sáb. jan 28th, 2023

7 motivos pelos quais você deveria morar no litoral em algum momento da vida

Viajar para o litoral é uma delícia, mas será que vale a pena viver em uma cidade com praia? Quem fez isso e se mudou para perto do mar garante que os benefícios para a saúde física e mental são vários e que compensa sim.

A boa notícia é que, no Brasil, boas opções não faltam. Quem gosta de cidade grande pode morar no Rio de Janeiro, em Fortaleza ou em Salvador, exemplos de grandes centros urbanos com mar. E quem prefere a calmaria do interior, também pode escolher centenas de cidades praianas.

Ainda não está convencido? Fizemos uma lista com os pontos positivos de viver em uma cidade com praia.

Estimula a prática de exercícios

Morar perto da praia costuma ser um bom incentivo para prática regular de exercícios físicos, o que é ótimo para a saúde. Um dos motivos é o aumento das opções gratuitas, como pedalar, nadar, caminhar ou jogar bola na areia. Outro é que é mais agradável se exercitar perto do mar.

Aumenta as opções de lazer

Além da prática de esportes, morar perto da praia aumenta as opções de lazer porque a própria orla é um espaço público de encontro. Quase toda cidade tem bons bares e restaurantes nessa região. Além disso, as que recebem turistas costumam ter uma variada programação cultural, pelo menos no verão.

Favorece a alimentação saudável

Quem entra para o time dos que se exercitam regularmente também costuma comer melhor porque o corpo “pede”. Mas, mesmo os sedentários costumam comer mais peixes e frutos do mar frescos e essas estão entre as melhores carnes, pois têm menos gordura ruim e são ricas em proteínas, vitaminas e minerais.

Ajuda a espairecer

Ainda que você viva em uma grande cidade e com uma rotina corrida, a praia é sempre uma alternativa para espairecer e se livrar do estresse. Isso porque o barulho, o cheiro e o próprio movimento do mar são relaxantes, mesmo que você apenas olhe para ele algumas vezes na semana.

Caminhar pela orla ou simplesmente observar o mar também é uma ótima ideia se você precisa refletir sobre a vida. Entrar em contato com a natureza pode ser o que você precisava para colocar as coisas em perspectiva e tomar aquela decisão importante.

Melhora a respiração

Tudo depende de onde você mora, mas, de forma geral, o ar é menos poluído perto da praia. Além disso, a umidade que vem do mar evita que o tempo fique muito seco e complique a vida de quem tem problemas respiratórios.

Favorece a absorção de vitamina D 

O corpo humano precisa da luz do sol para absorver a vitamina D, fundamental para regular diversas funções do organismo e prevenir inúmeras doenças, como a osteoporose. No entanto, com a rotina em escritórios, não é incomum pessoas com deficiência desse nutriente e, se esse é o seu caso, morar na praia pode ajudar. 

Estatisticamente, quem vive perto do mar toma mais sol. Seja pela prática diária de alguma atividade na orla ou pelos banhos de mar nos finais de semana. Lembrando que é importante evitar os horários de pico e usar sempre protetor solar, pois o sol demais também pode fazer mal para a pele.

Mar tem efeitos terapêuticos

Além de ser uma delícia, entrar regularmente no mar (desde que a água esteja própria para banho) também tem efeitos terapêuticos. Há comprovações de que o hábito pode ajudar a curar infecções e prevenir doenças, além de estimular o sistema imunológico e ajudar o corpo a se desintoxicar.