qui. nov 21st, 2024
5 dicas para quem deseja criar um aplicativo para a sua empresa5 dicas para quem deseja criar um aplicativo para a sua empresa

Quer investir em um aplicativo para a sua empresa? Não faz a menor ideia de por onde começar? Então, continue lendo esse artigo, pois vamos mostrar aqui 5 dicas para quem deseja criar um aplicativo para sua empresa.

É inegável a importância de investir em um aplicativo, nesses tempos de crise e mercado cada vez mais competitivo, sendo um app mais uma ferramenta para aproximar empresa/cliente e, consequentemente, aumentar as vendas ou oferta de serviços.

Por outro lado, se engana quem pensa que basta criar um aplicativo e, pronto. Na verdade, pesquisas comprovam que não é nada fácil conseguir ter um aplicativo de sucesso no Brasil. E mais, cerca de 58%  das apps têm menos de mil usuários no Brasil.

Por isso, não basta apenas decidir adotar um aplicativo em sua empresa, é preciso que eles seja de qualidade, ou seja, criado por profissionais experientes, garantindo um bom produto.

Resumindo, não basta resolver ter um aplicativo em sua empresa, nem mesmo uma boa ideia irá garantir seu sucesso, é preciso que ele seja funcional, que seja um facilitador para o usuário, seja para o processo de compra, para a comunicação, enfim, de acordo com o objetivo principal da empresa.

E mais, as empresas que resolvem investir em aplicativos, precisam considerar uma série de fatores, desde saber quem é o seu público, oferecer praticidade, boa usabilidade, que são elementos essenciais para um app de sucesso.

Para lhe ajudar a criar um aplicativo de sucesso, resolvemos mostrar as 5 principais dicas. Confira quais são:

1. Defina o objetivo

Primeiramente, é preciso saber definir sua principal serventia, ou seja, conseguir identificar um possível problema do cliente e pensar em sua solução. Porém, vale lembrar que nem toda boa ideia é viável, por isso, um aplicativo não se faz da noite para o dia.

2. Tenha foco no cliente

 Uma boa forma de garantir um app de sucesso é apostando no método de design thinking, o qual coloca o cliente como foco principal. Ou seja, oferecer um conjunto de métodos e processos baseados na empatia, com o objetivo de fornecer soluções para as pessoas afetadas por determinados problemas.

  1. Teste muito

É fundamental procurar testar muito o aplicativo antes do mesmo ser publicado, tanto na teoria quanto na prática. Essa etapa é muito importante e não deve ser subestimada, ou atropelada em função da pressa. É preciso ter um aplicativo funcionando muito bem antes de que chegue ao público. E vale testar tudo, do layout à usabilidade. Não tem nada pior que lançar antes da hora e acabar recebendo uma enxurrada de críticas, fazendo com que os clientes desinstalem ou nem queiram instalar a app.

  1. Atualize constantemente

De acordo com pesquisas, quanto mais um aplicativo é atualizado, mais bem recebido pelo público ele é. No mais, se apps tão populares, como WhatsApp e Facebook, investem em atualizações frequentes, na verdade, mensais, vale se basear nesses exemplos de sucesso e procurar sempre estar melhorando seu aplicativo, ouvindo os comentários, isso que vai fazer chegar ao sucesso. O app tem que apostar em constantes melhorias.

  1. Invista em divulgação

E não tem jeito, tudo pode mudar, mas uma coisa não muda, a “propaganda é a alma do negócio”. Lógico, usando outras ferramentas, mas o fato é que para um app alcançar um grande número de pessoas, ele deve ser muito bem divulgado.  Nesse sentido, vale usar as redes sociais que, sem dúvida, pode ser a melhor ferramenta e estratégia de marketing para chegar a seu público-alvo. Assim, tire proveito do conteúdo patrocinado na hora de divulgar seu aplicativo nas redes sociais.