dom. abr 28th, 2024

É fato que quem alcança resultados excepcionais na internet faz uso do marketing digital. Por isso, as organizações estão investindo cada vez mais em estratégias digitais para atingir um público maior. 

Quando uma empresa desenvolve uma grande presença online, é uma tendência natural diferenciar-se de seus concorrentes. Além disso, ela pode aumentar as vendas de produtos e serviços.

O novo modelo empresarial digital demanda que as marcas estejam presentes nas redes sociais e nos mecanismos de buscas.

Neste texto, vamos explicar o que é o marketing digital, por que ele é importante atualmente e daremos dicas, dizendo os benefícios a respeito da aplicação dele.

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Contextualizando sobre o marketing digital

Basicamente, marketing digital é divulgar um produto ou serviço através de mídias digitais.

Essa é uma das práticas mais importantes que as empresas precisam para se comunicar diretamente com o público em geral de maneira personalizada e oportuna.

A partir de agora, é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online. É por isso que o marketing feito digitalmente é tão importante hoje.

Este termo é usado para resumir todas as atividades de marketing em um ambiente online.

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Por meio de canais digitais como blogs, sites, buscadores, redes sociais e e-mail, as transportadoras em Ribeirão Preto buscam solucionar os problemas e desejos de seus clientes e potenciais clientes.

A importância do marketing digital

Para entender a importância do marketing digital, é importante entender duas importantes mudanças de mercado. A primeira é o perfil do consumidor.

Na internet, são muito raras as pessoas que navegam por sites sem saber exatamente pelo que estão procurando.

Por isso, elas acessam sites e blogs já analisando preços, condições de pagamento, produtos e serviços. Ou seja, os consumidores estão mais exigentes.

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Em segundo lugar, há o aumento do uso da internet – tanto pelo computador, quanto pelo celular.

Por isso, a empresa de portaria que busca se fortalecer, ganhar mais visibilidade e atender à crescente demanda dos consumidores, deve estar presente no ambiente virtual. Do contrário, a possibilidade dos clientes buscarem a concorrência é alta.

Formas de fazer marketing digital

As possibilidades de marketing digital são bastante vastas. Agora, vamos nos focar em dois pontos: o inbound marketing e as redes sociais.

Inbound Marketing

Em tradução literal, “marketing de atração”, o Inbound Marketing permite que, ao criar uma estratégia de segmentação, a empresa seja encontrada pelas pessoas. Este é o cerne do objetivo dessa estratégia.

No Inbound Marketing, as empresas buscam entender as dores e necessidades dos consumidores e, então, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas para oferecer soluções para seus problemas, desejos e vontades.

Atualmente, a internet conta com diversas ferramentas e dispositivos de pesquisa. Por isso, há necessidade em explorar o interesse público e publicar materiais que ajudem a satisfazê-lo, promovendo o uso desses dispositivos à favor do negócio.

Com a prática contínua, você cria seu público, alimentando um canal constante de comunicação com ele.

Ou seja, a empresa fala ativamente com as pessoas, e não apenas envia mensagens impessoais.

Atualmente, a principal forma de fazer com que as pessoas se envolvam com você é criando conteúdo. 

Suponhamos que você precise de um conserto de Iphone, a sua pesquisa será por conteúdos que atendam a sua necessidade. 

Isso significa que é preciso fornecer informações relevantes que abordam problemas da vida real e são amplamente acessíveis.

Redes sociais

Poucos lugares oferecem tanta interação entre clientes e marcas quanto as mídias sociais. Elas são um canal criado para esse fim específico: comunicação, influência e diálogo.

Tornou-se, então, imprescindível ter uma página nas principais redes sociais em que se encontra o seu público. Isso deve ser feito tanto para publicar anúncios e posts, quanto para que os interessados conheçam os bastidores da manutenção de nobreaks, por exemplo.

Na verdade, isso é agora um fator decisivo para os consumidores escolherem uma marca, inclusive identificando-se com empresas além de produtos e serviços, mas com valores e ideais.

A mídia social, como o próprio nome sugere, é um meio. No entanto, o mais importante a se cultivar lá é o networking.

No caso das redes sociais, as estratégias têm várias finalidades, pois são importantes para o branding e buzz e, ao mesmo tempo, para a geração de tráfego e conversões. 

Marketing de Conteúdo

O consumidor busca soluções na internet todos os dias e na maioria das vezes a busca começa nas plataformas de pesquisa.

