O ato de abrir uma empresa geralmente está acompanhado de sonhos, desejos e objetivos pessoais. Muitas pessoas cultivam dentro de si por anos a vontade de trabalhar para conquistar mais liberdade e autonomia.
Independente da motivação inicial, é preciso manter os pés no chão e ter muito foco no trabalho árduo antes de conquistar uma boa margem de lucro e poder então usufruir de todos os benefícios desejados inicialmente.
Se você tem dúvidas sobre o que é margem de lucro e como realizar o cálculo deste importante indicador para seu negócio, continue a leitura e descubra mais.
O que é e como calcular margem de lucro?
Há uma série de indicadores que sua empresa deve estar atenta se deseja se manter ativa no mercado, muitos deles estão relacionados a formação de preço dos seus produtos ou serviços e o lucro.
A margem de lucro nada mais é do que o cálculo que permite conhecer a parcela das receitas que de fato pertence a empresa. Veja um exemplo para facilitar o entendimento:
Vamos supor que uma empresa que vende detergente concentrado, teve R$ 10000,00 de receita no período e nesse mesmo período seus custos foram de R$ 6000,00. Ao diminuir da receita o custo, se obtém o lucro bruto, neste exemplo, R$ 4000,00.
- Lucro bruto = receita – custos
- Lucro bruto = 10000 – 6000 = 4000
Para obter a margem de lucro é necessário dividir o lucro bruto pela receita e para obter um resultado em percentual, multiplique por 100, ou seja:
- Margem de lucro = lucro bruto / receitas
- Margem de lucro = 4000 / 10000 = 0,4 x 100 = 40%
No exemplo calculamos a margem de lucro bruta, para calcular a líquida basta incluir no valor dos custos também as tributações, impostos e custos indiretos.
Porque calcular margem de lucro é importante?
A margem de lucro permite conhecer, acompanhar e avaliar a lucratividade da empresa, o que é essencial para determinar se as ações tomadas estão indo no caminho certo em direção ao sucesso.
Afinal de contas, com a margem de lucros torna-se possível identificar com clareza qual o percentual das vendas que de fato pertence a empresa. De acordo com seu modelo de gestão é possível calcular a margem de lucro por produto ou até mesmo setor, desta forma pode descobrir que a porta de aço, produto mais caro do seu catálogo, é o que tem a menor margem de lucro, por exemplo.
Olhar apenas para os números de vendas pode acabar gerando uma visão enviesada do negócio e não correspondente com a verdade, por isso a importância de analisar indicadores como um conjunto e nunca de forma individualizada.
Descobrir se a margem de lucro do seu negócio está boa ou não vai depender de vários fatores, e o segmento de atuação é um deles. Alguns especialistas indicam buscar uma margem de lucro superior aos 20%, mas fazem ressalvas para a indústria, por exemplo, que pode ficar na faixa dos 8%.
Conhecendo mais sobre o tema, chegou a hora de você calcular a margem de lucro do seu negócio e, caso necessário, buscar estratégias para melhorar os resultados.