qua. nov 30th, 2022

É fato que todos vivem uma correria no mundo moderno. Estamos sempre sob pressão para fazer mais e mais rápido. Entre o trabalho, as obrigações do dia a dia e os filhos, quase não sobra tempo para nos dedicarmos a nós mesmos.

Estudos científicos modernos têm demonstrado que a atividade física praticada regularmente pode aumentar os níveis de saúde mental e bem estar. Isso é algo que é praticamente consenso entre as pessoas. Mas poucos observam que existem atividades, como manter um hobby criativo, pode igualmente ajudar na saúde física e mental.

Adicionar um pouco de arte na sua semana, como a pintura, pode te ajudar a reduzir significativamente os níveis de estresse. Mas esses benefícios não estão limitados a tinta e pincel. A maioria dos hobbys criativos, como o artesanato manual, podem proporcionar grandes benefícios para a sua saúde.

Adicionar um pouco de arte na sua vida pode ajudar você não só a relaxar como também estimula sua criatividade, a sua noção espacial, a sua coordenação motora, a sua imaginação e o seu senso de expressão.

Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios da pintura para a sua saúde:

  • Promove o alívio do estresse: estamos vivendo uma pandemia de problemas de saúde mental. A ansiedade é um mal moderno generalizado. A pintura pode ajudar a mente a relaxar e reduzir os níveis de cortisol, contribuindo para a redução do estresse.
  • Estimula a criatividade: a pintura estimula o lado direito do cérebro, responsável pelas emoções e pela criatividade. Se você é uma pessoa com o lado esquerdo mais desenvolvido – geralmente personalidades mais analíticas – você pode se beneficiar ainda mais desse estímulo.
  • Estimula a memória: pessoas que costumam ler, pintar, escrever, ou praticar uma arte qualquer, costumam apresentar uma memória melhor, e uma chance menor de desenvolver doenças da memória. É por isso que pintar é uma atividade especialmente recomendada para a terceira idade.
  • Melhora a coordenação motora: pintar sem dúvidas é uma das categorias de arte que mais estimula a coordenação motora. A pintura, principalmente com pincéis, fortalece a coordenação motora da mão, pulsos e dedos, além de prevenir doenças nessas regiões.
  • Estimula o otimismo: a arte de modo geral ajuda na auto expressão, criando um ambiente relaxante propício para uma atitude mais otimista em relação à vida. Além disso, criar belas obras de arte é uma forma de produzir peças decorativas para a sua casa.

Uma crença limitante comum é que pintar exige um grande orçamento. Esse é um engano. Começar na arte da pintura exige menos do que você imagina. Existem tintas, papéis, pincéis de todos os preços para todos os gostos e níveis de profissionalismo. Um amador pode começar com itens mais básicos. Na medida que você for ficando bom, você pode investir em cursos e material profissional para o seu estúdio de pintura.

Como você pode ter visto, os benefícios são muitos. No começo, você pode sentir que não é para você. Mas isso é comum. Acontece com todos os iniciantes. Com o tempo, você vai se surpreender com a evolução das suas habilidades de pintura.