O empreendedorismo é uma área com cada vez mais concorrência. Por isso, demonstrar confiança não é mais um diferencial e sim uma obrigação das empresas que querem estar presentes no mercado.
Uma das formas de comprovar a responsabilidade com as negociações e os direitos trabalhistas, é por meio da certidão negativa de débito.
Para saber mais sobre esse documento essencial, continue a leitura.
O QUE É CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO TRABALHISTA?
A chamada CND (Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas) relata a situação de uma empresa em relação a débitos e comprova que ela não possui dívidas abertas com outros negócios ou com seus colaboradores.
Por meio dessa certidão, é possível saber que não há débitos em a ver com alguma outra empresa.
A CND é de extrema importância, pois ela define a confiança que os negociadores e colaboradores podem ter naquela empresa.
Geralmente, esses débitos abertos são relacionados a pagamentos de direitos de funcionários.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA CERTIDÃO NEGATIVA TRABALHISTA?
Uma empresa que deseja ter boas negociações precisa de uma boa imagem. E para construção dessa boa imagem é necessário honestidade, transparência e confiança.
Além de mostrar a confiabilidade da empresa, também implica na concorrência de licitações e contratação de empregados, já que os mesmos desejam estar em uma empresa que não possua débitos de direitos trabalhistas.
O documento não interessa apenas a outros negócios, mas também a justiça do trabalho, o tabelionato, inclusive a própria empresa.
A certidão também serve para:
- Processos jurídicos;
- Incentivos fiscais e financiamentos públicos;
- Negociações imobiliárias;
- Participar de licitações.
TIPOS DE CERTIDÃO TRABALHISTA
Existem três tipos de certidão que podem influenciar na imagem de uma empresa, veja quais são:
Certidão Negativa: Essa certidão é a que comprova que não há débitos pendentes, possibilitando a participação em licitações e passando confiança aos outros empreendedores. É de extrema importância que todos tenham esse documento.
Certidão Positiva: A certidão positiva indica que há dívidas pendentes pela empresa, por isso devem ser urgentemente resolvidas para que não cause ainda mais problemas.
Certidão Positiva com efeito de negativa: Essa certidão é equivalente a negativa, porém indica que os débitos são descontados por meio de penhora.
COMO EMITIR CERTIDÃO NEGATIVA TRABALHISTA?
Para consultar a CND, é possível acessar o site do Tribunal Superior do Trabalho, por um processo bem simples e rápido.
Basta inserir o CPF ou CNPJ da empresa que quer consultar, uma forma de obter mais transparência entre as pessoas físicas, empresas e órgãos públicos.
COMO SAIR DO BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS?
Ter o nome da sua empresa na lista de devedores trabalhistas pode trazer muitos prejuízos, como por exemplo a dificuldade de negociar com fornecedores.
Para sair do banco de devedores, é necessário então pagar todas as dívidas trabalhistas e débitos pendentes.
O processo da retirada da lista pode demorar um pouco, são vários fatores envolvidos, logo não é possível estimar o tempo.
Mas assim que sua quitação for computada, você poderá emitir a certidão negativa trabalhista.
O que acontece se as dívidas não forem pagas?
Após um prazo, se a quitação não for realizada, a Justiça tem direito de caçar os bens do proprietário da empresa ou do próprio negócio.
Em casos onde o dono não possui propriedades no valor estimado, a procura pode se estender aos sócios da empresa.