Atualmente uma estratégia de marketing tem feito muito sucesso no mundo dos negócios, ela é chamada de marketing de afiliados.
Essa estratégia possibilita que qualquer pessoa que tenha um blog ou rede social ganhe dinheiro.
É só achar um produto, divulgá-lo para os usuários e receber uma comissão a cada venda que realizada. Além disso, essa tática é ideal para quem cria ou vende infoprodutos, tais como livros digitais ou cursos online.
Uma loja virtual de serviços gerais terceirizados, pode ter uma boa renda sem que necessariamente precise vender em seus próprios canais. Sendo assim, o seguinte artigo vai sanar dúvidas e explicar tudo sobre essa estratégia.
Definição dessa estratégia
O marketing de afiliados se trata de um acordo no qual uma das partes divulga um produto de uma empresa em troca de uma comissão pela venda efetivada.
Essa estratégia vem sendo empregada por empresas e empreendedores para aumentar suas vendas.
Também é possível pensar que é um plano para ganhar uma renda divulgando os produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas.
O marketing (ou programa) de afiliados surgiu por volta dos anos 90, e funcionava mais ou menos do mesmo jeito que funciona hoje.
Uma pessoa a fim de se afiliar preenchia um cadastro e portanto passava a divulgar os produtos da loja em suas redes virtuais.
Assim como hoje, essa pessoa recebia por cada produto vendido. Com isso, as empresas conseguiam ampliar e intensificar sua atuação na internet, com o auxílio de redes de terceiros, tudo isso com pouco investimento financeiro.
Tal investimento baixo, se dava pelo fato de que o pagamento apenas acontecia quando a compra era efetivada pelo ID da pessoa afiliada.
Com o avanço e progresso da internet, além do surgimento de novas plataformas, redes sociais e atividades como podcasts, a maneira de recompensar os afiliados mudou, pois agora pode-se ter em conta outros parâmetros além da comissão por venda.
Enfim, essa estratégia tem o intuito de variar as possibilidades e canais de venda de um negócio, introduzindo anúncios em sites, blogs, redes sociais e até mesmo outros sites de venda. Cada anúncio é remunerado de acordo com seu desempenho.
Além de aumentar vendas, essa estratégia possibilita que uma empresa aumente sua divulgação e, consequentemente, seu escopo de clientes.
Por exemplo, uma empresa de limpeza de cadeiras de tecido pode divulgar seu serviço em uma rede de sites parceiros.
Mesmo lojas virtuais de marcas renomadas ampliam suas táticas de vendas, utilizando-se de anúncios pagos em outras redes, como dito acima. Esse método está se espalhando pelo mundo e chegou para ficar no Brasil.
Além disso, vale salientar que sua aplicação é de certa forma bem simples e bastante eficaz. Mesmo uma pessoa física que tem um blog na internet pode ganhar com essa tática, pois muitas empresas remuneram sites e blogs que hospedam seus anúncios.
O dono de um blog pode ganhar uma renda extra ao veicular um anúncio de ar condicionado 110v split, e o dono da empresa de ar-condicionado, provavelmente ganhará algumas vendas.
O marketing de afiliados tem sido a principal fonte de renda de muitos sites e blogs por aí. Afinal, todo mundo ganha nesse sistema, empresas e anunciantes, por isso, essa estratégia também é chamada de ganha-ganha.
Como ela funciona
Primeiro é preciso estar conhecer esses quatro agentes que irão fazer o seu o programa rodar:
- Produtor;
- Afiliado;
- Consumidor;
- Rede.
Entender a função de cada um é importante para a aplicação correta da estratégia. Assim, uma empresa que trabalha com pode obter bons resultados de venda.
As empresas parceiras são os produtores, quanto mais empresas parceiras uma loja que trabalha com adesivo vitrine personalizado tem, mais clientes ela terá e, consequentemente, mais vendas serão realizadas.
Já os afiliados são como funcionários comissionados dos vendedores. Eles irão colocar em prática estratégias de marketing digital como inbound marketing e divulgar os produtos, visando atingir o maior número clientes possível.
Por meio de divulgações em redes sociais à conteúdos em blogs, os afiliados irão chegar até os clientes adequados.
Adequados porque são eles que irão efetuar a compra, deixando de ser apenas dados para se tornarem ganhos reais.
