O atendimento ao cliente é um processo que envolve o contato com o consumidor antes, durante e depois de uma compra, e seu foco deve ser garantir a satisfação de quem compra com uma marca.
O sucesso é definido pela qualidade do relacionamento e o tipo de experiência que o cliente vivencia. Para funcionar bem, é necessário que se baseie no relacionamento, experiência e iniciativa com o cliente.
Isso porque mais do que tirar dúvidas, o propósito desse setor é atender às solicitações das pessoas, manter uma relação próxima com elas, satisfazer suas necessidades e antecipar-se aos seus desejos.
Olhando por cima, parece ser muito complicado conseguir tudo isso, mas, na verdade, não é. Tudo o que a companhia precisa é focar no cliente e utilizar recursos humanos e tecnológicos em seus processos, o que inclui o atendimento.
Os recursos tecnológicos agilizam várias tarefas repetitivas do atendimento, enquanto os recursos humanos cuidam de solicitações e problemas mais complexos.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de atendimento ao cliente, falar um pouco sobre sua importância e dar algumas dicas de como o seu negócio pode aperfeiçoar esse setor. Confira.
Saiba o que é atendimento ao cliente?
Atendimento ao cliente nada mais é do que um suporte que a marca oferece para os consumidores, para que possam entrar em contato com ela antes, durante e depois de uma compra, garantindo que eles tenham uma boa experiência com a organização.
Definir o que é atendimento ao cliente está muito além de um setor que se dedica a responder às dúvidas dos consumidores. Na verdade, a ideia por trás dele determina o que a companhia significa para os clientes.
Por conta disso, uma confecção de uniforme limpeza masculino deve enxergar o atendimento ao cliente como uma parte muito importante para as estratégias de marketing e vendas e como um fator crítico para o sucesso.
Não importa se a organização quer criar ou manter os seus clientes e há quanto tempo ela está no mercado. Os negócios precisam focar na qualidade do atendimento e garantir que ele esteja alinhado com a imagem que desejam transmitir.
É assim que a corporação constrói a oportunidade de se manter em contato com o potencial cliente, impulsionar seu relacionamento com ele e demonstrar sua preocupação.
Importância do atendimento ao cliente
Muitos gestores e empreendedores se perguntam por que este setor é tão importante, mas, se você parar para pensar um pouco, vai perceber que não é difícil responder essa pergunta.
Esse departamento é importante porque se trata de um canal direto entre a empresa e os clientes, portanto, é o meio mais próximo de falar com as pessoas e tem como objetivo satisfazer às necessidades delas e conquistar sua confiança.
Ao fazer isso, um escritório de arquitetura especializado em projeto de ponto comercial consegue aumentar a taxa de retenção de clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela NeoAssist, cerca de 68% dos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais caro por um produto ou serviço, se o atendimento for de qualidade.
O foco de 91% das organizações é deixar os clientes mais satisfeitos, além de 81% que pretendem modernizar o setor de atendimento. Além disso, 51,6% dos consumidores dizem que sofrem problemas com essa área.
Por conta disso, 74% das corporações perceberam um aumento nos índices de reclamação. Existe uma grande diferença entre querer ter um atendimento de qualidade e a experiência que as pessoas realmente possuem no Brasil.
Por conta disso, qualquer empresa que consegue superar a qualidade de seus concorrentes ao atenderem seus clientes, tem acesso a muitos benefícios, como:
- Clientes mais fiéis;
- Ticket médio superior;
- Boa reputação;
- Lucros previsíveis.
O bom atendimento tem como missão criar e entregar valor para o consumidor, para isso, precisa estabelecer um relacionamento saudável com as pessoas, criar identificação e gerar oportunidades de vendas.
Com isso, os próprios clientes de uma empresa de laudo de adequação nr12 vão indicá-la para outras pessoas.
Tanto é que uma pesquisa realizada pela Microsoft mostrou que 95% dos consumidores priorizam o atendimento quando vão escolher uma marca.
Outros 61% já deixaram de comprar com alguma organização, por conta de experiências ruins do passado. Por fim, 59% acreditam que suas experiências em relação ao atendimento melhoraram a partir de 2017.
De lá para cá, o atendimento se tornou essencial para aumentar a competitividade do negócio e os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade desse departamento.
Mas se o seu negócio tiver um bom atendimento, vai se destacar entre os concorrentes, oferecer uma experiência personalizada para os consumidores e surpreender as pessoas com boas soluções.
