seg. nov 28th, 2022

Se você busca um escritório de advocacia para atuar em sua causa, seja para você ou para a sua empresa, tem consciência que um bom suporte jurídico é essencial para o desenvolvimento do trabalho no cotidiano.

Mas, para que você consiga profissionais adequados a suas necessidades, sendo um negócio vantajoso, é preciso seguir algumas dicas na hora de escolher um escritório de advocacia.

Nesse texto vamos dar algumas dicas como verificação de especialidade, indicações, equipe do escritório, reuniões entre outras.

Isso para que você possa escolher um excelente escritório para te auxiliar nas demandas da sua empresa ou questões jurídicas pessoais que você venha a ter.

Aqui estão as dicas para você escolher um escritório de advocacia

  • Verifique a especialidade

Na área do direito, é possível encontrar diversas especialidades, como por exemplo, penal, ambiental, trabalhista, tributária, empresarial, entre outras.

Dessa forma, é essencial que você escolha um escritório que tenha conhecimento e um domínio relacionado a demanda que o seu caso ou a sua empresa exige.

Sendo assim, é importante descobrir se o escritório de advocacia que está em vista, é especializado no assunto no qual sua empresa precise de um auxílio.

Encontrando um escritório que trabalhe com casos parecidos com o seu ou atenda demandas parecidas com a da sua empresa, facilitará o seu cotidiano.

Buscar escritórios compatíveis com a sua demanda, é essencial para que você esteja bem assistido por uma equipe adequada de profissionais.

  • Siga indicações de pessoas conhecidas

Indicações de pessoas conhecidas são extremamente importantes para que você comece a conhecer o trabalho do escritório no qual você está interessado em contratar.

Dessa forma, conversar com pessoas próxima que utilizaram os serviços do escritório de advocacia, é importante para que você comece a construir uma opinião sobre a escolha do profissional.

Busque com esses conhecidos informações a respeito da maneira como o atendimento é feito, dados sobre os resultados e como foi toda a experiência com a contratação do escritório.

Analisando esses pontos, você poderá fazer uma melhor avaliação, e decidir se o escritório específico é uma boa alternativa para atender suas demandas ou da sua empresa.

Mas, não se baseie apenas pelas experiências e indicação de conhecidos, há outros fatores que devem ser levados em conta antes de fazer a contratação de um escritório de advocacia.

  • Conheça a equipe do escritório

Além de conhecer o escritório através de indicações de pessoas próximas, é essencial que você conheça pessoalmente os profissionais que irão te atender, para verificar se em um primeiro contato você se sentirá confortável.

É muito importante que você faça uma reunião antes de tomar a decisão de contratar os serviços do escritório.

Nessa reunião, será possível avaliar pessoalmente os pontos que você questionou por meio de pessoas conhecidas que já utilizaram os serviços do escritório.

Dessa forma, analise a questão do atendimento, da postura ética dos profissionais, o domínio sobre o assunto a ser resolvido, como também os resultados obtidos.

Esse contato inicial é extremamente importante para que esse processo de análise feito para escolher o escritório de advocacia, seja eficiente e atenda as suas expectativas.

  • Conheça alguns casos resolvidos

Conhecer os casos que o escritório de advocacia resolveu também é muito importante para que você tenha mais tranquilidade, além de fazer previsões sobre quando o seu caso será solucionado.

Solicite alguns cases para que você comece a ter familiaridade sobre como os profissionais se comportam e conduzem o andamento do caso.

É interessante conhecer alguns cases, porque dessa maneira você irá começa a conhecer a maneira que os profissionais irão te auxiliar na sua empresa, buscando as melhores soluções possíveis.

Ao conhecer os perfis de antigos clientes, será possível você entender se os profissionais desse escritório, são compatíveis com as suas necessidades ou as necessidades da empresa.

É fundamental que você entenda o funcionamento o escritório, conhecendo de perto o trabalho dos profissionais com a finalidade de sanar dúvidas a respeito da contratação ou não do escritório.

  • Verifique os diferenciais

Os diferenciais são muito importantes na hora de você tomar a decisão de contratar o escritório de advocacia, pois eles que irão distinguir os melhores escritórios.

É muito importante que os diferenciais que o escritório oferece, esteja de acordo com o que você ou a empresa está precisando.

Você ou a empresa enquanto clientes, precisam entender se os diferenciais do escritório de advocacia específico, fará a “diferença” relacionadas as suas demandas.

Dessa forma, é preciso analisar e escolher um grupo de profissionais que entregue os resultados que você ou a empresa precisem, de forma alinhada, desenvolvendo um trabalho adequado aos clientes.

  • Faça uma reunião com os advogados e equipe

Busque fazer uma reunião com a equipe de advogados com a finalidade de entender melhor sobre como será o trabalho, até mesmo para alinhar tudo com a suas expectativas ou da empresa.

Essa primeira reunião é importante para que você apresente os problemas e necessidades, com o objetivo de tirar todas as dúvidas relacionadas a demanda.

Essas dúvidas podem ser tanto de um assunto específico, como também da maneira como o escritório de advocacia que você estará escolhendo trabalha.

Identifique se nessa primeira reunião há a construção de uma sintonia entre você e a equipe que te auxiliará, ou dará suporte a empresa. 

Essa é uma ótima chance de entender melhor como funciona o trabalho do escritório, e conhecer mais sobre os casos que a equipe de advogado já conseguiram resolver e orientar.

Analise se a proposta é adequada para você

Assim que você colher informações dessa primeira reunião, é hora de fazer uma análise, principalmente relacionado ao perfil do escritório, e se esse está alinhado às suas necessidades ou da empresa.

Esse é o momento de verificar todos os pontos positivos e negativos, além de analisar os diferenciais que o escritório oferece para solucionar os problemas.

Além de todas essas dicas, é importante que você pesquise no site da OAB, sobre os profissionais do escritor que será contratado.

Com essas dicas, é possível escolher um bom escritório de advocacia, que atenda as demandas solicitadas, sem que nenhuma dificuldade possa aparecer no futuro.