qua. nov 30th, 2022

Aparelhos tornam a rotina caseira mais prática e cabem em vários tamanhos de orçamento

Uma das partes mais emocionantes de montar uma casa nova ao ir morar sozinho ou casar é comprar eletrodomésticos. Eles são essenciais na rotina de qualquer casa ou apartamento, permitindo desde a conservação de alimentos até a limpeza de itens do dia a dia, como roupas e louças.

O que muita gente não sabe é que existem os eletrodomésticos que são realmente essenciais, caso o seu objetivo seja facilitar a vida, e que em muitos casos é possível aproveitar promoções ou comprar produtos seminovos em perfeitas condições de uso.

Selecionamos cinco eletrodomésticos para você investir imediatamente na sua casa, com opções que vão das mais básicas, apenas para suprir as necessidades, até as que integram tecnologias e recursos diferenciados. Confira!

1.  Refrigerador

O refrigerador, ou geladeira, é o primeiro da lista. Sem ele fica impossível armazenar alimentos por um longo período de tempo e manter comidas e bebidas geladas para consumo. A menos que você prefira consumir imediatamente todos os alimentos comprados (o que pode influenciar no seu gasto mensal e na qualidade da sua alimentação), uma geladeira é essencial.

Existe uma lenda de que eletrodomésticos mais antigos costumavam durar mais, mas isso depende muito do tipo de uso de cada pessoa, e claro, da qualidade do produto. Uma das vantagens dos refrigeradores modernos é não precisar descongelar o equipamento, o que resultava em água na cozinha e muita bagunça.

É óbvio que a limpeza regular de gavetas, prateleiras e até mesmo do freezer é necessária para manter o refrigerador livre de cheiros indesejáveis e bactérias, mas a manutenção é bem mais fácil.

2.  Fogão elétrico

Embora as panelas automáticas e os micro-ondas sejam os queridinhos de muitas pessoas, o bom e velho fogão elétrico ainda é indispensável na rotina de qualquer casa. Ele permite cozinhar de forma adequada diversos tipos de alimentos, além de garantir bolos, tortas e outros alimentos assados no ponto certo para você aproveitar.

No mercado existem modelos de materiais diversos, como inox, vidro e até cerâmica, além de recursos como timer, painel sensível ao toque e superfície de indução.

3.  Liquidificador e/ou processador

Sim, o liquidificador que fica em cima da geladeira ou do armário da sua mãe ou avó faz a diferença na sua rotina. Começar o dia com um delicioso suco natural de frutas, preparar uma massa de torta ou até mesmo alguns tipos de molhos só é possível utilizando um liquidificador ou processador potentes.

Alguns modelos de mixers até fazem um bom trabalho na hora de misturar líquidos, mas nada comparado à potência de triturar alimentos de um liquidificador. Não necessariamente você precisa investir em um modelo industrial, mas garanta que o copo tenha uma boa resistência e que a base possibilite várias velocidades para uso em diferentes ocasiões.

4.  Máquina de lavar roupas

Se você sabe como lavar os diferentes tipos de roupa corretamente, sabe que algumas peças devem ser lavadas à mão para se manterem conservadas por mais tempo. Mas se você quer economizar tempo e ainda poder lavar edredons, tapetes e outros itens maiores de forma mais eficiente e organizada, uma máquina de lavar é essencial.

A grande maioria delas já vem com painéis que indicam qual o tipo de lavagem mais indicado para cada tipo de roupa, mas o que deve ser observado de fato é a capacidade. Uma máquina de 10kg indica que esse volume é com as roupas molhadas, que obviamente ficam mais pesadas.

Se você tentar lavar um edredom que pesa 7kg molhado em uma máquina com capacidade para 5kg, é bem provável que seu equipamento seja danificado.

5.  Ventilador

Por último, mas não menos importante, só quem mora no Brasil entende a necessidade um bom ventilador no verão, ou até mesmo de um ar-condicionado. O ventilador tem um preço reduzido se comparado com a segunda opção e pode ser encontrado em diversos modelos: de chão, parede, com 4, 5 ou 8 pás e diferentes níveis de velocidade.

Além de espantar o calor em dias quentes, se você não possui uma coifa na cozinha, o ventilador pode ajudar para aliviar o cheiro de gordura após o preparo de frituras ou ainda ajudar na distribuição de repelentes e aerossóis contra mosquitos.