Ainda é importante compreender a função da rede na estratégia, ela é a etapa intermediária entre afiliado e comerciante. É quando o produto é jogado na rede. Ela serve de base de informação para diversos produtos e ações.
Como já foi dito e foi possível perceber, esse programa é muito simples e de aplicação prática. Uma empresa de caixa pequena de papelão oferta o programa de afiliados a donos de redes em geral, como sites, blogs e lojas virtuais.
Os donos que toparem, tornam-se afiliados e terão acesso a plataforma da empresa voltada para eles, lá, serão gerados links exclusivos para que eles possam dispor em seus sites.
Portanto, quando o site parceiro recebe uma visita e essa visita acessa uma loja patrocinadora do programa e esse acesso se converte em uma compra realizada pela visita, o afiliado recebe um valor.
É a mesma lógica do comissionamento de vendedores em uma loja física, porém, em uma loja online. Os vendedores da vida real na internet são os sites e blogs e a conversa do vendedor, são os anúncios que lá estão disponibilizados.
Como começar a aplicar o marketing de afiliados?
Para o afiliado, o primeiro passo é encontrar um produto que se goste ou uma empresa que se apoia. Após isso, verificar se a empresa possui um programa de afiliados e então demonstrar o interesse em ser um.
Para a empresa, abrir o programa, organizar os objetivos, verificar as candidaturas para afiliados e atentar-se sempre a sites de empresas que parecem ser vantajosos para os negócios e demonstram fazer valer a pena uma tentativa de parceria.
Nesse sentido, essa estratégia garantirá boas relações para os negócios de uma loja de persiana painel para sala, pois como já bem se sabe, bons contatos são essenciais para qualquer indivíduo ou empresa.
No entanto, em qualquer um dos casos a presença de um profissional de marketing não pode ser dispensada, pois é ele que possui os conhecimentos necessários para tirar bons frutos de cada estratégia.
Para um afiliado, há diversas maneiras de ser remunerado. Porém, isso se relaciona com a os objetivos do negócio ao qual se filia. Há o custo por venda, ação, quantidades de cliques que um link recebe ou de visualizações de um banner, entre outros.
6 Dicas para quem quer se tornar um afiliado
Para quem tem um blog ou outras redes e ainda possui habilidades persuasivas, essa é uma ótima forma de ganhar dinheiro sem sair de casa. Há diversas dicas que podem ajudar quem quer adentrar esse universo.
Primeiro é preciso escolher um programa de afiliados, depois escolher os produtos certos para divulgar, portanto, falar sobre os produtos para os consumidores, por fim, divulgar a oferta, sempre acompanhada de números com o alcance das redes.
Existem plataformas que agrupam empresas que dispõem de programas de afiliados, acessá-las é uma das primeiras etapas.
Sendo assim, as dicas importantes para isso são:
- Planejar uma estratégia de divulgação;
- Investir em turbinar a audiência orgânica das redes sociais;
- Conseguir uma base de contatos ampla por email;
- Investir em manter um blog atualizado e dinâmico;
- Investir em canais da Twitch ou do Youtube com muitas visualizaçãoes;
- Busque um programa de afiliados que se relacione com o conteúdo que produz.
Tendo os pontos acima em vista, um afiliado do site de uma empresa que trabalhe com ensaio fotográfico, vai produzir conteúdos e investir em suas redes de maneira que ressalte os serviços da empresa à qual ele é parceiro.
Considerações finais
Sendo assim, o marketing de afiliados é uma das estratégias mais férteis para quem quer ganhar dinheiro online. Com ela, tanto empresas como indivíduos saem no lucro, é só cada saber executar bem o seu papel.
A empresa com a seleção de bons produtos e afiliados, os afiliados com a criação de bons conteúdos e com zelo para com sua audiência.
Assim, uma empresa que ofereça lavagem de cortinas com blecaute, pode conseguir alavancar suas vendas.
Desse modo, tanto para empresas quanto para afiliados, há várias possibilidades. Para as empresas é importante ter uma ideia concisa de produto e encontrar afiliados para divulgarem os produtos.
Já para os afiliados, em geral, começa-se fazendo uma avaliação dos produtos de áreas em comum, portanto, constrói-se uma lista de email, encontra-se formas de promover os produtos mostrando para a audiência até conseguir realizar boas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.