ter. nov 29th, 2022
Quais os melhores tipos de cuba para banheiro e como decorar

As cubas e pias são parte essencial do banheiro de qualquer casa. Porém as cubas estão ganhando cada vez mais espaços por serem mais bonitas e dando um ar muito mais moderno para o banheiro.  

A beleza e atmosfera da casa andam indo de encontro com esta peça mais moderna. Veremos a seguir os melhores modelos que vão te auxiliar na escolha cuba ideal pro seu banheiro. 

Decoração da sua casa: quais os melhores tipos de cuba para o banheiro? 

Os tipos de cubas para banheiro são bastante variados para adequar vários tipos de escolhas, como escolhas por espaço, por economia, por estética, por cor, estilo, etc. 

Existem cubas de apoio que ficam completamente amostra apoiadas em um balcão ou armário. São as mais fáceis de instalar e muitas vezes mais baratas por não precisarem de muitos recursos e serem bastante adaptáveis. Por este motivo também geralmente são as mais escolhidas.  

As cubas de semi-encaixe ou sobrepor tem uma aparência mais delicada por ficarem com um bom tanto escondido embaixo do balcão ou plataforma. A semi-encaixe geralmente fica com a fronte amostra e o resto embaixo da estrutura, enquanto a sobrepor fica toda dentro do balcão com suas bordas amostra. 

Se a ideia é algo mais natural e realmente sutil, então as cubas esculpidas e embutidas estão no mercado. São cubas como o nome diz que fazem mais parte do ambiente. As embutidas são colocadas totalmente dentro do gabinete ou balcão, com uma pequena parte amostra. As esculpidas são literalmente o próprio gabinete esculpido em forma de cuba que dialoga muito bem com o resto do banheiro. 

Já as cubas de parede e montadas são uma opção mais econômica. As cubas de paredes são anexadas às paredes e não necessitam de nenhum gabinete. Enquanto as cubas montadas já são integradas no seu balcão e são removíveis com ele sendo ambas uma peça só.  

Um conceito parecido com a esculpida, porém neste caso há de fato uma cuba montada em um gabinete enquanto no caso das esculpidas é uma cuba esculpida no gabinete. 

Cuba para banheiro: como saber qual designer e cor escolher? 

Tudo depende de qual aspecto se deseja dar ao banheiro. Um mais rústico? Colorido? Mais sensível e suave? Depende de qual o estado de espírito da casa, se o banheiro já está pronto e como irá se dialogar a nova cuba ao resto do cômodo.  

Lembrando que a cor da cuba só deve destoar muito do resto do banheiro caso o dono do local queira que a atenção do cômodo seja voltada toda para a peça. 

Como escolher o melhor tipo de cuba para banheiro? 

Escolher algo para decoração do seu banheiro nunca é algo fácil, por mais simples que a ideia possa parecer. Principalmente quando se trata de uma cuba que precisamos saber a que realmente se adapta corretamente a estrutura do banheiro. Confira algumas dicas abaixo! 

Atenção quanto ao material da peça 

Além de obviamente o material necessitar ser de boa qualidade, também é importante notar de qual material é feito para combinar com o resto do banheiro. Há cubas de vidro, de mármore, acrílico, porcelana e até mesmo madeira e todos esses materiais podem combinar com um ambiente específico.  

Dimensões da cuba e proporção ao resto do banheiro 

A cuba obviamente precisa estar de acordo com o cômodo em tamanho. Não apenas pela estética mas também pelo grave motivo de comprar uma peça que não caiba no cômodo ou que ocupe espaço demais e acabe causando um desconforto na hora do uso. 

Harmonia do ambiente 

Às vezes a peça pode ser linda quando olhada isolada de todo o resto do banheiro. É sempre bom comprar não só uma peça com outras peças mas sim como uma a uma ficariam dentro do banheiro. 

 E é sempre importante saber qual é o seu orçamento e quanto está disposto a gastar pela harmonia e estética do seu banheiro. Sempre escolha aquilo que vai mais do seu agrado e está dentro do seu bolso.