sex. nov 22nd, 2024

Uma das maiores dificuldades que muitas empresas costumam enfrentar se refere a como prospectar clientes, mais especificamente aos canais de prospecção mais adequados.

Para obter sucesso nas vendas, é imprescindível saber onde e como chegar até seus potenciais clientes. Tendo isso em vista, a escolha dos canais fará toda a diferença para gerar leads promissores e convertê-los em clientes.

Se você tem dúvidas sobre como prospectar clientes, fica tranquilo que a gente vai te ajudar.

Ao longo deste conteúdo, vamos mostrar 6 opções de canais que você pode incorporar a sua estratégia comercial para prospectar novas oportunidades de negócio:

  1. Blog corporativo;
  2. E-mail marketing;
  3. Google Ads;
  4. Redes sociais;
  5. Visitas presenciais;
  6. Telefone.

Como escolher os canais de prospecção mais adequados para a minha empresa?

Escolher os canais de prospecção mais eficazes para a sua estratégia de vendas pode ser uma tarefa, no mínimo, desafiadora.

Pensando nisso, antes de mostrarmos as principais opções para prospectar novos clientes, é interessante pontuarmos alguns aspectos que você precisa considerar na hora de escolher os canais adequados.

Em primeiro lugar, você precisa conhecer o seu público-alvo e os canais em que ele está mais presente.

Além disso, é importante também considerar o tipo de produto ou serviço que você tem a oferecer para seus potenciais clientes.

A prospecção de algumas soluções tende a ser mais bem sucedidas em determinados canais do que em outros.

Por fim, outro aspecto-chave a ser levado em consideração é o tamanho do seu time de vendas e os recursos que você está disposto a investir.

DICA de livro sobre escolha de canais de vendas: Traction

No livro Traction, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, é discutido o conceito de bullseye framework. Essa estratégia de escolha de canais ganhou muita popularidade após ser explorada neste bestseller.

Dê uma olhada nesta representação visual do bullseye framework:

https://agendor-blog-uploads.s3.sa-east-1.amazonaws.com/2020/07/20164657/Bullseye-Framework_V2-v.jpg 

E veja mais detalhes aqui: Bullseye framework: o que é, como funciona e passo a passo de como fazer 

Canais de prospecção: como prospectar clientes?

Bom, após considerar os aspectos que citamos no tópico anterior, é hora de conferir algumas das principais opções de canais de prospecção que você pode incorporar a sua estratégia de vendas.

1 – Blog corporativo

Uma das formas mais eficazes para quem quer descobrir como prospectar clientes de forma eficiente é a produção de conteúdos relevantes para o blog da sua empresa.

Esse importante canal de Inbound Marketing ajuda a atrair potenciais clientes que buscam solucionar problemas que a sua empresa pode resolver.

Por meio de artigos e conteúdos ricos, você consegue educar os visitantes e convertê-los em leads qualificados.

Esses leads que encontram sua empresa na internet espontaneamente, ao tentarem solucionar alguma dúvida referente ao negócio deles percebem grande valor em sua empresa exatamente porque ela mostra que entende do assunto ao disponibilizar gratuitamente conteúdo de qualidade que ele pode usar para gerir melhor seu negócio.

2 – E-mail marketing

Outro canal que é um grande aliado da prospecção de vendas é o e-mail marketing. Por meio dessa ferramenta, você pode disparar mensagens segmentadas para clientes em potencial, apresentando sua empresa e as soluções que você oferece.

Muitas pessoas acreditam que o e-mail marketing é uma estratégia de prospecção antiga, que perdeu lugar para as mídias sociais. Mas, na verdade, 72% dos consumidores em geral e 73% dos millennials preferem o e-mail como canal de comunicação sobre empresas ou negócios.

3 – Google Ads

O Google Ads é um serviço do Google em que você paga a plataforma para que o link do seu site e blog apareça nos primeiros resultados de busca.

Dessa forma, quando um prospect pesquisar palavras-chave relacionadas às suas soluções, há mais chances de ele visitar seu site ou blog.

4 – Redes sociais

Hoje em dia, praticamente não há como prospectar clientes sem recorrer às redes sociais como canais de prospecção. Isso porque é bastante comum que as pessoas pesquisem os perfis das empresas nas redes sociais e levem isso em consideração durante sua jornada de compra.

Por meio do Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo, você pode produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo e interagir com potenciais clientes.

5 – Visitas presenciais

Nas visitas presenciais, a prospecção ocorre cara a cara. O vendedor vai diretamente até seu potencial cliente para apresentar possíveis soluções para os problemas que o prospect está enfrentando.

Essa forma de prospecção é muito comum em vendas B2B com ticket médio elevado.

6 – Telefone

Por fim, o telefone é um dos principais canais de prospecção e ainda segue firme e forte mesmo nesses tempos em que praticamente tudo pode ser feito pela internet.

Por meio das chamadas cold calls, os vendedores ligam para um lista de potenciais clientes que não necessariamente têm um conhecimento prévio sobre a empresa.

A partir dessas ligações, busca-se conduzir os prospects pelas etapas do funil de vendas até que eles se tornem clientes.

E então, o que você achou desses principais canais de prospecção?

Obviamente, você não precisa utilizar todos eles. Filtre aqueles que combinam melhor com suas soluções e com o perfil do seu público-alvo.

E se você quer  algumas dicas de prospecção para usar em seu dia a dia de vendas, confira estas, do Eduardo Muller, da Universidade Previsível:

https://www.youtube.com/watch?v=8tp810aUHk4 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.