A humanização hospitalar é um conceito construído para a área da saúde, onde a sua base é constituída por relacionamentos interpessoais de qualidade e questões estruturais e éticas, visando o bem-estar dos pacientes.
O atendimento humanizado na área da saúde está diretamente relacionado às interações, sejam elas com questões estruturais, interpessoais de qualidade e também das questões éticas que envolvem o tratamento do profissional com o paciente.
Essa ação parte do olhar diferenciado que o profissional da saúde deve ter em relação ao paciente que está em tratamento, enxergando-o como um ser humano que necessita de cuidados e acolhimento para atingir uma recuperação plena.
Os profissionais de saúde que possuem especialização em mba em gestão hospitalar ead podem possuir mais habilidade para realizar esse tipo de integração, tornando o atendimento o mais humanizado possível.
Quando um paciente se sente bem tratado, compreendido e respeitado, as chances dele retornar para continuar o tratamento são muito maiores. Além disso, ele pode indicar a unidade de saúde para os seus familiares, amigos e conhecidos.
Para entender melhor como inserir a humanização nos processos hospitalares, continue lendo o artigo para conferir as dicas a seguir.
- Como implementar a humanização no atendimento hospitalar
- Acolhimento
- Gestão participativa e cogestão
- Ambiência
- Clínica ampliada e compartilhada
- Valorização dos profissionais
- Defesa dos direitos dos usuários
- Os benefícios do atendimento humanizado na área da saúde
- Aumento da eficácia dos tratamentos
- Maior confiabilidade para o hospital
- Melhora no clima organizacional
- Fidelização dos pacientes
- O atendimento humanizado é um direito
Como implementar a humanização no atendimento hospitalar
Para uma gestão hospitalar ead eficiente, é preciso contar com um atendimento humanizado, isso porque na área da saúde a humanização é a busca constante para oferecer o melhor atendimento possível para os pacientes.
Por isso, o atendimento humanizado vai na direção contrária dos sistemas rígidos e padronizados, que tem como base uma relação de distanciamento entre os profissionais da saúde e os pacientes durante as consultas e tratamentos.
Embora a padronização seja um fator importante para manter a imparcialidade durante os atendimentos, as equipes médicas precisam entender que estão lidando com seres humanos em situações delicadas, que vão além do aspecto físico.
Existe uma série de diretrizes que são capazes de ampliar o cuidado hospitalar de forma humanizada, que devem ser seguidas desde a recepção de um centro médico até o médico responsável pelo tratamento do paciente.
Porém, além dos profissionais da área da saúde tomarem atitudes para oferecer um tratamento humanizado, também é preciso que o espaço médico ofereça o mesmo através dos seus processos, estrutura, cultura e experiências de qualidade.
Um curso de gestão de pessoas pode ser um recurso para auxiliar os profissionais de saúde nesse processo. Confira a seguir a Política Nacional de Humanização SUS (Sistema Único de Saúde) para implementar o atendimento humanizado.
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Acolhimento
O acolhimento pode ser definido como o reconhecimento a respeito das necessidades de saúde como um todo, tanto para o âmbito físico como no psicossocial. Esse tipo de atitude gera confiança e vínculo entre pacientes e profissionais de saúde.
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Gestão participativa e cogestão
Essa etapa se refere a construção de um local onde todos os profissionais devem ser os responsáveis pela experiência de cuidados com a saúde, onde exista flexibilidade, sugestões de melhorias e espaço para feedbacks.
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Ambiência
A ambiência é a construção de espaços acolhedores e saudáveis, tanto na parte estrutural quanto físico, ético e psicológico, que pode ser constituído a partir de uma gestão de pessoas em startups.
Os locais que facilitam o encontro, as conversas e oferecem o acolhimento são fundamentais para o quesito ambiência.
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Clínica ampliada e compartilhada
Essa é um tipo de ferramenta de gestão que é utilizada para chegar até as soluções compartilhadas, onde os profissionais e pacientes se comprometem com as terapias e tratamentos necessários para curar as doenças.
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Valorização dos profissionais
O acolhimento dos pacientes deve ser o reflexo do tratamento recebido pelos profissionais de saúde, isso porque isso influencia diretamente em suas análises, capazes de qualificar os serviços que estão sendo prestados.
Para que isso ocorra, é preciso oferecer cursos de qualificação para os colaboradores, como um curso gestão de pessoas ead, que oferece conteúdos atualizados para contribuir com a evolução profissional.
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Defesa dos direitos dos usuários
Os colaboradores da área hospitalar devem ser os responsáveis pelos pacientes saberem e receberem os seus direitos atendidos, tendo à disposição uma equipe que zele e decida sobre o compartilhamento, ou não, sobre o seu estado de saúde.
