sex. nov 22nd, 2024

Cozinhe com precisão e estilo enquanto otimiza o espaço da sua cozinha

Na hora de montar a cozinha da casa, é preciso pensar em eletrodomésticos de alta performance que permitam aproveitar melhor o espaço disponível no cômodo. Há quem não abra mão do clássico fogão, enquanto outras pessoas preferem ter um forno elétrico e investir no cooktop para os preparos do dia a dia.

A verdade é que essa opção tem conquistado muitos adeptos e torna sua cozinha mais elegante e moderna. E como aproveitar ao máximo as funcionalidades de cada modelo? Será que existe um ideal para a sua casa?

O que é melhor: cooktop a gás ou elétrico?

Na hora de comprar esse eletrodoméstico, é necessário analisar as opções disponíveis: o modelo a gás ou elétrico. Além disso, é possível apostar nas versões de indução que prometem muita praticidade.

Modelo a gás

É uma opção prática para quem deseja aproveitar o botijão de gás ou o gás encanado dos apartamentos. Sua instalação não é complexa e uma das grandes vantagens é poder usar qualquer panela na hora de cozinhar.

É quase como ter um fogão tradicional em casa, a diferença é que se aproveita apenas a parte de cima, com as bocas, sem o forno e o cooktop é mais elegante. Esse modelo é econômico e pode ser usado mesmo sem energia elétrica em casa. Basta acender o fogo com a ajuda de um fósforo. 

Nessa versão, você também conta com as grelhas, iguais às de um fogão tradicional, e terá que limpá-las com frequência para garantir o bom funcionamento do aparelho.

Modelo elétrico

O aquecimento dos alimentos ocorre por meio da resistência alimentada pela energia elétrica. A praticidade dessa opção está em não precisar se preocupar com o gás, porém, o gasto de energia pode ser maior conforme o alimento que pretende cozinhar.

Diferente das versões a gás, aqui não é permitido utilizar qualquer panela para o cozimento. É preciso que elas tenham fundo plano e sejam feitas de aço ou ferro. O alumínio está liberado, mas deve ter fundo reforçado.

É o cooktop perfeito para quem precisa aquecer os alimentos rapidamente, já que um dos pontos positivos da versão elétrica é diminuir o tempo de preparo.

Modelo por indução

Um campo eletromagnético é gerado na superfície do fogão e, quando a panela é colocada em cima, as moléculas são ativadas, gerando o aquecimento. Esse modelo de cooktop costuma ser o mais moderno, com botões touchscreen, sendo também o mais caro.

Uma das vantagens mais perceptíveis é que o aquecimento da panela só acontece se ela estiver posicionada em um local específico, caso contrário, ela volta a esfriar, evitando acidentes. 

No entanto, você só pode usar panelas de aço, ferro fundido ou fundo triplo. Também precisa de energia elétrica para funcionar.

Dicas para aproveitar melhor o eletrodoméstico

Perfeito para as cozinhas modernas, os cooktops são duráveis e você precisa apenas ter alguns cuidados diários em seu uso.

O primeiro passo é entender a forma de usar, afinal, dependendo do modelo, você necessita se adaptar ao que ele precisa para funcionar bem. Vai apostar nas versões elétricas ou de indução? Saiba que terá que investir em panelas próprias para esse tipo de fogão.

Quanto à limpeza, nunca demore muito para remover pequenas sujeiras. Ao contrário, após o uso, passe um pano macio e úmido com um pouco de sabão neutro. A secagem é realizada com um pano seco e macio e deve ser feita imediatamente.

O número de bocas também deve ser considerado antes da compra e faz diferença na sua cozinha. Quem mora sozinho ou tem família pequena pode investir no eletrodoméstico com até quatro bocas. Agora, se tem mais espaço no cômodo ou mais pessoas na casa, vale considerar a versão com cinco bocas.