O marketing de conteúdo visa posicionar a fábrica de câmara fria no lugar certo e no momento certo da jornada de compra, para entregar as melhores soluções.

A produção de conteúdo deve proporcionar informações relevantes e instrutivas para um público-alvo previamente selecionado.

Vale lembrar que essa estratégia, se bem executada, pode triplicar o alcance de uma empresa na internet em menos de um ano, além de proporcionar muitas outras vantagens, como: 

  • Reconhecimento;
  • Branding;
  • Construção de autoridade;
  • Qualificação de leads.

Para isso, o conteúdo tem que ser veiculado nos meios que a persona do estudo de impacto ambiental frequenta. Blogs, sites e redes sociais são os locais prediletos.

E-mail Marketing

E-mail marketing é o processo de envio de mensagens comerciais para um grupo de contatos que uma empresa possui na internet.

A mensagem direta ao usuário é uma ferramenta inigualável e pode ser altamente eficaz. Você pode até segmentar sua lista com base em vários fatores, como taxas de abertura de e-mail, respostas, downloads de documentos e muito mais.

Por isso, o marketing por e-mail é muito recomendado para reforçar a imagem da marca, combater a taxa de abandono de carrinho e pós-venda.

Links patrocinados

Diferentemente da publicidade orgânica, que funciona sem custo, os links patrocinados são pagos pelas empresas para atingir segmentos específicos da sociedade.

Eles podem ser oferecidos em vários lugares: 

  • Links patrocinados no Google;
  • Resultados de pesquisa para uma determinada palavra-chave;
  • Links patrocinados em redes sociais, e muito mais.

Uma campanha de links patrocinados deve ser baseada em um planejamento com objetivos, metas e canais específicos.

Pense em campanhas publicitárias personalizadas, com maiores taxas de retorno – páginas em que os cliques são redirecionados para sites específicos, como páginas de vendas ou cadastros de e-mail.

Dicas para se sair bem no marketing digital

Cada tipo de estratégia explicada acima tem que ser aplicada com cuidado e planejamento. As dicas abaixo vão dar algumas ferramentas e insights importantes para isso.

1. Defina a persona

Os especialistas em laudo técnico elétrico precisam saber a quem estão se dirigindo em cada campanha de marketing. 

Para isso, existe a persona, uma representação fictícia do estereótipo do cliente ideal de um negócio.

A persona é definida com pesquisas a respeito do público-alvo. Reunindo dados demográficos e socioeconômicos é possível dar forma a um perfil exato – e, assim, otimizar o marketing digital.

2. Mantenha seu site atualizado

O site da sua empresa é uma representação virtual dela, o equivalente à vitrine física, e geralmente é o primeiro contato do consumidor. 

Por isso, ter um site com conteúdo atualizado é fundamental para prender a atenção desse potencial cliente.

Ao mesmo tempo, pode pedir-lhe que navegue em mais páginas do site para saber mais sobre aparelho de endoscopia e criar uma identidade para a mesma.

3. Pense nos dispositivos móveis

Há milhares de pessoas que navegam pela web, principalmente pelo celular. 

Com isso, as marcas têm que estar preparadas. Trabalhar com um design responsivo para smartphones e tablets é vital para capturar a atenção de quem acessa a internet por tais dispositivos.

4. Use técnicas de SEO

Existem práticas específicas que contribuem para o bom posicionamento nos resultados de busca. São as técnicas de SEO.

Essa otimização inclui usar palavras-chave, incluir recursos multimídia nas postagens, elaborar meta descrições e mencionar links internos e externos.

Esses e outros pontos privilegiam a posição do seu site nos resultados do Google.

Os benefícios do marketing digital

Por fim, vamos destacar as vantagens de se utilizar o marketing digital para promover produtos e serviços.

Anteriormente, a jornada de compra do consumidor era relativamente simples. Primeiro, ele via um anúncio na TV ou no jornal, ia até uma loja física e tomava uma decisão lá, além de realizar o pagamento.

Hoje, no entanto, essa jornada é muito menos linear ou previsível e muito mais digital.

O marketing digital permite acompanhar todo o percurso de compra. Por todos os canais que os consumidores passam – site, Facebook, blog, loja virtual, etc. –, as marcas têm acesso a métricas.

Desse modo, o time de marketing e vendas sabe exatamente que ações realizar a fim de converter um lead.

Outro fator positivo é a maior proximidade entre marcas e consumidores. As redes sociais tornaram essa distância muito menor.

Isso é ótimo para a humanização das empresas e para gerar mais engajamento por parte de seguidores.