qua. nov 30th, 2022

Se as tecnologias já vinham mudando o mundo, a pandemia chegou para acelerar ainda mais este processo.

O digital se tornou necessário e passou por um processo de aceleração jamais visto anteriormente.

Diante disso, o mercado financeiro mudou, assim como as formas de pagamento e a maneira de fazer transações econômicas.

Para entender mais deste processo, continue esta leitura para entender o que é aceleração digital e qual o impacto dela em seu planejamento financeiro.

O que é aceleração digital?

A aceleração digital consiste no processo de rápidas transformações no mundo online. Com o home office e a necessidade de ficar em casa, as empresas precisaram se adaptar e criar soluções digitais para os seus clientes. Isso vai desde a formação de um e-commerce até aulas online ou reuniões virtuais.

E isso mudou todo o ambiente à nossa volta, principalmente quando falamos no mercado financeiro. Atualmente, quase todos os bancos já contam com contas digitais, cartões de crédito online e um serviço de atendimento por chat.

Com isso, a presença física é, muitas vezes, desnecessária. E o virtual ganha cada vez mais destaque.

Como ela impactou o mercado financeiro?

O primeiro impacto no mercado financeiro foi a quantidade de transações realizadas online, principalmente após o surgimento do PIX, que já é aceito por milhares de estabelecimentos brasileiros.

Além disso, surgiram novas formas de investimento que impactam o planejamento financeiro das pessoas. Agora, além dos fundos tradicionais, você também pode investir em criptomoedas e em ativos digitais, por exemplo.

Assim, o mercado está em constante mudança e aceleração digital.

Surgimento das fintechs

Outra transformação significativa foi o surgimento das fintechs. Se tratam de empresas que unem tecnologia e finanças para criar soluções menos burocráticas e mais focadas na boa experiência do cliente.

Há diversos tipos de fintechs, e podemos destacar as especializadas em meios de pagamento, em conceder empréstimos, em oferecer cartão de crédito online, negociar dívidas online, com seguros personalizáveis e até as focadas em prestar soluções para outros bancos e instituições financeiras.

Novos negócios

Diante disso, as fintechs proporcionaram o surgimento de novas formas de negócio. Se você precisa de crédito para o seu planejamento financeiro pessoal, por exemplo, pode contar com uma quantidade muito maior de oferta do que anteriormente. 

Assim, o mercado financeiro está mais aberto e em constante evolução em decorrência da aceleração digital.

Facilidades para o consumidor

Um dos grandes benefícios das fintechs é a facilidade gerada para o consumidor. Como comentamos, elas buscam melhorar a experiência do cliente final. 

Assim, as pessoas físicas saem ganhando com interfaces de bancos mais diretas e intuitivas, menos burocracia para conseguir empréstimos e mais rapidez nas transações bancárias, por exemplo.

Adeus à burocracia

E, como comentamos, as fintechs representam o adeus à burocracia. Além de oferecerem serviços mais diretos, os bancos tradicionais também se sentem pressionados a melhorar a experiência do cliente.

Diante disso, percebemos um esforço conjunto e uma verdadeira transformação digital que traz muitos benefícios ao consumidor final. 

Assim, as transações são mais rápidas, fáceis e sem pedir dados desnecessários.

O serviço de atendimento ao cliente também teve uma grande evolução. As pessoas não têm mais paciência para aguardar horas no telefone a fim de solucionar os seus problemas. Assim, surgiram os chats virtuais e atendimentos mais diretos focados no consumidor.

Transformação constante

E uma certeza que temos é a transformação constante do mundo econômico e do nosso planejamento financeiro para conseguirmos acompanhar as novidades do mercado.

É importante estarmos atentos às novas formas de fazer negócio para conseguirmos aproveitá-las ao máximo. 

E isso se aplica a vários setores de nossa vida financeira, desde o momento de fazer uma compra online, até a escolha de onde investir nosso salário ou qual conta digital vale mais a pena abrir.

Considerações finais

Fizemos este texto para explicar o que é aceleração digital e quais são os seus impactos no mercado financeiro.

Além disso, mostramos que o surgimento das fintechs revolucionou o mercado e beneficiou o consumidor final, trazendo menos burocracia, mais agilidade e uma melhor experiência do usuário.

Diante desta realidade, esteja atento às mudanças e às transformações constantes das finanças para aproveitar as oportunidades que aparecem e as novas formas de pagamento que surgem com o tempo.