sua casa antes das férias.

1. Use o monitoramento da vizinhança

Muitas pessoas que procuram uma maneira de proteger sua casa antes de sair de férias apreciam os chamados monitoramento do bairro. É verdade que um bom vizinho é um tesouro, porque é o primeiro a reparar em estranhos cujo comportamento desperta muitas dúvidas.

Principalmente quando se mora em casas em condomínio em SJC. Funciona perfeitamente em condomínios antigos, onde os moradores se conhecem há anos e criam uma comunidade que observa de perto seus arredores.

Infelizmente, em condomínios mais jovens, esse apoio nem sempre funciona, porque quase ninguém conhece seus vizinhos, mas ainda vale a pena ter pelo menos um vizinho amigo que cuidará de nossa casa durante nossa ausência.

2. Instale o alarme

Uma boa noite de sono nas férias pode ser garantida por um sistema de alarme eficiente e em bom funcionamento. Isso é particularmente importante no caso de residências em bairros, onde é difícil ter monitoramento de vizinhança.

Se você tiver um sistema de alarme em sua casa, verifique se o sistema de alarme está funcionando corretamente antes de sair. Vale a pena experimentar se os detectores de alarme funcionam bem, ou seja, se detectam movimento e se a central de alarme envia uma notificação para a sede da empresa de segurança com a qual temos contrato assinado.

É melhor fazer esse teste algumas semanas antes da partida, porque é preciso lembrar que os sistemas de alarme são dispositivos que também se desgastam. Uma bateria descarregada no painel de controle ou sirene ou um detector danificado fará com que não funcione corretamente e em caso de roubo o sistema não funcionará como esperado.

3. Garanta o seguro da sua casa

Adquirir o seguro contra roubo não impedirá um roubo, mas ajudará a mitigar seus efeitos. Portanto, vale a pena garantir que a casa esteja segurada antes de sair de férias, pois isso nos permitirá dormir tranquilos.

Seria bom verificar as condições do seguro e os danos que cobre, pois durante a nossa ausência pode ocorrer não só um roubo, mas também outras situações imprevistas anteriormente.

Afinal, no verão há trovoadas que causam sobretensões, que podem resultar em danos aos eletrodomésticos, mas uma mangueira quebrada embaixo do lavatório ou pia, que vai inundar a casa, também pode ser uma ameaça.

Leia também: 5 itens de decoração para você ter em casa

4. Não exponha que irá viajar

Se você deseja reduzir o risco de roubo, não se exponha à sua viagem nas mídias sociais e não conte a todos os amigos que encontrar sobre seus planos. Ao postar fotos de suas viagens no Facebook e no Instagram, você informa ao assaltante que não está em casa, dando-lhe tempo para organizar o arrombamento.

Quanto menos pessoas souberem sobre sua viagem, melhor, então tente manter os detalhes de sua data de partida privados. Você pode, claro, exibir fotos nas redes sociais, mas faça isso quando voltar, não enquanto estiver fora.

5. Use iluminação programável

Nem todo mundo tem um alarme em casa, mas todos podem usar programadores de iluminação. Deve-se lembrar que, antes de arrombar, o ladrão costuma observar a casa, e janelas escuras por vários dias consecutivos podem ser um sinal para ele de que o proprietário foi embora.

Você pode contornar esse problema usando programadores que ligam na tomada, que vão acender e apagar a luz. Graças a isso, as pessoas que vigiam o quarteirão em que o apartamento está localizado não perceberão as janelas escuras e não se tornarão objeto de observação.

6. Prepare a sua casa para a sua ausência

Ameaças ao estado de nossa casa durante nossa ausência não são apenas ladrões ou as mencionadas tempestades e inundações. Também pode haver outras falhas contra as quais você pode se proteger, pelo menos parcialmente.

Ao sair de férias, desconecte todos os aparelhos elétricos da rede elétrica, feche a água (de preferência na válvula principal), se tiver fogão a gás ou fogão a gás, verifique se todas as torneiras estão fechadas. Se possível, desligue a válvula principal de gás, pois isso minimizará o risco de danos decorrentes de seu eventual deslacre.

Além disso, esvazie a geladeira e a lixeira antes de sair, porque deixá-los no apartamento pode resultar em um cheiro desagradável e na necessidade de uma limpeza completa após o retorno das férias.

Como você pode ver, garantir a segurança da sua casa não é tão difícil. Algumas dessas coisas podem ser resolvidas com bastante antecedência, e outras, como desconectar os aparelhos da rede elétrica ou jogar o lixo fora, não requerem muito tempo ou preparação especial.