Os benefícios do atendimento humanizado na área da saúde
Quando um espaço de saúde oferece serviços humanizados, ele automaticamente colabora para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais, pacientes e familiares dos pacientes em tratamento.
Isso porque o atendimento que oferece acolhimento consegue evitar situações de conflito, como brigas e desrespeitos entre as partes envolvidas, reduzindo as chances de atitudes negativas e momentos estressantes.
Para oferecer um atendimento humanizado, é preciso que a instituição de saúde oferece recursos como:
- Acesso às informações;
- Comunicação assertiva;
- Infraestrutura adequada;
- Capacitação para a equipe;
- Investimento em tecnologia.
Os conhecimentos adquiridos em uma faculdade de vendas e marketing podem ajudar um profissional de comunicação da área hospitalar a criar estratégias, das quais são capazes de oferecer os benefícios acima dentro dos centros de saúde.
Dessa forma, é possível perceber como elevar o grau de humanização é repleto de benefícios para todos os envolvidos no atendimento na área da saúde. Para entender melhor sobre esses benefícios, confira os tópicos a seguir.
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Aumento da eficácia dos tratamentos
Desde a sua entrada no hospital até o momento da sua alta, o tratamento que o paciente recebe deve ser acompanhado e receber atenção constante, e isso não deve ser apenas durante o tratamento médico.
De modo geral, quando a pessoa chega até um hospital ela já está em um estado de fragilidade física e emocional, isso porque existem muitas incertezas devido aos riscos e a gravidade da sua doença.
Diante disso, quanto maior for o acolhimento e o espaço para que o paciente fale sobre os seus temores e dúvidas, melhor será a eficácia do seu tratamento, pois ele estará mais seguro quanto ao que está realizando.
Saber sobre gestão de recursos humanos o que estuda pode contribuir para o entrosamento entre as equipes de saúde e os pacientes, o que aumenta as chances de sucesso durante as terapias.
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Maior confiabilidade para o hospital
A maior parte da confiabilidade que uma instituição recebe vem das pessoas que frequentam o local. No caso das instituições de saúde, esse papel fica por conta dos pacientes que recebem tratamento no local.
E para criar essa relação de confiança, é preciso que haja aproximação entre os envolvidos, ouvindo as dúvidas e temores do paciente, compartilhando informações e praticando o acolhimento.
Com a construção desses laços, fica muito mais fácil da instituição ficar conhecida por seu atendimento humanizado, criando uma imagem forte e sólida diante da comunidade, mostrando que até mesmo a sua gestão financeira ead preço é acessível.
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Melhora no clima organizacional
O clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm a respeito do seu ambiente de trabalho. As práticas desagradáveis como o bullying, assédio e comportamentos antiéticos são atitudes que comprometem essa visão.
O mesmo vale para a área da saúde, porém com um peso adicional de que as atividades nesse segmento costumam pesar mais, já que lidam diretamente com o estado de saúde e a vida das pessoas.
Por conta disso, o atendimento humanizado possui o papel de aliviar essa pressão, aumentando a tolerância e o erro aos aprendizados, proporcionando o respeito às diferenças e aperfeiçoando a busca pelo atendimento humanizado.
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Fidelização dos pacientes
Compreender o que se passa internamente com o paciente, além dos sintomas que acometem a sua saúde, é primordial para a fidelização do mesmo e para que ele indique a sua instituição para outras pessoas.
Isso ocorre devido a um motivo simples: quando o paciente tem uma boa experiência, ele irá guardar recordações do estabelecimento, assim quando precisar ser atendido novamente, ou indicar o local para alguém, ele indicará a sua instituição.
Através disso, é formada uma relação de confiança que faz com que esse paciente se sinta à vontade e acolhido, criando momentos capazes de criar boas memórias que virão à tona quando precisar usar os serviços novamente, fazendo com que ele te procure.
O atendimento humanizado é um direito
Um atendimento humanizado pode ser aplicado em instituições de diversos segmentos, inclusive na área da saúde, englobando a relação com os pacientes, familiares e o ambiente em que são atendidos para realizar os tratamentos.
Entretanto, é preciso lembrar que nem tudo irá depender do atendimento que os profissionais de saúde oferecem, mas também das questões estruturais do ambiente, a cultura organizacional e o relacionamento construído com todos os envolvidos.
Todos os envolvidos na construção de um atendimento humanizado têm a ganhar ao adotar esse tipo de estratégia, pois juntos constroem um ambiente mais saudável de trabalho e para os pacientes receberem o tratamento da melhor forma possível.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.