qui. abr 18th, 2024

Nos últimos anos, a preocupação com saúde e bem-estar cresceu bastante. As pessoas estão cuidando mais do corpo e da mente, comendo melhor e se exercitando mais. Pensando nisso, precisamos falar sobre o hábito de beber água durante o treino.

Você já parou para pensar sobre os benefícios dessa prática? Afinal, será que é realmente importante manter a hidratação enquanto realiza atividades físicas nas academias ou ao ar livre?

Este artigo tem como objetivo chamar a atenção para a importância da água em nossa vida. Por isso, abordaremos diversos aspectos: da quantidade ideal a ser consumida à importância de um purificador de água.

Enfim, este é um post muito útil e que, certamente, o ajudará a cuidar ainda melhor da sua saúde. Acompanhe!

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Água é vida: entenda a função do líquido em nosso organismo

A água é uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do corpo humano. Sem ela, não há vida! Aliás, todos os seres vivos precisam de água para sobreviver e ela exerce várias funções importantes.

De forma simples e direta, ela atua como um elemento essencial para o equilíbrio e performance de nossos órgãos. Dentre as principais missões, podemos destacar:

  • é um solvente — a água é o meio em que muitas reações químicas ocorrem;
  • ajuda a eliminar toxinas — a urina é composta de 95% de água, juntamente com substâncias tóxicas e que não servem mais para o nosso corpo;
  • transporta nutrientes — responsável por levar nutrientes e oxigênio, essenciais para o nosso metabolismo.

Por que beber água durante o treino: veja 5 razões para não se esquecer disso

Agora que você já entendeu como a água atua em nosso organismo, é hora de aprofundarmos um pouco mais no assunto. Afinal, por que beber água durante o treino?

Como todos sabem, a prática de atividade física exige muito do corpo humano. Somos colocados em nosso limite físico e cardíaco e é bem comum sentir sede nesses momentos. Veja por que você deve atender ao pedido do seu organismo e consumir água!

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1. Regula a temperatura do corpo

Durante os exercícios sua temperatura corporal tende a subir bastante. Afinal, seu organismo está trabalhando ativamente para produzir energia e te manter motivado para terminar todas as atividades.

A ingestão de água é o que equilibrará a situação. Ela entra no corpo com a função de refrescar e não deixar que todo o “sistema pare de funcionar”!

2. Aumenta a disposição para o treino

Beber água durante o treino é um alívio para o corpo e para a mente. Em outras palavras, ela te dá um up para continuar os exercícios e atingir seus objetivos.

Já sentiu sede durante uma caminhada a ponto de querer desistir? Isso não é apenas psicológico, já que nosso cérebro está mandando um recado de que precisa de água para poder funcionar. Se você obedece, tudo volta ao normal!

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3. Reduz câimbras

Ninguém gosta de sentir câimbras durante o treino, não é mesmo? O problema é causado pela desidratação e pelo desequilíbrio eletrolítico proveniente dela.

Portanto, a ingestão de água ao longo do treino evita sentir esses incômodos. Na prática, você irá hidratar e ajudar a reequilibrar os níveis de oxigênio e sais minerais nas células e músculos.

4. Favorece a circulação sanguínea e de glicogênio

A água é um dos principais componentes do plasma sanguíneo, que tem como função transportar oxigênio, nutrientes e o glicogênio — uma fonte de energia que fica nos músculos e que deve ser levada às células durante as atividades físicas.

5. Evita a desidratação

Por fim, consumir água durante o treino é o que assegura a reposição do líquido perdido em razão do aquecimento do corpo, especialmente com a transpiração. Desse modo, você consegue evitar a desidratação e todas as suas consequências, como tontura e queda de pressão sanguínea.

Saiba qual a frequência e quantidade ideal de água durante o treino

Como ficou demonstrado, não faltam bons motivos para adotar o hábito de ingerir água durante a prática de atividades físicas. Mas ainda restam algumas dúvidas: quando e o quanto de água beber?

Em primeiro lugar, você precisa entender que a ideia não é ficar bebendo uma grande quantidade de água o tempo todo. Isso só atrapalha o seu desempenho, deixando-o com a sensação de inchaço e indisposição.

É fundamental que o consumo seja feito de forma moderada e conforme o tipo de esforço que está fazendo. Quem faz corrida e crossfit, por exemplo, pode sentir muito incômodo se beber água em excesso nesses momentos.

Sendo assim, o ideal é ingerir em torno de 200 ml a cada 20 minutos de atividade física. Sinta o seu corpo e observe os sinais, como sede, cansaço e calor excessivo.

Cuidado com a qualidade da água!

Para finalizar este post, gostaríamos de chamar a atenção para a qualidade da água ingerida. Afinal, isso pode impactar diretamente em sua saúde.

Se você leva a água de casa, é importante assegurar que o líquido seja puro e livre de microrganismos que podem nos causar doenças. Para evitar o problema, o uso de purificadores de água é muito eficiente.

Se tem o hábito de consumir água na academia, fique atento a alguns sinais de que a água pode estar contaminada, como sabor e cheiro estranho. Se isso acontecer, suspenda o uso e leve uma garrafinha de casa.

Conclusão 

Conseguiu entender por que é tão importante beber água durante o treino? Esse é um hábito que vale a pena ser incorporado em sua rotina e que, certamente, o ajudará a alcançar melhores resultados.

Não importa o tipo de exercício que você gosta de praticar, tampouco onde esteja. Seja precavido e ande sempre com uma garrafinha com água pura e fresca!