O WhatsApp faz parte da vida de diversas pessoas e empresas, impactando diretamente nas rotinas e na forma de fazer negócios, visto os novos modelos de consumo e relacionamento com as marcas. É nesse contexto que o uso do Whatsapp Marketing se destaca.
Sim, cada vez mais o WhatsApp se mostra um importante aliado para as campanhas, posicionamento e sucesso das marcas, podendo ser muito vantajoso para sua empresa ou loja vender mais e se destacar no ambiente digital.
Para se ter uma ideia do potencial de impacto da plataforma, estima-se que mais de 2 bilhões de usuários estão ativos mensalmente nesta rede.
Sendo assim, ele se tornou mais um caminho para atrair, engajar e fidelizar clientes. Mas, afinal, como você pode aplicar o WhatsApp Marketing em seu negócio e adequá-lo aos seus objetivos de marca?
Confira como aproveitar dessa estratégia de marketing para divulgar seu negócio e fortalecer sua marca ao longo do texto abaixo.
O que é WhatsApp marketing?
Devido às funcionalidades e facilidades proporcionadas, o WhatsApp se tornou uma ferramenta muito útil para as pessoas e marcas.
E, apesar de não ser considerada uma rede social, visto que se trata de um mensageiro, a ferramenta pode otimizar bastante a rotina da empresa e o relacionamento com os clientes, aproximando-os.
Isso porque a plataforma possibilita a conexão com pessoas de diferentes locais do mundo, desde que o número seja disponibilizado pela empresa – ou o lead tenha cadastrado em formulários.
Com isso, um contato mais próximo pode ser estabelecido por meio de mensagens instantâneas, o que se tornou muito vantajoso para as empresas.
Além disso, o envio de mensagens pode ocorrer de forma padronizada, automatizada e/ou individualizada, qualificando ainda mais as interações, o que é um importante processo para a comercialização.
Com isso, chama-se whatsapp marketing toda ação de relacionamento, campanha de divulgação e ações para otimização da marca e de sua imagem que ocorra a partir dessa ferramenta.
Whatsapp Business para ações de marketing
Para se ter uma ideia da importância e impacto da ferramenta na rotina das empresas, o próprio WhatsApp desenvolveu uma ferramenta focada nos processos junto ao público, o WhatsApp Business.
Isso possibilita ações ainda mais qualificadas para o uso nos negócios, segmentando o público e desenvolvendo campanhas mais direcionadas, por exemplo.
Este braço do WhatsApp para empresas permite que a equipe de marketing, vendas e atendimento mantenham contato com os consumidores.
Assim, os clientes e potenciais consumidores podem receber atenção mais rapidamente, esclarecendo dúvidas, agilizando o atendimento e identificando novidades.
Ou seja, sendo nutridos adequadamente, o que potencializa as chances de vendas e torna essa abordagem mais eficaz.
Além de facilitar o contato com o consumidor, o marketing por whatsapp também traz segurança para ambos.
Afinal, os usuários podem se comunicar diretamente com a empresa, o que a humaniza e a aproxima, sanando dúvidas e prestando apoio quando necessário.
Mais do que a confiança, o público prefere o atendimento por chats, que são mais ágeis e práticos, e que ainda permitem personalizar o pedido.
O mais vantajoso é que essa é uma estratégia adaptável. Ou seja, é um recurso que pode ser usado por empresas de diferentes segmentos, desde uma loja de roupa ou móveis até uma fábrica de esquadria de PVC ou uma indústria automotiva.
Além disso, pode se adequar a diferentes objetivos e necessidades, como aumentar a retenção de clientes e fortalecer a imagem da marca.
Para que a empresa tenha acesso ao cliente, é preciso ter uma autorização prévia. Para isso, use um questionário e identifique as principais dúvidas para estabelecer um bom primeiro contato e até entregar ofertas que atendam às necessidades específicas.
Benefícios do anúncio pelo WhatsApp
São muitos os motivos que fazem o WhatsApp Marketing crescer cada vez mais entre as estratégias para empresas. Entre os principais benefícios estão:
- Alta taxa de alcance e conversão de clientes;
- Aumenta a proximidade com o público;
- Possibilita a personalização de mensagens;
- Facilita o processo de vendas;
- Apresenta baixo custo;
- Permite acompanhar o impacto das mensagens.
Dicas para aplicar o WhatsApp marketing
Para utilizar o marketing no WhatsApp, você primeiro deve lembrar que a pessoa só irá confiar na mensagem se ela vier de sua lista de contatos.
Por isso, é importante incentivar que o cliente salve o seu contato para receber links e promoções, ou mesmo que se inscreva em um grupo direcionado para ações com a marca. Assim você terá mais credibilidade.
Também tenha uma base de dados para saber para quem você já enviou uma informação e o que você enviou, para evitar mensagens repetidas e a sobrecarga de mensagens. Esse processo também contribui para a devida segmentação dos leads.
Credibilidade e facilidade
Uma alternativa muito interessante para se comunicar com o público e promover vantagens aos clientes ativos e fiéis é fazer grupos de promoções e listas de transmissões, tornando o compartilhamento de mensagens mais fácil.
Também invista nas imagens, tanto do perfil quanto das imagens que aparecerão no catálogo. Assim, quando alguém visualizar o perfil, conseguirá identificar do que se trata a empresa e também entenderá seus valores.
Objetivos
Antes de usar o WhatsApp Marketing é crucial definir o que se deseja alcançar com a estratégia.
Por isso, identifique o porquê está implementando a ferramenta: é para o envio de informações sobre consultoria em saúde ocupacional? Divulgar novas ofertas de aplicação de cílios aos clientes recorrentes? Ou servirá para estabelecer a comunicação e um novo canal de atendimento ao cliente, tirando dúvidas gerais sobre seu segmento?
Isso porque cada objetivo acarreta em ações distintas no uso da ferramenta. Inclusive, é interessante ressaltar neste ponto que mais de um desses objetivos podem ser trabalhados, criando uma estratégia integrada.
Público-alvo
Conhecer o seu público é a chave para uma boa campanha.
Então, faça formulários e pequenos questionários para definir seu público-alvo e conhecer mais sobre o nicho que deseja atingir.
Lembre-se que um perfil de cliente ideal deverá ser criado e, a partir desse personagem, as campanhas e conteúdos serão qualificados, abordando exatamente o que o público gosta e espera.
A cada conteúdo, o perfil pode ser otimizado, identificando novos temas de interesse.
Assim, se com uma pesquisa você identificar que seu público está interessado em palestras sobre saúde mental no trabalho, por exemplo, você pode entrar em contato pelo WhatsApp abordando mais sobre esse cuidado e os serviços voltados a essa área – desde que ela se alinhe ao seu negócio.
Lembre-se que o atendimento ao cliente é essencial, falar com o público e ter uma interação verdadeira e humanizada é o que faz com que o público se sinta mais próximo e valorizado pela marca.