seg. nov 28th, 2022

O Imposto de Renda, também conhecido como ‘Imposto sobre rendimento’, é um tributo previsto na legislação brasileiro e também está presente em outros países ao redor do mundo.

Os critérios do IR podem ser alterados de ano a ano, logo, o contribuinte precisa ficar atento às novas diretrizes.

Mas vale ressaltar que o Imposto de Renda não atinge toda a população, sendo parte isenta, levando em consideração os baixos rendimentos anuais.

Produzimos esse artigo para sanar dúvidas sobre o IR, como por exemplo:

  • Os bens e direitos interferem no IR?
  • O que eu preciso saber para fazer o IR?
  • Quais são as normas do IR em 2022?
  • Como calcular o imposto de renda?

Gostou do tema? Precisa ter mais informações de como declarar o IR? Então siga conosco e boa leitura. 

Bens e direitos fazem parte do Imposto de Renda?

Existe sempre uma dúvida constante sobre bens e direitos adquiridos no decorrer do ano, se estes contam como fruto de rendimento para o Imposto de Renda, a resposta é sim.

Se nesse ano você comprou uma empresa que faz Bomba centrífuga, por exemplo, você agora tem um bem comercial em seu nome. Automaticamente essa propriedade vai gerar lucro e esse lucro corresponde ao seu rendimento, por isso precisa ser declarado.

A mesma coisa acontece se determinada pessoa teve acesso a uma herança, transferida através de um direito constitucional. Ou seja, a pessoa herdou um imóvel que tem um determinado valor que a classifica como contribuinte, logo ele precisa ser declarado no imposto de renda. 

Se você tem uma empresa que fabrica blister embalagem, por exemplo, na hora de fazer a declaração, o contribuinte vai se deparar com a ficha de bens e direitos. É necessário colocar todos os dados do imóvel para que seja registrado nos órgãos governamentais. 

Como calcular o imposto de renda?

Calcular o imposto de renda (IR) é uma questão que por vezes complica a vida das pessoas. Para pessoas que têm dificuldade, é possível contratar os serviços de um contator para declaração, no entanto, também é possível fazer a declaração sozinho.

A primeira coisa que o contribuinte precisa saber é que a declaração do imposto de renda não é embasado somente no salário, mas em qualquer bens e direitos de valor que são administrados no decorrer do ano.

Para um proprietário de uma empresa especializada em Estruturas metálicas, por exemplo, tem que somar todos os rendimentos e do valor exato, subtraindo as deduções do IR. Essas deduções podem variar de acordo com o rendimento. 

O site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal) oferece uma plataforma otimizada que auxilia o contribuinte a fazer esse cálculo. Ao acessar, recomendamos que tenha todos os números de rendimentos das contas bancárias e investimentos em mãos.

Ao inserir ele vai calcular as deduções e apresentar o valor exato a contribuir.

Esperamos que esse artigo auxilie o contribuinte na hora de declarar seu Imposto de Renda. Se gostou do conteúdo compartilhe para mais pessoas terem acesso a informação.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.