qui. dez 1st, 2022

O empreendedorismo é uma área com cada vez mais concorrência. Por isso, demonstrar confiança não é mais um diferencial e sim uma obrigação das empresas que querem estar presentes no mercado.

Uma das formas de comprovar a responsabilidade com as negociações e os direitos trabalhistas, é por meio da certidão negativa de débito.

Para saber mais sobre esse documento essencial, continue a leitura.

O QUE É CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO TRABALHISTA?

A chamada CND (Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas) relata a situação de uma empresa em relação a débitos e comprova que ela não possui dívidas abertas com outros negócios ou com seus colaboradores.

Por meio dessa certidão, é possível saber que não há débitos em a ver com alguma outra empresa.

A CND é de extrema importância, pois ela define a confiança que os negociadores e colaboradores podem ter naquela empresa.

Geralmente, esses débitos abertos são relacionados a pagamentos de direitos de funcionários.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CERTIDÃO NEGATIVA TRABALHISTA?

Uma empresa que deseja ter boas negociações precisa de uma boa imagem. E para construção dessa boa imagem é necessário honestidade, transparência e confiança.

Além de mostrar a confiabilidade da empresa, também implica na concorrência de licitações e contratação de empregados, já que os mesmos desejam estar em uma empresa que não possua débitos de direitos trabalhistas.

O documento não interessa apenas a outros negócios, mas também a justiça do trabalho, o tabelionato, inclusive a própria empresa.

A certidão também serve para:

  • Processos jurídicos;
  • Incentivos fiscais e financiamentos públicos;
  • Negociações imobiliárias;
  • Participar de licitações.

TIPOS DE CERTIDÃO TRABALHISTA

Existem três tipos de certidão que podem influenciar na imagem de uma empresa, veja quais são:

Certidão Negativa: Essa certidão é a que comprova que não há débitos pendentes, possibilitando a participação em licitações e passando confiança aos outros empreendedores. É de extrema importância que todos tenham esse documento.

Certidão Positiva: A certidão positiva indica que há dívidas pendentes pela empresa, por isso devem ser urgentemente resolvidas para que não cause ainda mais problemas.

Certidão Positiva com efeito de negativa: Essa certidão é equivalente a negativa, porém indica que os débitos são descontados por meio de penhora.

COMO EMITIR CERTIDÃO NEGATIVA TRABALHISTA?

Para consultar a CND, é possível acessar o site do Tribunal Superior do Trabalho, por um processo bem simples e rápido.

Basta inserir o CPF ou CNPJ da empresa que quer consultar, uma forma de obter mais transparência entre as pessoas físicas, empresas e órgãos públicos.

COMO SAIR DO BANCO NACIONAL DE DEVEDORES TRABALHISTAS?

Ter o nome da sua empresa na lista de devedores trabalhistas pode trazer muitos prejuízos, como por exemplo a dificuldade de negociar com fornecedores.

Para sair do banco de devedores, é necessário então pagar todas as dívidas trabalhistas e débitos pendentes.

O processo da retirada da lista pode demorar um pouco, são vários fatores envolvidos, logo não é possível estimar o tempo.

Mas assim que sua quitação for computada, você poderá emitir a certidão negativa trabalhista.

O que acontece se as dívidas não forem pagas?

Após um prazo, se a quitação não for realizada, a Justiça tem direito de caçar os bens do proprietário da empresa ou do próprio negócio.

Em casos onde o dono não possui propriedades no valor estimado, a procura pode se estender aos sócios da empresa.