seg. nov 28th, 2022

Nos últimos anos, a preocupação com saúde e bem-estar cresceu bastante. As pessoas estão cuidando mais do corpo e da mente, comendo melhor e se exercitando mais. Pensando nisso, precisamos falar sobre o hábito de beber água durante o treino.

Você já parou para pensar sobre os benefícios dessa prática? Afinal, será que é realmente importante manter a hidratação enquanto realiza atividades físicas nas academias ou ao ar livre?

Este artigo tem como objetivo chamar a atenção para a importância da água em nossa vida. Por isso, abordaremos diversos aspectos: da quantidade ideal a ser consumida à importância de um purificador de água.

Enfim, este é um post muito útil e que, certamente, o ajudará a cuidar ainda melhor da sua saúde. Acompanhe!

Água é vida: entenda a função do líquido em nosso organismo

A água é uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do corpo humano. Sem ela, não há vida! Aliás, todos os seres vivos precisam de água para sobreviver e ela exerce várias funções importantes.

De forma simples e direta, ela atua como um elemento essencial para o equilíbrio e performance de nossos órgãos. Dentre as principais missões, podemos destacar:

  • é um solvente — a água é o meio em que muitas reações químicas ocorrem;
  • ajuda a eliminar toxinas — a urina é composta de 95% de água, juntamente com substâncias tóxicas e que não servem mais para o nosso corpo;
  • transporta nutrientes — responsável por levar nutrientes e oxigênio, essenciais para o nosso metabolismo.

Por que beber água durante o treino: veja 5 razões para não se esquecer disso

Agora que você já entendeu como a água atua em nosso organismo, é hora de aprofundarmos um pouco mais no assunto. Afinal, por que beber água durante o treino?

Como todos sabem, a prática de atividade física exige muito do corpo humano. Somos colocados em nosso limite físico e cardíaco e é bem comum sentir sede nesses momentos. Veja por que você deve atender ao pedido do seu organismo e consumir água!

1. Regula a temperatura do corpo

Durante os exercícios sua temperatura corporal tende a subir bastante. Afinal, seu organismo está trabalhando ativamente para produzir energia e te manter motivado para terminar todas as atividades.

A ingestão de água é o que equilibrará a situação. Ela entra no corpo com a função de refrescar e não deixar que todo o “sistema pare de funcionar”!

2. Aumenta a disposição para o treino

Beber água durante o treino é um alívio para o corpo e para a mente. Em outras palavras, ela te dá um up para continuar os exercícios e atingir seus objetivos.

Já sentiu sede durante uma caminhada a ponto de querer desistir? Isso não é apenas psicológico, já que nosso cérebro está mandando um recado de que precisa de água para poder funcionar. Se você obedece, tudo volta ao normal!

3. Reduz câimbras

Ninguém gosta de sentir câimbras durante o treino, não é mesmo? O problema é causado pela desidratação e pelo desequilíbrio eletrolítico proveniente dela.

Portanto, a ingestão de água ao longo do treino evita sentir esses incômodos. Na prática, você irá hidratar e ajudar a reequilibrar os níveis de oxigênio e sais minerais nas células e músculos.

4. Favorece a circulação sanguínea e de glicogênio

A água é um dos principais componentes do plasma sanguíneo, que tem como função transportar oxigênio, nutrientes e o glicogênio — uma fonte de energia que fica nos músculos e que deve ser levada às células durante as atividades físicas.

5. Evita a desidratação

Por fim, consumir água durante o treino é o que assegura a reposição do líquido perdido em razão do aquecimento do corpo, especialmente com a transpiração. Desse modo, você consegue evitar a desidratação e todas as suas consequências, como tontura e queda de pressão sanguínea.

Saiba qual a frequência e quantidade ideal de água durante o treino

Como ficou demonstrado, não faltam bons motivos para adotar o hábito de ingerir água durante a prática de atividades físicas. Mas ainda restam algumas dúvidas: quando e o quanto de água beber?

Em primeiro lugar, você precisa entender que a ideia não é ficar bebendo uma grande quantidade de água o tempo todo. Isso só atrapalha o seu desempenho, deixando-o com a sensação de inchaço e indisposição.

É fundamental que o consumo seja feito de forma moderada e conforme o tipo de esforço que está fazendo. Quem faz corrida e crossfit, por exemplo, pode sentir muito incômodo se beber água em excesso nesses momentos.

Sendo assim, o ideal é ingerir em torno de 200 ml a cada 20 minutos de atividade física. Sinta o seu corpo e observe os sinais, como sede, cansaço e calor excessivo.

Cuidado com a qualidade da água!

Para finalizar este post, gostaríamos de chamar a atenção para a qualidade da água ingerida. Afinal, isso pode impactar diretamente em sua saúde.

Se você leva a água de casa, é importante assegurar que o líquido seja puro e livre de microrganismos que podem nos causar doenças. Para evitar o problema, o uso de purificadores de água é muito eficiente.

Se tem o hábito de consumir água na academia, fique atento a alguns sinais de que a água pode estar contaminada, como sabor e cheiro estranho. Se isso acontecer, suspenda o uso e leve uma garrafinha de casa.

Conclusão 

Conseguiu entender por que é tão importante beber água durante o treino? Esse é um hábito que vale a pena ser incorporado em sua rotina e que, certamente, o ajudará a alcançar melhores resultados.

Não importa o tipo de exercício que você gosta de praticar, tampouco onde esteja. Seja precavido e ande sempre com uma garrafinha com água pura e fresca!