qua. nov 30th, 2022

Após fazer uma tatuagem, um protocolo de cuidados e higienização deve ser tomado para que a cicatrização esteja completa. No verão, com a chegada do calor, alguns cuidados adicionais devem ser considerados. 

O grande problema do verão é que os raios ultravioletas emitidos pelo sol podem queimar a pele e ocasionar o desbotamento da tatuagem, tornando-a borrada, ilegível, apagada e morta. 

Usar protetor solar, com um fator de proteção adequado para a sua pele, é um bom começo. Mas existem outros cuidados que você deve tomar com as tatuagens durante os meses quentes de verão. A seguir, você vai conferir algumas dicas do que você pode fazer para deixar a sua tatuagem mais viva por mais tempo.

Evite a Água

O calor do verão nos faz querer aproveitar piscinas, praias, rios e lagos. Todavia, pular direto na água durante o processo de cicatrização de uma nova tatuagem pode ser uma aposta ruim.

Mas, então, quanto tempo devo evitar a água após a tatuagem? Recomenda-se que espere cerca de duas a quatro semanas antes de entrar na água.

Mas qual é o real problema? Segundo o Tattoolandia, as piscinas têm substâncias químicas como o cloro, além de germes e bactérias que podem gerar complicações, inflamação, coceira e ressecamento da pele.

Evite os Raios Ultravioletas

O sol pode queimar a sua pele, levando ao desbotamento da sua tatuagem, como comentamos acima. Além de utilizar um bom protetor solar com fator adequado, também é recomendável que se evite ao máximo se expor ao sol. Se for fazê-lo, utilize roupas com mangas compridas e que cubram a região tatuada. Esse cuidado, que para muitos pode ser exagerado, deve ser seguido com disciplina apenas nas primeiras semanas durante o período de cicatrização.

Outra dica legal é incluir alimentos que combatem os danos dos raios UV na sua alimentação, como melancias, que além de muito saborosas e nutritivas, têm o potencial de hidratar a sua pele.

Outro cuidado que se deve ter é observar os ingredientes presentes no protetor solar, pois alguns podem ser prejudiciais à sua pele recém-tatuada. Lembre-se que uma tatuagem nova é uma ferida na pele.

Outro erro comum é utilizar um protetor solar com FPS muito baixo.

Evite a desidratação

No verão, é mais difícil manter a pele hidratada. Principalmente quando estamos falando de uma pele tatuada. Além da aplicação de um hidratante especializado para peles tatuadas, você deve ingerir muita água para manter a pele hidratada. Você já deve ter ouvido isso inúmeras vezes. A água ajuda na desintoxicação da pele, além de limpá-la de dentro para fora, trazendo uma pele macia, bonita e brilhante.

Evite Viajar

Muita gente aproveita o verão para planejar viagens. Se você está passando por um período de cicatrização, pode ser um momento delicado para marcar uma viagem. Lembre-se que sentar-se em uma cadeira de ônibus ou avião por horas pode ser desconfortável para alguém que acabou de tatuar, além de aumentar as probabilidades de uma contaminação.

Tomando os cuidados necessários, você terá uma tatuagem viva por muito tempo.