Para oferecer o tipo de atendimento que seu público realmente espera, um fabricante de transmissor de nivel por pressão diferencial deve seguir alguns parâmetros fundamentais.
Um deles é garantir que o atendimento seja realmente surpreendente, pois para conquistar a preferência do consumidor, é necessário superar as expectativas dele.
Não basta esperar para resolver problemas e solicitações, mesmo que o negócio já tenha uma boa solução. O ideal é investir em uma estratégia completa, e o ponto de partida é uma boa ferramenta de CRM.
Por meio dela, a empresa vai conhecer melhor as pessoas que compram com ela e a partir dessas informações pode adequar as estratégias de atendimento e até descobrir oportunidades para fazer novos negócios.
Outro ponto importante é ter um atendimento que garante o sucesso do cliente, pois isso torna a marca mais sólida e ajuda a promover uma reputação positiva.
Por fim, um atendimento ao cliente de excelência deve fazer parte da cultura de um fabricante de espuma poliuretano resistente ao fogo. Se ele não estiver enraizado na cultura da organização, dificilmente será impecável.
Como aperfeiçoar o atendimento ao cliente?
Existem algumas estratégias nas quais seu negócio pode investir para melhorar e aperfeiçoar o atendimento ao cliente. São elas:
Usar o Design Thinking
Design Thinking é uma metodologia utilizada para oferecer soluções que realmente sejam compatíveis com as necessidades dos clientes. Por meio dessa técnica, é possível aperfeiçoar o atendimento de maneira simples e ágil.
Um de seus principais aspectos é a possibilidade de se aproximar dos clientes por meio de questionários e pesquisas de satisfação, que vão ajudar a organização a conhecer e estruturar seu perfil de cliente.
Investir em canais diferentes
Alguns canais, como o telefone, já são considerados como tradicionais e, dependendo do público, podem até mesmo ser ultrapassados.
O ideal é que uma empresa de vistoria laudo veicular descubra quais são os canais utilizados pelo seu público, mas existem muitas opções hoje em dia compatíveis com diferentes tipos de clientes, como no caso das redes sociais.
Qualquer plataforma por onde o consumidor pode falar com ou sobre a empresa precisa ser monitorada, e a companhia deve interagir, todas as vezes que o usuário entrar em contato.
Lembrando que para definir essas plataformas, primeiro é necessário fazer um levantamento sobre de que maneira as pessoas entram em contato, as plataformas que usam e o horário mais comum.
Ser ágil e eficiente
A equipe de atendimento deve ser aperfeiçoada constantemente, pois isso vai ajudar a solucionar os problemas dos clientes com mais facilidade, de maneira mais exata e deixando-os mais satisfeitos.
A equipe de vendas de uma confecção de camisa para empresa personalizada não pode perder tempo em todas as oportunidades de contato, mas isso deve ser feito por meio de uma abordagem bem estruturada.
Outro ponto fundamental é que atender os clientes precisa ser um processo interessante para as duas partes, de modo que ambas possam trocar conhecimento. Além disso, o cliente precisa se sentir amparado pelos profissionais.
Desenvolver estratégias
O desenvolvimento de estratégias para o atendimento ao cliente precisa ser uma tarefa contínua, assim como acontece com o desenvolvimento de produtos e serviços.
Isso é importante porque muita coisa é decidida durante o atendimento, independentemente do canal utilizado para estabelecer a comunicação. Se ele for contínuo, precisa considerar períodos promocionais, saudações e aniversários.
Isso é importante para um fabricante de motor para porta de aço com mola porque são épocas onde a quantidade de clientes aumenta muito, o que acaba intensificando a demanda pelo atendimento.
Verifique quais são as ações dos concorrentes e inspire-se nelas para criar soluções assertivas na hora de atender o seu cliente.
Considerações finais
O consumidor moderno não procura apenas qualidade e preço baixo na hora de comprar produtos e serviços. Na verdade, ele também está interessado em ser bem atendido pela marca.
De olho nisso, as organizações precisam treinar e preparar os profissionais que atendem os consumidores, para que possam oferecer um atendimento de qualidade e pautado no diálogo.
Isso vai fazer toda a diferença para o sucesso do negócio no mercado em que atua, que além de conquistar consumidores, será capaz de fidelizar aqueles que já compram com ele.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.